#apneia #surf 
São Paulo - São Paulo - Brasil

Curso de apneia para o surf ensina a se conhecer melhor e superar limites dentro d'água

Alexandra Larussi

Que surfista nunca passou por algum perrengue dentro d’água? Seja por desafiar os limites em um mar grande, por enfrentar correntezas traiçoeiras ou simplesmente por conta de um leash estourado, por exemplo. Manter a calma em situações como essas é o idea

A calma ajuda – e a prática de exercícios para aumentar o tempo debaixo d’água pode ser o que falta para reforçar a segurança na hora do surf. É justamente isso que o instrutor Christian Dequeker, surfista, duas vezes recordista brasileiro em freediving (em 1999, na apneia dinâmica e em 2003, na apneia em mergulho profundo), educador físico (Universidade Ibirapuera) e ex-professor do Centro de Estudos em Fisiologia do Exercício (UFSP), ensina aos seus alunos no Curso de Apneia para Surf-Sup-Kite em parceria com Rodrigo Villela (idealizador e organizador do Apneia Surf Brasil).

Dequeker, que já treinou experientes big riders como Romeu Bruno, Sylvio Mancusi, Luis Roberto Formiga, entre outros, ministrou mais uma edição do curso, que já passou por Maceió e Recife e veio parar em São Paulo, nos dias 8 e 9 de novembro de 2014.

“O objetivo do curso é, antes de tudo, promover o auto-conhecimento. Quando você se conhece melhor e sabe dos seus limites, fica mais fácil agir em situações críticas dentro do mar, sem depender de jet ski, prancha ou bombeiros”, explica Dequeker.

Apneia em São Paulo

Na primeira parte do curso, os participantes – incluindo eu, que escrevo esse texto e surfo há mais de 10 anos – se reuniram na academia Top Swim, localizada no bairro da Aclimação, onde aprenderam toda a teoria referente à técnica da apneia. Durante aproximadamente quatro horas, Dequeker falou sobre a importância da respiração e abordou conceitos de anatomia e fisiologia.

Essa parte incluiu tomadas de tempo, nas quais os alunos deveriam prender a respiração por quanto tempo aguentassem. Na sequência, foi a vez de aplicar os ensinamentos dentro da piscina, praticando exercícios de apneia estática e dinâmica.

Dequeker usou o Método de Simulação da Realidade (MSR), do qual ele é o criador. O método se baseia em criar situações de estresse e provocar alta frequência, mesclando exercícios como natação, remada com a prancha, treino funcional e corrida.

“O objetivo do MSR é simular situações que ocorrem no mar, para que o surfista esteja preparado para as piores situações dentro d’água”, aponta o profissional.

Rafael Hidalgo, 29, pega onda há 15 anos e participou da edição realizada na capital paulista. “Foi meu segundo curso de apneia com o Christian. A paixão pelo surf e a vontade de evoluir me levaram até ele”, conta o surfista.

Hidalgo, que também participou de uma edição do curso em 2009, reforça que o aprendizado com Dequeker lhe trouxe mais segurança para se arriscar dentro d’água. “Fui pro Peru em 2010 e me senti muito mais confiante no mar”, acrescenta o surfista, que durante o curso aumentou o tempo de 1’18 (feito em apneia seca) para 2’33 (em apneia estática).

Dia de praia

Na terceira e ultima parte, o curso saiu da cidade e foi para a praia. Foi no canto direito da Enseada, no Guarujá, litoral paulista, que os alunos tiveram as lições finais do profissional. Divididos em turmas, entraram no mar nadando e saíram juntos, de mão dadas, tomando as ondas na cabeça – e utilizando as técnicas passadas por Dequeker.

As ondas não passavam de 0,5 metro de altura, o que tornou a atividade mais tranquila. Vale ressaltar que mesmo com ondas pequenas o curso acontece normalmente – o que importa é preparar os surfistas em seu habitat natura: o mar.

Se você gosta da ideia de fazer o curso e quer melhorar o seu desempenho dentro d’água, anote na agenda, pois as próximas turmas já têm data marcada:

São Paulo/SP - 17 e 18 de janeiro 2015

Recife/PE - 30 de janeiro e 1 de fevereiro 2015

Fernando de Noronha/PE - 6 e 8 de fevereiro 2015

Natal e Salvador – Março 2015 (datas a definir)

Para mais informações e inscrições, acesse www.apneiasurfbrasil.com.br

Contato: Rodrigo Villela | (11) 98106.2825 | rodrigov_almeida@hotmail.com

Galerias | Mais Galerias