#surf 

Da Hui Backdoor Shootout espera swell épico

O tradicional campeonato havaiano Da Hui Backdoor Shootout, que acontece anualmente nas ondas de Pipeline e reúne as modalidades surfe, longboard, bodysurf e SUP, deve começar neste fim de semana com um swell que pode chegar com ondas de até 25 pés.

08/Jan/2019 - Luciana Figueiredo - Oahu Costa Norte - Hawaii - Estados Unidos

Previsão de águas rasas para Pipeline - HI

Em memória a Duke Kahanamoku, o evento simboliza uma homenagem dos Da Hui, como são conhecidos os locais do North Shore, ao pai do surfe moderno.

A competição, no entanto, é fechada e somente convidados (havaianos em sua grande maioria) podem participar. Entre as raríssimas exceções está o brasileiro Phil Rajzman, bicampeão mundial de longboard e campeão do Shootout 2018, que fará sua terceira participação no Campeonato.

Convidado pelo waterman e também Campeão Mundial de longboard, o havaiano Duane Desoto, Phil é o único atleta do Brasil confirmado na competição. 

"Fico muito feliz por representar o Brasil em um evento tão tradicional aqui no Hawaii e estou torcendo para que o swell não perca força. Vai ser muito bom surfar Pipe nestas condições." Comentou Phil, que desde 1997 bota pra baixo nas pesadas ondas de Pipe e tentará seu segundo título no Shootout.

Além do longboarder, o capixaba Lucas Medeiros foi convidado como alternate para a equipe de SUP e pode ser escalado para representar o Brasil na modalidade.

Lucas foi convocado após se destacar nas ondas grandes da ilha de Oahu.