#prime 

Definidos os 24 melhores do Saquarema Prime 2012

João Carvalho

Quarta-feira de céu azul em mais um dia com cenário perfeito para o Coca-Cola apresenta Quiksilver Saquarema Prime na Praia de Itaúna

Em longas esquerdas de 4-6 pés e algumas direitas que formavam boas rampas para os aéreos, foram definidos os 24 melhores surfistas da quarta etapa do ASP World Prime 2012, que prossegue até domingo em Saquarema (RJ). Os estrangeiros fizeram as melhores apresentações do dia, mas onze brasileiros também passaram para a rodada das duas chances de classificação para as oitavas de final.

Os 24 que seguem na briga pelo título do Quiksilver Saquarema Prime, que vale 40 mil dólares e 6.500 pontos no ranking mundial unificado da ASP, são divididos em oito baterias com três competidores cada. Os vencedores avançam direto para as oitavas de final, mas os perdedores podem buscar a recuperação na repescagem, quando serão inaugurados os duelos homem a homem na Praia de Itaúna. Este sistema de disputa passa a ser utilizado até a grande final do evento, prevista para o domingo na “Cidade do Surf” da Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Um confronto Brasil x Estados Unidos abriu a disputa por vagas para esta fase dos 24 melhores. E ele terminou com dobradinha verde-amarela do paulista Hizunomê Bettero e o carioca Simão Romão sobre Gabe Kling e Patrick Gudauskas, um dos sete tops do ASP Tour barrados na quarta-feira. Hizunomê chegou a igualar o recorde de nota do Quiksilver Saquarema Prime, com o 9,27 que recebeu em sua melhor onda surfada na bateria.

“Estou super feliz por ter passado essa bateria. Já sabia que ela ia ser muito disputada e eu fiquei um pouco nervoso, mesmo tendo surfado uma onda muito boa”, confessou Hizunomê Bettero, que contou como foi a onda nota 9,27, até ali a maior do campeonato. “A onda veio um pouco espumada, mas consegui dar uma manobra forte lá no fundo, passei a primeira seção e ela armou uma parede mais limpa, aí dei uma batida boa, mais uns dois rasgadões jogando água e a nota saiu, foi show”.

Na segunda bateria desta segunda fase, o australiano Kai Otton teve mais trabalho para manter a invencibilidade nas ondas de Itaúna. Ele venceu o ASP Prime de Saquarema no ano passado e já havia estreado com vitória em sua primeira defesa do título na terça-feira. O havaiano Sebastien Zietz liderou praticamente toda a disputa, mas no final Kai Otton confirmou o favoritismo para passar em primeiro lugar para a terceira fase.

Na disputa seguinte, aconteceu a melhor bateria do Coca-Cola apresenta Quiksilver Saquarema Prime 2012. Nela foram batidos todos os recordes do campeonato, com três surfistas ganhando notas acima dos nove pontos. A grande surpresa foi o jovem surfista australiano, Perth Standlick, 21 anos, que recebeu nota 9,60 em sua última onda para totalizar 17,93 pontos de 20 possíveis. O irlandês Glenn Hall somou um 9,43 com um 7,80 para ganhar a briga pelo segundo lugar com 17,23 pontos, enquanto o norte-americano Damien Hobgood acabou eliminado com uma nota 9 da sua melhor onda.

Depois, dois surfistas dos Estados Unidos também ultrapassaram a casa dos 17 pontos nas duas notas computadas. O primeiro deles foi a nova sensação do surfe norte-americano, Kolohe Andino, de 18 anos apenas. Ele atingiu 17,37 pontos com notas 9,37 e 8,00 para despachar o recordista absoluto do primeiro dia, Billy Stairmand, da Nova Zelândia. A segunda vaga para a terceira fase na bateria ficou com o francês Romain Cloitre.

No confronto seguinte, foi a vez do bem mais experiente Chris Ward, 33 anos, brilhar nas esquerdas de Itaúna. Ele quase bateu os recordes do australiano Perth Standlick com a nota 9,57 e os 17,90 pontos que alcançou na vitória que marcou a despedida do cabeça de chave número 1 do Quiksilver Saquarema Prime, Alejo Muniz. Alejo acabou perdendo a briga pela segunda vaga para o também catarinense Jean da Silva.

