Camaçari - Bahia - Brasil

Conheça as modalidades que farão parte do Super SUP Brasil na Bahia

Redação Surfguru

Saiba mais sobre as modalidades aquáticas que abrilhantarão o Brasileiro de SUP, em Camaçari (BA), neste final de semana.

PREVISÃO CAMAÇARI

Nos dias 21 e 22 de maio a praia de Itacimirim, situada no município de Camaçari, no litoral norte baiano, receberá os melhores remadores de stand up paddle o Brasil para as disputas do Super SUP Brasil / Bahia SUP Eco 2016, válido como segunda etapa do Circuito Brasileiro de SUP, seletiva para o Mundial de SUP e Paddleboard, além de contar pontos para o Circuito Baiano.

Durante os dois dias de competição, atletas profissionais e amadores prometem realizar um verdadeiro espetáculo nas águas baianas em três modalidades de esportes de remada: SUP, Paddleboard e Canoa Polinésia.

Conheça um pouco mais sobre essas modalidades:

Stand Up Paddle (SUP)

A origem do esporte está nas ilhas havaianas, no início de 1960, com os Beach Boys de Waikiki ficando em pé sobre suas pranchas, remando com longas pás para tirar fotos e instruir turistas a surfar. Hoje, o SUP é um dos esportes que mais crescem no mundo sendo praticado em ondas e também para longas remadas, como no caso do SUP Race, modalidade em disputa em Camaçari.

A baiana Barbara Brazil, local de Salvador (BA), é atleta com o maior número de títulos na modalidade no Brasil. Babi, como também é conhecida, é pentacampeã brasileira de SUP race e quatro vezes medalhista no Mundial de SUP promovido pela International Surfing Association (ISA). Em Camaçari ela enfrentará as melhores remadoras do país, determinadas a interromper a soberania da soteropolitana no circuito nacional.

Canoa Polinésia

É uma das muitas definições utilizadas para as canoas tradicionalmente utilizadas na região do triângulo polinésio. Também chamadas de Wa'a, Va'a, Outrigger ou Canoa Havaiana, essas embarcações foram muito importantes para o processo de colonização daquela região. As canoas são divididas em três categorias: OC6 (acomodando 6 remadores), OC4 (acomodando  4 remadores), OC2 (acomodando 2 remadores) e OC1 (acomodando 1 remador).

A OC1 será a categoria em disputa durante o Super SUP Brasil / Bahia SUP Eco 2016 e contará com a presença dos melhores atletas do nordeste, na modalidade.

Paddleboard ou Prancha de Remada

É um esporte em que os participantes são impulsionados por um movimento de natação, usando seus braços enquanto estão deitados ou de joelhos em uma prancha de Paddleboard, maior e com mais flutuação que as pranchas de Longboard.

A modalidade está em franco crescimento no Brasil, sendo a capital baiana, Salvador, o grande celeiro de atletas de paddleboard na atualidade.

O site da Confederação Brasileira de SUP - http://cbsup.com.br/ colocou no ar todas as informações sobre a prova, bem como dicas para hospedagem e demais serviços como aluguel de carro e translado do aeroporto de Salvador, situado a 60 km do local da prova.

Confira a programação do Super SUP Brasil / Bahia SUP Eco 2016 Grand Prix:

Sábado 21/05


07h00m às 09h00m – Entrega de Kits.


09h30m – Reunião com os atletas.


10h00m – Largada das provas de race Distance (Funrace e Race Amador).


11h00m – Largadas das provas de Race Distance (Race Pro, Race 14’e Paddleboard).

Domingo 22/05


08h00m – Reunião com os Atletas.


09h00m – Inicio provas: Canoas.


09h30m – Largada das provas de Race distance (Kids e Juniors).


10h00m – Largada das provas de Race Técnico (Funrace e Race Amador).


10h30m – Largada das provas de Race Técnico Paddleboard.


11h00m – Largada das provas de Race Técnico (Race Pro e Race 14′).


16h00m – Premição.

Por Pulso Assessoria

ROUPAS E ACESSÓRIOS DE SURF E SKATE VOCÊ ENCONTRA NO SURFGURUSHOP.COM.BR

Galerias | Mais Galerias