#estadual #profissional 
Cidreira - Rio Grande do Sul - Brasil

Conhecidos os campeões do Matte Leão Surf Festival

Gabriel de Mello

Após um sábado de disputas entre os profissionais no Matte Leão Surf Festival, neste domingo foi a vez dos atletas Amadores entrarem no embate válido como segunda etapa do Estadual de Surf Amador.

O segundo dia de competição, que conta com a apresentação da Excelsior Pneus, foi marcado pelo intenso vento nordeste. Ao todo 81 atletas brigaram pelo título em cada uma das oito categorias, além da premiação e dos 1.500 pontos no ranking do certame.

Em uma final disputadíssima, os surfistas Josias Pedrinha, Ki Fornari, Mauricio Lopes e Bruno Carneiro deram um verdadeiro show de surf. Pedrinha foi melhor, somando 14,75 pontos, seguido por Fornari com 10,25, Mauricio Lopes (8,05) e Bruno Carneiro (7,15).

O grande campeão na categoria Iniciantes foi Luy Arman, que somou 5,25 pontos em suas duas melhores ondas. A segunda colocação ficou com Gabriel Machado (3,15), a terceira com Miguel Veríssimo (1,95) e o quarto foi Nicolas Vedovatto (0,70).

Entre os atletas da LongBoard o melhor foi Jairo Lumertz com nota 10,90, seguido por Ipojucã Chaves (4,10), Flávio Brito (3,00) e Kim Miranda (1,70) pontos.

O campeão da Mirim foi Ricardo Kjellim que somou 7,75 pontos em suas duas melhores notas. Na segunda colocação, Maui Machado (3,35) superou Luy Arman (2,35) e Atos Silva (2,20).

Os atletas mais “experientes” da categoria Máster duelaram também. O melhor foi Jairo Lumertz com 7,40 pontos, seguido muito de perto por Ki Fornari com 7,35 na segunda colocação, e João Pedro em terceiro com 2,45.

Na categoria Júnior o melhor atleta foi Ricardo Kjellim, que saiu perdendo, mas ao 10 segundos para o término virou a bateria somando 10,75 pontos, contra 7,25 de Bruno Carneiro. O terceiro lugar foi para 5,40, seguido por Maui Machado com 2,10 pontos.

Na disputa do Feminino, a campeã foi Mariana Cavalli, que somou 2,45 pontos, superando Mylena Barros (1,45) e Cristina Ramos (0,20).

O vencedor do i9 Hidrotônico Air Show foi Tiago Braga, o Perereca, que realizou a melhor manobra radical progressiva. O atleta garantiu a vitória com um belo aéreo.

Entre os profissionais quem se deu bem foi o surfista paraibano Alan Saulo, que veio embalado pela conquista da última etapa do circuito Latino Americano de Surf Profissional, realizada no final de semana passado na praia Mole em Santa Catarina, e não deu chances para os adversários ao somar em suas duas melhores ondas 14,67 pontos. O gaúcho Rodrigo Pedra Dornelles ficou com a segunda colocação da disputa ao somar 10,83 pontos em suas melhores ondas. Com este resultado, Pedra garantiu 1.500 pontos no ranking Gaúcho Profissional. O terceiro lugar ficou nas mãos do também gaúcho Tiago Braga, que conseguiu 9,20 pontos. O quarto colocado foi o catarinense Gabriel Galdino com 8,36 pontos.

Nos dois dias de competição as duas melhores ondas foram de Vinícius Fornari com 8,67 pontos entre os profissionais, e Josias Pedrinha com 8,25 entre os amadores. Pedrinha ainda teve o melhor somatório de notas com 14,75 pontos na bateria final da categoria amadora, seguido por Alan Saulo com 14,67 pontos, também na final, só que da categoria profissional. Toda a estatística do evento pode ser conferida no site http://www.surfpro.com.br/2011/fgs/pro01/ .

Agora o circuito Gaúcho Profissional e Amador parte para a cidade de Osório, na praia de Atlântida Sul, com a realização da segunda etapa do Matte Leão Surf Festival, nos dias 03 e 04 de dezembro. A premiação para os profissionais é de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) e valerá também 1.500 pontos para o ranking.

O patrocínio máster do evento é da Prefeitura de Cidreira, com o patrocínio do Matte Leão, I9 Hidrotônico, Maresia e Planeta Surf. A apresentação é da Excelsior Pneus. O apoio é da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), Dragon, QIX, Wet Dream, Auckland, Glass Brothers, Revistas Solto, Sul Sports, Ondas do Sul, Think and Thank e Associação de Surf de Cidreira (ASC). A realização é da Federação Gaúcha de Surf.

Galerias | Mais Galerias