#cultura #previsão 

Dia do Meteorologista, um profissional necessário

Cátia Braga

Hoje é o Dia do Meteorologista e falei com duas pessoas incríveis que usam o SURFGURU e que sabem da importância da meteorologia e do meteorologista na vida do esportista náutico.

Nesta sexta-feira os cumprimentos e as homenagens são para nós, meteorologistas. Hoje é o Dia do Meteorologista! A profissão foi regulamentada pela Lei Federal nº 6.835 de 14/10/1980 e, por isso, foi escolhido o 14 de outubro como nosso dia.

Desempenhamos muitas atividades e uma delas é a previsão do tempo. É a minha atividade diária no Cátia Braga Meteorologia, empresa que criei. E o profissional que elabora a previsão do tempo é chamado de meteorologista operacional. Entretanto, há colegas em todas as áreas: professores, pesquisadores, os que trabalham com os modelos meteorológicos, os analistas do clima, emitimos laudos meteorológicos, análises diversas.  E, para isso acontecer, precisamos ter um conjunto de habilidades: capacidade analítica e de interpretação da dinâmica da atmosfera, que é caótica.

E quando eu falo que a dinâmica da atmosfera é caótica, você vai concordar comigo: muda muito. E esse é um desafio imenso para o profissional meteorologista, notadamente porque é ele que modifica os modelos meteorológicos para que fiquem mais redondinhos, mais certeiros e nos ajudem ainda mais na análise da previsão do tempo. 

Os meteorologistas têm conhecimentos especializados em matemática, física, geofísica, estatística, cartografia, modelagem atmosférica, ecologia, e outras habilidades. E precisamos comunicar de uma maneira simples, clara e, evidentemente, assertiva .

A meteorologia faz parte da vida de muitas pessoas e aqui vamos dar ênfase aos esportistas aquáticos/náuticos. E, por isso, conversei com dois amigos que fiz na vida para escrever esse texto: o atleta de Canoagem Onda e do kitesurf, Chrystian Borba, formado em direito, servidor público estadual, e o colega meteorologista, surfista, cantor e compositor João Caetano Mancini Vaz, o Caê.

Chrystian Borba

O Chrystian (@chyrstianborba) é nada mais, nada menos que tricampeão brasileiro, Pentacampeão sul-americano de Canoagem Onda e está no Guinnes Book 2019 no Ceará com Kitesurf. Tá bom ou quer mais? Se quer mais, tem: ele é formado em direito e trabalha como servidor público estadual, com exercício de sua função no Poder Judiciário Catarinense.

O atleta de Barra Velha/SC, além de acompanhar o Surfguru para o esporte, às vezes faz aquela consultinha básica com a amiga meteorologista, eu! Haha. Amizade também é pra isso!

Atualmente, Chrystian é um dos principais nomes no Brasil nas modalidades que pratica. Já participou de disputas na América Latina e África do Sul. O nosso grande atleta me deu um depoimento lindo e comentou que o avanço da tecnologia e os acertos das previsões meteorológicas feitas pelo meteorologista contribuem assertivamente com a programação para o esporte que ele pratica, seja para os treinos e, também, para as competições.

"A meteorologia é de crucial importância para o esporte, notadamente naqueles em usam a força da própria natureza, como é o caso do Kitesurf (que depende do vento); e da Canoagem nas Ondas (que depende da onda), então as previsões meteorológicas são primordiais.” Chrystian Borba, tricampeão brasileiro, Pentacampeão SUL-AMERICANO de Kitesurf.

O amigo acrescentou que atualmente existem vários aplicativos e sites especializados nas previsões, que tem por base as previsões meteorológicas para traçar seus gráficos. E observou que o Surfguru atinge um índice de acerto significativo. "Viva a meteorologia e os meteorologistas", finalizou o atleta.  

João Caetano Mancini Vaz

E tem o meu colega meteorologista João Caetano Mancini Vaz, conhecido por todos como Caê, que criou o instagram: “Caê, vai chover?” (@caevaichover)

Caê mora no Rio de Janeiro, é cantor, compositor e surfista, um amigo de grandes talentos, e sabe da importância da informação para o carioca e principalmente para quem aprecia e também utiliza o mar, com respeito, para os esportes. E ele me contou como tudo começou.

O grande colega de profissão e amigo da vida relatou que começou a informar a previsão do tempo pelo whatsapp para amigos e conhecidos, mas devido o grande fluxo de pessoas e perguntas resolveu estender para o Instagram. Aliás, foi uma sugestão de alguns membros do grupo.

Os grandes frequentadores do mar, o pessoal do surf, usa muito o Surfguru para acompanhar a previsão, mas aquela pergunta mais detalhada é para o METEOROLOGISTA.

Os modelos meteorológicos são aprimorados pelos meteorologistas e, segundo meu colega, o Surfguru é sensacional e um dos mais completos sites para informação.

“A plataforma evoluiu e conta com alguns produtos novos que são muito bacanas. Tem banco de dados, potência e energia das ondulações, o que é fundamental para entender a qualidade das ondas. O carioca tem essa vivência com a natureza e sempre está ligado na previsão de tempo e das ondas.” Caetano Mancini, meteorologista, cantor, compositor e surfista.

Caetano ainda acrescentou que tem preocupação com a quantidade de dados que as pessoas acessam hoje em dia, sem um mínimo de preparo técnico, ou noção de limite tecnológico. Isso muitas vezes pode levar a uma frustração com uma previsão de baixa confiabilidade, ou "colocando a culpa" na meteorologia.

Parabéns pelo teu dia também amigo Caê !

O carioca é ligado na previsão e todos nós, o pessoal do centro-oeste também é ligado, o Brasil, e tudo isso temos porque há professores.

Aproveito esse Dia do Meteorologista para agradecer os professores, que também sou, por todos os ensinamentos. Amanhã é o dia deles.  

-----

Cátia Braga é Meteorologista, Mestre em Meteorologia e Educadora Ambiental. É da Praia do Cassino, a maior praia do mundo, e sempre gostou de tudo que natureza nos presenteia. É uma meteorologista que ama a atmosfera, mas também o mar. aMAR. Saudações Meteorológicas!

Instagram: @meteorologistacatiabraga