#política #encontros 
Gold Coast - Queensland - Austrália

Conselho de Gestão de Praias se Reúne na Gold Coast

Tom Forbes

Surfistas na Gold Coast não irão pagar para surfar as ondas ou receber multa por violência no surf de acordo com um plano de gestão do conselho.

Uma reunião do comitê consultivo do surf com as partes interessadas e os representantes do Conselho da Cidade da Gold Coast foi realizada em Palm Beach na noite de segunda. 

O co-fundador do Conselho de Surf da Gold Coast, Brad Farmer disse que houveram tensões entre os dois grupos, mas a reunião foi produtiva. 

"Surpreendentemente cordial - você sabe, o plano de gestão de surf demorou um tempo para acontecer" disse ele. 

"Após a reunião aqui na Gold Coast, eu acho que finalmente estamos pegando a mesma onda." 

O conselho promete ouvir a comunidade de surf 

O sr. Farmer disse que as relações entre o conselho e os surfistas estavam em seu pior momento, porque os surfistas do conselho não foram consultados sobre um projeto de bombeamento de areia que sufocou o famoso pico de Kirra Point. 

O programa de bombeamento acabou sendo refeito e o acúmulo de areia está se desfazendo. 

O vereador da Gold Coast e surfista Greg Betts disse que o comitê consultivo envolveria todas as partes interessadas no programa de gestão de praias do município. 

"A comunicação é a chave e as pessoas precisam saber que elas estão sendo ouvidas e os problemas que eles estão levantando estão sendo considerados quando nós avançamos com os projetos que estamos fazendo." 

O comitê irá abordar questões como a erosão costeira, bombeamento de areia, etiqueta de surf e a superlotação em point breaks populares da cidade. 

Recifes artificiais "única maneira de melhorar o surf"

O sr. Farmer disse que várias sugestões bizarras haviam sido criadas para sanar a superlotação, incluindo um limite para o número de surfistas de prancha. 

"Uma coisa que tem sido considerada são os impostos de surf, multas por violência no surf, a polícia de surf", disse ele. 

O sr. Farmer e o conselheiro Betts ambos concordaram que essas idéias estavam agora fora de discussão.

"Anteriormente, houveram tentativas de registrar as pranchas e ter tudo isso policiado daquela forma, e não funcionou no passado", disse o vereador Betts. 

"Eu não vejo que esses tipos de coisas irão funcionar novamente." 

O conselheiro Betts disse que seria possível aliviar a superlotação. 

"A única maneira de seguir em frente para proporcionar comodidade para os surfistas é criar maneiras que nós possamos fornecer mais ondas, e a única maneira de fazer isso é através de recifes artificiais ou utilizar a  forma que nós bombeamos a areia para fornecer melhores bancos de surf", disse. 

O comitê consultivo se reunirá periodicamente nos próximos meses e um projeto de plano de gestão de surf está previsto para ser apreciado pelo conselho em meados do próximo ano. 

O sr. Farmer disse que foi um bom encontro. 

"Tem havido muita confusão há muitos anos em torno de questões costeiras, questões de surf", disse ele. 

"Currumbin, na Gold Coast, é uma das praias mais populares na Austrália e ainda não temos um plano de gestão. 

"Temos planos para bicicletas e ervas daninhas e todos os tipos de coisas, mas o que aconteceria se a Gold Coast ficasse sem suas ondas?"

Traduzido da ABC Austrália

Galerias | Mais Galerias