#bodysurf #análise #videos 

CORRENTE DE RETORNO: aprenda a identificar e sobreviver!

Letícia Parada

Você já foi pego por uma corrente de retorno? Você sabe como escapar da corrente de retorno?

Como saber o que é e onde está localizada a corrente de retorno? Mais de 85% dos afogamentos nas praias brasileiras ocorrem devido à corrente de retorno, sendo que diariamente 3 brasileiros perdem suas vidas por causa desse fenômeno natural que acontece nas mais diversas praias do mundo. Mas o que é uma corrente de retorno? Conhecida também como vala, a corrente de retorno é o deslocamento da massa d'água em sentido contrário às ondas, formando um canal estreito de água que se move em alta velocidade.

[FAÇA O CURSO DE PREVISÃO DE ONDAS DO SURFGURU]

Ao adentrar uma corrente de retorno, a pessoa é arrastada com força e caso não saiba nadar o desespero pode levar à fatalidade. Assista a esse vídeo e saiba como identificar uma corrente de retorno e como sair da corrente caso seja pego por uma. Lembre-se que a prevenção é a chave para manter a segurança: ao chegar na praia, procure o guarda-vidas e se informe sobre o local, peça dicas para entrar no mar com segurança.

Saiba mais sobre dicas de segurança no mar: https://youtube.com/playlistlist=PLkGGf9RBumEpWqLNHya_ZQQFtAifG8SyJ

-----

E se você quiser se aprofundar um pouco mais na previsão de ondas, recomendamos o Curso de Previsão de Ondas do SurfguruCom ele você vai conseguir usar a previsão a seu favor através de conceitos básicos e dicas práticas! 

curso é totalmente online, com aproximadamente 4 horas de aulas gravadas e nele você vai aprender toda a teoria da formação de ondas: desde como elas se formam, como elas se deslocam, até a chegada delas na praia. Ele te oferece tudo, TUDO MESMO, pra que você consiga interpretar corretamente a previsão.

Quem já é assinante PRO tem desconto exclusivo através do nosso Clube de Vantagens. Se você ainda não é PRO, experimente por 30 dias grátis usando o cupom CURSO30. Bora?