Além de Alejo Muniz, mais seis tops da elite do ASP World Tour também foram eliminados na quarta-feira. Foram eles, os norte-americanos Damien Hobgood, Patrick Gudauskas e Brett Simpson, o australiano Yadin Nicol e os brasileiros Heitor Alves e Raoni Monteiro, vice-campeão desta etapa na final contra o australiano Kai Otton nas ondas gigantes do ano passado na Praia de Itaúna.

Raoni estreou na manhã da quarta-feira, junto com outro carioca que morou em Saquarema por muitos anos, o bicampeão brasileiro Leonardo Neves. A desclassificação aconteceu nos minutos finais da bateria, quando o paulista Filipe Toledo conseguiu uma nota 7,5 para impedir a dobradinha dos surfistas locais da Praia de Itaúna. Raoni e o sul-africano Royden Bryson ficaram ainda na primeira rodada da competição.

Diferente dos dois primeiros dias, a primeira chamada da quinta-feira para a rodada dos 24 melhores do Quiksilver Saquarema Prime foi marcada para as 7:30 horas na Praia de Itaúna. A primeira batalha por classificação direta para as oitavas de final será entre o brasileiro Hizunomê Bettero, de Ubatuba (SP), o irlandês Glenn Hall e o havaiano Sebastien Zietz.

Previsão Saquarema

Transmissão ao vivo

TERCEIRA FASE – 24 melhores - 1.o=Oitavas de Final / 2.o e 3.o=Repescagem:

1.a: Glenn Hall (IRL), Hizunomê Bettero (BRA), Sebastien Zietz (HAV)

2.a: Kai Otton (AUS), Perth Standlick (AUS), Simão Romão (BRA)

3.a: Kolohe Andino (EUA), Nat Young (EUA), Jean da Silva (BRA)

4.a: Chris Ward (EUA), Romain Cloitre (EUA), Alex Ribeiro (BRA)

5.a: Matt Wilkinson (AUS), Brian Toth (PRI), Flavio Nakagima (BRA)

6.a: Gabriel Medina (BRA), Willian Cardoso (BRA), Jonathan Gonzalez (CNY)

7.a: Wiggolly Dantas (BRA), Keanu Asing (HAV), Filipe Toledo (BRA)

8.a: Nathan Yeomans (EUA), Leonardo Neves (BRA), Yan Guimarães (BRA)

SEGUNDA FASE – Round of 48 – 3.o=25.o lugar (US$ 1.900 e 700 pts) / 4.o=37.o ($ 1.600 e 650 pts):

1.a: 1-Hizunomê Bettero (BRA), 2-Simão Romão (BRA), 3-Gabe Kling (EUA), 4-Patrick Gudauskas (EUA)

2.a: 1-Kai Otton (AUS), 2-Sebastien Zietz (HAV), 3-Michael Dunphy (AUS), 4-Luke Davis (EUA)

3.a: 1-Perth Standlick (AUS), 2-Glenn Hall (IRL), 3-Damien Hobgood (EUA), 4-Charles Martin (GLP)

4.a: 1-Nat Young (EUA), 2-Alex Ribeiro (BRA), 3-Tomas Hermes (BRA), 4-Bino Lopes (BRA)

5.a: 1-Kolohe Andino (EUA), 2-Romain Cloitre (FRA), 3-Billy Stairmand (NZL), 4-Joan Duru (FRA)

6.a: 1-Chris Ward (EUA), 2-Jean da Silva (BRA), 3-Alejo Muniz (BRA), 4-Gabriel Villaran (PER)

7.a: 1-Matt Wilkinson (AUS), 2-Jonathan Gonzalez (CNY), 3-Gony Zubizareta (ESP), 4-Messias Felix (BRA)

8.a: 1-Gabriel Medina (BRA), 2-Brian Toth (PRI), 3-Adrien Toyon (REU), 4-Mason Ho (HAV)

9.a: 1-Willian Cardoso (BRA), 2-Flavio Nakagima (BRA), 3-Blake Thornton (AUS), 4-Yuri Sodré (BRA)

10: 1-Wiggolly Dantas (BRA), 2-Yan Guimarães (BRA), 3-Aritz Aranburu (ESP), 4-Jay Thompson (AUS)

11: 1-Keanu Asing (HAV), 2-Leonardo Neves (BRA), 3-Thiago Camarão (BRA), 4-Heitor Alves (BRA)

12: 1-Nathan Yeomans (EUA), 2-Filipe Toledo (BRA), 3-Jay Quinn (NZL), 4-Tanner Gudauskas (EUA)

Links Relacionados:

Previsão Saquarema

Transmissão ao vivo