#ataques 
Oahu Costa Norte - Hawaii - Estados Unidos

Criatura que Mordeu surfista em Waikiki Era uma Moreia

Caleb Jones - AP

Uma moreia, não um tubarão, mordeu um surfista na praia de Waikiki no último fim de semana. Informou a Secretaria Estadual de Terras e Recursos Naturais nesta terça-feira.

O Departamento de Terras e Recursos Naturais do estado disse que fez a determinação com base em uma entrevista com a vítima e fotos de seus ferimentos. A agência não especificou que espécie de moreia mordeu o homem ou o porquê. Os relatórios iniciais afirmavam que a mordida era de um tubarão.

Os arrecifes de corais do Hawaii são o lar de uma variedade de moreias, incluindo algumas com grandes bocas, longos dentes e mandíbulas fortes que ajudam na captura de presas. Os peixe no formato de cobra normalmente não são agressivos, mas são conhecidos por defender os seus lares, de acordo com o site do Maui Ocean Center.

Funcionários informaram que não se controla as mordidas de moreias nas águas do Hawaii, mas observaram que não há registro de quaisquer ataques de tubarão nas águas de Waikiki.

O surfista sofreu ferimentos no pé esquerdo no sábado, horas depois de um tubarão ter atacado um homem na praia de Lanikai de Oahu. Ambos os homens foram hospitalizados em estado grave. Não há atualizações sobre seus ferimentos na terça-feira.

No ataque na praia de Lanikai um homem de 44 anos de idade, estava nadando a cerca de 50 a 100 mentros da costa quando um tubarão tigre o mordeu. Outro homem o ajudou a chegar na costa em uma canoa. Este ataque de tubarão é o sexto confirmado este ano, de acordo com as estatísticas estaduais. Outro homem perdeu a perna quando um tubarão tigre o mordeu enquanto surfava em um pico conhecido com Leftovers no North Shore de Oahu a menos de duas semanas atrás.

A maioria das mordidas de tubarão deste ano ocorreram em águas turvas, e todos resultaram em ferimentos. Em abril, um tubarão matou uma mulher que estava mergulhando em Maui. Funcionários registram uma média de 4,2 encontros de tubarão por ano entre 2005 e 2009. Desde 2010, a média subiu para 8,6 por ano.

Ainda assim, o número de ataques é baixo quando comparado com o número de pessoas no oceano, disse o Dr. Carl Meyer, um pesquisador do Instituto de Biologia Marinha da Universidade do Hawaii. "O número de pessoas que vivem no Hawaii e que utilizam o mar para recreação tem aumentado ao longo do tempo, e esta é a razão mais provável para um maior número de mordidas de tubarão nos últimos anos", disse Meyer.

O presidente do Hawaii Tourism Authority, George Szigeti, disse em um comunicado na segunda-feira que as mordidas do fim de semana foram isoladas, mas que as pessoas devem estar conscientes dos perigos no oceano. "Sendo um estado insular, estamos cercados pelo oceano, por isso é importante que tanto os nossos visitantes como os moradores tomem precauções para entender a segurança do oceano e tomar precauções quando entram na água", disse ele.

Fonte: Yahoo News

Galerias | Mais Galerias