#surf 
Laguna - Santa Catarina - Brasil

Descendo as Ladeiras do Cardoso!

Matheus Guedes

A previsão Surfguru anunciava a chegada de um grande swell e ciclone em alto mar, essa ondulação atingiu em cheio a Praia do Cardoso e foi feito o alerta para a realização do MORMAII BIG WAVE CHALLENGE 2017.

A previsão Surfguru  anunciava a chegada de um grande swell e ciclone em alto mar, essa ondulação atingiu em cheio a Praia do Cardoso e foi feito o alerta para a realização do MORMAII BIG WAVE CHALLENGE 2017, essa não seria mais uma sexta-feira serena e tranquila no Farol de Sta Marta.

Desde cedo chegavam as comitivas do surfe para participar e prestigiar o evento de abertura da janela de espera do MORMAII BIG WAVE CHALLENGE 2017 que vai até 30 de novembro desse ano, válido como uma etapa de qualificação para o circuito de elite WSL do ano que vem.

Gunzeiras nos racks, cenas que costumamos ver com mais frequência em filmes de surfe, estacionavam no pico de frente para as direitas que quebravam. Estava desafiador mesmo no início da manhã com um mar bem grosso e agitado, séries entrando muito no outside com 12 a 15 pés até mais, com as direitas abrindo em direção aos ranchos dos pescadores. A movimentação logo começou com os jets indo para a água e os big riders se aquecendo para a queda naquele mar épico de 4 metros de onda e toda a cena do surfe de ondas grandes voltada para ali.

Manhã de chuva fina e terral batendo começou o show de surfe com alguns surfistas descendo umas bombas de town in e completando drops gigantescos nas ladeiras do Cardoso. Já eram 10 da manhã quando as séries começaram a bombar no outside e a moçada se jogou para dentro d´água no braço também. Vários jets skis na água dando o suporte para os surfistas com suas gunzeiras 10' plus buscavam a glória de descer uma onda gigantesca em terras brasileiras. E foram muitos drops de manhã até a tarde .

Na virada do dia o Sol deu as caras e tornou o espetáculo ainda mais caloroso com as séries bombando no outside e muita gente caindo na água no braço para desafiar as ondas grandes. Figuras conhecidas como Fábio Gouveia, Thiago Jacaré, João Baiuka e muitos outros Bigriders exibiram um espetáculo de surf. A transmissão ao vivo também agitou a internet com muita gente acessando o link disponibilizado pela Mormaii para acompanhar em tempo real o surfe de ondas grandes. O campeonato não aconteceu pois Big Riders do mundo inteiro não conseguiram se organizar em tempo hábil para chegar ao Brasil.

Mas a janela está aberta e a galera representou, um dia para entrar na história do big surfe brasileiro!

Confira um pouco do que rolou pelas lentes do fotógrafo Matheus Guedes da Sul Real Fotosurfe  .

A Sul Real  percorre os picos do litoral Sul do Brasil em busca das imagens de surfe. Conheça o portfólio online e se inspire para uma  uma sessão de fotos. 

Instagran @sulrealsurfe

Facebook.com/sulrealsurfe

-----------------------------------------------------------------------------

O Mormaii Big Wave Challenge é um super evento de ondas grandes, na remada, que acontece na Praia do Cardoso, Farol de Santa Marta, município de Laguna (SC). 

O campeonato é chancelado pela WSL e realizado em parceria com a FECASURF, ASTFSM e ATOWINJ.

Com patrocínio da Mormaii, Governo de Santa Catarina, FESPORTE e Prefeitura de Laguna, distribuirá R$50.000,00 de premiação em dinheiro aos competidores.

O período de espera acontece entre os dias 08 de agosto e 30 de novembro, com transmissão ao vivo pela internet.

Na lista de convidados, nomes ilustre das ondas gigantes, como os brasileiros Carlos Burle, Everaldo Pato, Pedro Calado e Fábio Gouveia.

E também atletas de renome internacional, como o lendário australiano Ross Clarke Jones e o inglês Andrew Cotton.

Farol de Santa Marta, Laguna (SC)

O Cabo de Santa Marta é a praia mais ao leste da costa sul do Brasil e por isso mesmo recebe algumas das maiores ondulações do país, famosa por suas ondas desafiadoras e perigosas.

O local já foi palco de um evento desse tipo, em 2015, o Desafio Mormaii de Ondas Grandes, que atraiu uma enorme quantidade de público na areia e teve uma surpreendente repercussão na mídia e nos meios de comunicação.

Por reconhecer o potencial da região, a WSL (World Surf League), chancela o evento em parceria com a FECASURF, ASTFSM (Associação de Tow in e Surf do Farol de Santa Marta) e ATOWINJ (Associação de Tow in de Jaguaruna).

Período de Espera

O período de espera rola entre os dias 08 de agosto e 30 de novembro, ou seja, dentro desse prazo, a organização do evento ficará encarregada de escolher um único dia para sua realização.

O critério de escolha se dá mediante o acompanhamento dos gráficos de previsão pela internet, com um prazo médio de 3 à 5 dias de antecedência para o sinal verde, como é comum nesse tipo de disputa ao redor do mundo.

Lista de Convidados

A lista de convidados priorizou os atletas envolvidos com a WSL, incluindo brasileiros, sul-americanos e atletas de prestígio e reconhecimento internacional que figuram no radar do Big Wave Tour (Circuito Mundial de Ondas Gigantes).

Confira quem fará parte desse super evento!

Lista de convidados:

Carlos Burle (BRA)

Antonio Silva (POR)

Andrew Cotton (ING)

Rafel Tapia (CHI)

Coco Nogales (MEX) 

Lucas Chumbo (BRA)

Diego Medina (CHI)

Lucas Silveira (BRA)

Alvaro Malpartida (PER)

Drake Hickman (HAV)

Pedro Calado (BRA)

Felipe Cesarano (BRA)

Jarryd Foster (AUS)

Rodrigo Koxa (BRA)

Cristian Merello (CHI)

Marcos Monteiro (BRA)

Lapo Coutinho (BRA)

Alex Botelho (POR)

Everaldo Pato (BRA)

Gabriel Villaran (PER)

Paulo Moura (BRA)

Mick Corbs (AUS)

Fabio Gouveia (BRA) 

Ross Clarke Jones (AUS)

 

Galerias | Mais Galerias