Cristian Merello vence o Quiksilver Big Wave Invitational 2010
O big rider Chileno Cristian Merello venceu o Quiksilver Big Wave Invitational Cerimonial em ondas 10 metros de altura em Punta dos Lobos, no Chile.
25/Mai/2010 - Xcel - ChileO goofy-footer Merello, 27 anos, aproveitou as esquerdas pesadas com paciência e empenho, encontrando as maiores e melhores ondas à medida que as séries subiam desde o começo do dia, atingindo o pico nas finais de 6 homens.
Ele dedicou a vitória a sua mãe, que está lutando contra o câncer, e para a comunidade local Pichilemu, a determinação de Merello e conhecimento do local foram decisivas neste dia.
"Minha estratégia era sentar o mais outside possível e esperar pelas maiores ondas," explicou Merello. "Eu me senti muito confortável lá fora, e eu surfei com essa prancha tantas vezes neste pico, que eu sabia o que fazer e fiz o meu melhor."
Com sua vitória em Punta de Lobos, Merello recebe US$ 10.000 e atualmente lidera o ranking 2010-2011 do Big Wave World Tour.
Greg Long (E.U.A.) - atual vencedor do Quiksilver em memória de Eddie Aikau, em Waimea Bay - estava com Merello na bateria final de estrelas, que também incluiu Gabriel Villarán (Peru), Peter Mel (E.U.A.), Jamie Sterling (Hawaii), e Mark Healey (Hawaii).
Todos os 24 surfistas que estavam competindo doaram um total de $ 15.000 para os pescadores locais do Chile, que perderam suas casas durante o terremoto de 8,8 graus e o tsunami que aconteceram em fevereiro.
"Minha vitória foi para mim ... para minha mãe, e toda a comunidade", acrescentou Merello. "Nós todos passamos por muita coisa."