#indústria #inovação #equipamentos 
Mississippi - Estados Unidos

Decks de Prancha Feitos de Algas?

Bloom Foam

A Algix LLC, a maior produtora mundial de bio-produtos de algas, e a Effekt LLC anunciaram hoje a criação dos primeiros decks de prancha derivados de algas.

Ambas as empresas estão unindo forças em uma joint venture chamda de Bloom Holdings LLC para comercializar a espuma flexível que é utilizada, dentre outras aplicações, para produzir os decks de pranchas.

"As espumas flexíveis têm sido esmagadoramente feitas de petroquímica não-renováveis ​​por décadas", diz Rob Falken, Diretor de Gerência da Effekt e da Bloom Holding. "Durante o ano passado nós trabalhamos realmente duro para criar uma alternativa de biomassa de algas adequado que não comprometa o desempenho e que proporcione características testadas e verdadeiras para todos os tipos de aplicações exigentes", continuou ele.

A espuma é produzida em um processo patenteado que utiliza biomassa de algas secas de Algix (Sem transgênicos) que são coletadas unicamente da drenagem de esgotos nos EUA e na Ásia. A proliferação de algas tornou-se grande em todo o mundo devido a um aumento nas temperaturas globais e um subsequente aumento da temperatura da água.

Elas também foram impactadas pelo aumento do crescimento da população humana e de atividades como a pesca excessiva, que aumentou a carga de nutrientes nos cursos de água. Como matéria-prima, a biomassa das algas é um recurso não-alimentar, sem necessidade de pesticidas para crescer e é encontrada em abundância em todo o mundo. Isso garante um fornecimento de matéria-prima consistente e estável para os próximos anos. "Estamos literalmente transformando o negativo em positivo", afirmou Falken.


 "A Bloom Holdings tem um forte compromisso de ser uma organização orientada por valores. Tentamos incorporar a sustentabilidade e praticidade em tudo o que fazemos. Nós queremos ajudar a fazer opções de produtos mais sustentáveis ​​uma escolha acessível e fácil ", diz Mike Van Drunen, co-fundador e CEO da Algix e um membro da gestão da Bloom Holdings.


Utilizando uma abordagem cuidadosa, a Bloom Holdings LLC já garantiu uma independente Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) para as espumas flexíveis, bem como inúmeros certificados de validação ambiental.


O nome da marca para esta nova espuma flexível é apropriadamente chamada de BLOOM™ (em inglês: floração). A produção vai começar no início de 2016, tanto nos EUA como na Ásia. Várias aplicações ideais para a espuma BLOOM™ são calçados, tapetes de ioga, artigos esportivos, como os decks de prancha, brinquedos, só para citar alguns.

Galerias | Mais Galerias