#tubarões #ataques #política #animais 
Austrália

Debate Sobre Abate Preventivo Reacende Após Dois Ataques Fatais

Ava Benny-Morrison

Atualmente está em questão uma mudança das leis na Austrália Ocidental que permitirá que os tubarões sejam mortos perto de praias populares, após dois ataques fatais em apenas uma semana

A morte de Zac Young em Coffs Harbour, depois de um ataque de tubarão tigre, segue um ataque fatal em Gracetown, na Austrália Ocidental, no último fim de semana em que se suspeita de Chris Boyd dava ter sido morto por um grande tubarão branco.

O ministro do meio ambiente Greg Hunt disse nos meios de comunicação: "Estou indignado e estamos ansiosos para trabalhar com todos os governos estaduais, sob qualquer forma para ajudar a explicar porque tem havido um aumento no número de ataques, e em segundo lugar para concluir se algo pode ser feito para reduzir os riscos para os seres humanos".

A AAP informou que o pesquisador PhD da Universidade de Sydney Christopher Neff, que estudou a política de ataques de tubarão, disse que se ou não um tubarão é um assassino que intencionalmente morde alguém sai do contexto.

" No momento em que você entra em uma conversa sobre se ou não um peixe mordeu intencionalmente a pessoa que eu acho que você começa fora do ponto ", disse à AAP na segunda-feira.

" Isso é muitas vezes um ponto em que as famílias ( das vítimas ) fazem que tem sido ignorado por político após político ... se os políticos se preocupassem com a segurança pública deveriam parar de falar em tubarões individuais, como se fosse um filme de Hollywood."

O Sr. Neff acha que respostas políticas para ataques de tubarão não reduzem o risco - apenas a percepção de risco.

Ele disse que não havia nenhuma evidência de que o abate de tubarão produza qualquer redução de risco, mas a evidência absoluta de "cobertura política em tempos difíceis".

"Porque mordidas de tubarão são tão raras que qualquer coisa que você faça aparentemente irá funcionar, mas nada que você faça irá impedir o próximo ataque", disse ele.

Há muitas pessoas e muito litoral, disse Neff, que estudou as respostas políticas a ataques de tubarão na Austrália, África do Sul e nos Estados Unidos.

Na Austrália Ocidental, o ministro da Pesca Troy Buswell sinalizou possíveis negociações com o governo Abbott para remover o grande tubarão branco na lista de espécies protegidas.

O ministro federal do meio ambiente Greg Hunt disse que a comunidade ajudaria os esforços dos estados para reduzir o risco para os seres humanos.

"Quando as pessoas interagem na água eles sabem que este não é o seu domínio e não é o seu território", disse à ABC Radio na segunda-feira.

" Mas houve claramente ao longo dos últimos anos, um número significativo de tragédias, e precisamos entender o porquê, e precisamos entender se há alguma coisa que podemos fazer."

A praia em Coffs Harbour foi fechada na segunda-feira após dois avistamentos de tubarões não confirmadas.

Um porta-voz da Câmara Municipal de Coffs Harbour disse que um avistamento foi relatado às 7h e outro em torno das 11:30h. O primeiro avistamento foi de um tubarão de recife e o segundo de um tubarão maior. A praia deverá ser reaberta na terça-feira.

Links Relacionados

Surfista Morto por Tubarão Levanta a Necessidade de Pesca Preventiva

Shark policies do not reduce risk: expert

Galerias | Mais Galerias