Contagem regressiva para o evento que vai celebrar a cultura do Esporte dos Reis Havaianos

Entre os dias 07 e 09 de fevereiro, Fortaleza se transformará na Capital brasileira do surf durante a realização do SURF CITY, evento que irá celebrar a cultura do Esporte dos Reis Havaianos.

04/Fev/2014 - George Noronha - Fortaleza - Ceará - Brasil

O local será a Barraca Guarderia Brasil, localizada na Praia do Futuro e todas as atividades refletirão os aspectos culturais e comportamentais que o surf, há décadas, exerce diretamente sobre a sociedade. Música, artes plásticas, fotografia, ecologia, sustentabilidade, histórias, memórias e perspectivas serão os eixos do SURF CITY, um evento que celebrará o estilo de vida de uma tribo de amigos unidos pelo surf, UNIDOS PELO MAR!

Unidos pelo mar é a onda que traz o SURF CITY. Nesse evento, a agitação e movimento da cidade se aliam ao astral e leveza da praia para juntos, fazerem transbordar uma enxurrada de talentos em diferentes áreas. O objetivo é mostrar como essa onda invade e movimenta a cidade de uma forma lúdica e prazerosa, banhando diariamente a população com uma energia que transpira, respira e promove um estilo de vida saudável e sustentável.

Surfe que te quero surfe!

Buscando afastar-se dos rótulos e esquemas convencionais de campeonatos, feiras comerciais e afins, o SURF CITY se propõe a ser um evento de caráter cultural e social, que pretende mesclar as artes urbanas da cidade com a atmosfera do espírito do surfe.

A abertura será na sexta-feira, 07/02, onde os presentes terão a oportunidade de participar de uma espécie de mesa-redonda colaborativa onde amigos, parceiros, patrocinadores e expositores serão provocados a conversar e debater sobre as diferentes visões artísticas, esportivas, sociais e culturais a respeito da íntima relação existente entre surf e cidade. Na sequência, uma programação especial para o fim de semana promete deixar sua marca nos presentes.

Programação

Exposições:

Fotos - Francisco Chagas Carmo emprestará sua particular visão artística do mundo do surf para extrair a essência do esporte em imagens incríveis;

Quadros - Rosa Fonseca e sua arte em cores vibrantes e temas ligados ao surf será uma das atrações do evento. Além dela, outros artistas exporão seus trabalhos em telas e terão a oportunidade de mostrar um pouco dos seus processos criativos desenhando, pintando e promovendo intervenções ao vivo durante todo o evento;

Espaço evolução do surf

Réplicas em diferentes estilos mostrarão a evolução das pranchas dos anos 1960 até os dias de hoje. Além disso, uma sala de Shape irá mostrar, ao vivo, profissionais esculpindo e colorindo pranchas de diferentes estilos, modelos e épocas.

E ainda nesse clima de Revival, no sábado acontecerá o VI Masters da História, reunião promovida anualmente pelo jornalista especializado em surf e esportes de ação, George Noronha, que reúne as primeiras gerações de surfistas cearenses das décadas de 1960, 1970 e 1980 onde as histórias e memórias dos tempos dourados do esporte e seus protagonistas serão exaltados em conversas e diálogos informais que criarão o clima de Old Surf Music para o Sunset Guarderia;

Responsabilidade Social

O IPOM-(Instituto Povo do Mar) estará presente durante toda a jornada com Stand Informativo sobre temas como a educação de suas crianças, o projeto social, artes visuais, maracatu com as crianças etc;

A Escolinha PF SURF SCHOOL promoverá aulas para iniciantes interessados em aprender a arte de deslizar sobre as águas;

O Projeto SALVA SURF, do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, ministrará aulas de primeiros auxílios para os interessados em aprender noções de salvamento;

Ecologia e Sustentabilidade

AQUASIS e o MOVIMENTO LIMPANDO O MUNDO ficarão a cargo de levar aos presentes a ‘onda’ da ecologia. A entidade irá realizar ações de promoção de limpeza da praia, além de mostrar seu trabalho através de representações cênicas e curiosidades. Também serão realizadas pinturas interativas com voluntários.

IMPORTANTE

Todas as atividades programadas acontecerão no sábado e domingo das 8h da manhã às 18h da tarde, com exceção da abertura, que ocorrerá na sexta-feira, 07 e do VI Encontro Masters da História, que rolará apenas no sábado, 08, a partir das 15h.

Curadores: Marta Rodriguez e Romero Jucah

Marta Rodriguez Silva - Natural da cidade de Extremadura, na Espanha, Marta Rodriguez chegou ao Ceará com o objetivo de concluir o curso de Publicidade e Propaganda, na Universidade Federal do Ceará. Viajante por vocação, sempre gostou de esportes e aventuras. Foi assim que os bons ventos alísios a trouxeram da Europa para o Nordeste brasileiro.

E foi da paixão despertada pelo calor do povo e pelos contrastes do Brasil que nasceu o desejo de fixar residência nas terras tupiniquins.

Atualmente, como Gerente de eventos e Marketing na Guarderia Brasil, o mar é o seu escritório e o SURF CITY é a ‘menina dos seus olhos’, onde a essência do projeto se materializa no desejo de fugir dos esquemas convencionais para realizar um evento que deixe uma marca no coração de todos que passarem pela Guarderia Brasil durante a realização do projeto.

Romero Jucah – Ativista dos mais antigos no cenário do surf das últimas três décadas, para os conhecedores do surf, Romero Jucah dispensa apresentações. Contudo, para os menos familiarizados com o esporte, basta dizer que dentre outras coisas, Romero criou o circuito cearense, esteve envolvido em todos os mundiais de surf realizados até hoje no estado, promoveu feiras de surf, escreveu um livro, e muito mais. Agora, anuncia uma nova fase onde os eventos não competitivos terão uma atenção especial de sua parte com um único objetivo: fortalecer a cultura do surf em toda a sociedade. E para marcar esse momento Romero emprega toda a sua experiência para chancelar o SURF CITY, que segundo ele, ficará para a história dos eventos voltados para a cultura surf no país.

SURF CITY conta com o Patrocínio de Indaiá, Skol, Greenish e Pro-Massa. Apoio: Sesc e Jandaia. Parceiros: Ipom e Aquasis.