Danilo Couto confiante para o Prêmio Billabong XXL Big Wave

O brasileiro, de 36 anos, concorre em nada menos que três categorias (feito inédito para o surf brasileiro), incluindo a principal, “Ride of the Year”, a Onda do Ano.

28/Abr/2011 - Fabio Maradei - Califórnia - Estados Unidos

Principal premiação do mundo destacando os melhores do ano em ongas grandes, o Billabong XXL Global Big Wave Awards terá seus vencedores em solenidade na noite desta sexta-feira (29) no Anaheim Teatro, na Califórnia (EUA). Entre os finalistas, o brasileiro Danilo Couto, de 36 anos, concorrendo a nada menos que três categorias (feito inédito para o surf brasileiro), incluindo a principal, “Ride of the Year”, a Onda do Ano.

O baiano radicado no Havaí também é finalista na "Monster Paddle" (Maior Onda na Remada) e "Best Performance" (Melhor Performance na Temporada), todas com a onda surfada – na remada – em Jaws, de cerca de 60 pés, considerada a maior onda surfada com êxito no emblemático pico havaiano na temporada 2010/11.

Ansioso pelo resultado, Danilo acredita no inédito título para o Brasil. “Estou muito confiante. Acho que dessa vez vai. Fiz algo novo, radical, na onda mais sinistra e pesada de todas”, ressalta o surfista da equipe O’Neill e que tem apoios de HB Sunglasses, Rhyno Foam, Pranchas RM e Hotstick. “E do shaper Jorge Vicente, como o mestre que fez a prancha mágica 10’6, que usei naquela onda”, elogia Couto.

Esta é a quinta vez que Danilo Couto representa o Brasil no principal prêmio em ondas grandes do Mundo. Em 2004, concorreu na categoria maior onda (Jaws). No ano seguinte, tubo do ano (Jaws, primeiro tubo surfado com êxito de backside). Em 2007 disputou na categoria Melhor Performance (entre outras atuações, um tubo histórico em Pipeline, remada em Jaws, e surfou o swell gigante em Puerto Escondido, México). Já na temporada passada foi novamente finalista na categoria Maior Onda (Jaws).

A cerimônia de premiação terá transmissão ao vivo, a partir das 23h30 (HB) pelo site oficial www.billabongxxl.com. No mesmo endereço é possível acompanhar a filmagem da onda de Danilo em Jaws – acesse: www.billabongxxl.com/roty_nom/index_2.html.