#clima 

Condições neutras de El Niño para o inverno de 2013

Noaa

Em março de 2013, as condições neutras continuaram, com uma temperatura um pouco acima da média na porção leste do pacífico.

Os valores semanais de todos os índices Niño foram entre -0,5 ° C e +0,5° C durante o mês. O conteúdo de calor oceânico (temperatura média no 300 m superiores do oceano) aumentou para perto da média durante o mês, porque uma área profunda de temperaturas acima da média se moveu Leste em porções da bacia oriental do oceano Pacífico.

A Oscilação Madden-Julian (MJO) novamente contribuiu para o aumento da variabilidade atmosférica sobre o Pacífico tropical. Os ventos de baixo nível ficaram perto da média, e os ventos de nível superior ficaram anormalmente de oeste em todo o Pacífico equatorial. A convecção foi reforçada sobre o Pacífico Equatorial Oeste e suprimida na bacia central. Coletivamente, essas características indicam a continuação de condições neutras do ENSO.

Na maioria dos modelos de previsão Niño-3.4 as temperaturas da superfície do mar devem permanecer neutras ENSO durante a primavera no Hemisfério Sul, com modelos dinâmicos tendendo a prever as condições mais quentes (0 º C a 0,5 ° C) do que os modelos estatísticos (0,5 ° C até 0 ° C-). Há menos confiança nas previsões para a segunda metade do ano, em parte por causa da "barreira de outono", assim chamado porque historicamente leva a menor habilidade do modelo no começando no final do outono. Assim, as condições neutras da ENSO são favorecidas para o inverno no hemisfério sul em 2013.

Esta discussão é um esforço consolidado da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), Serviço Nacional do Tempo da NOAA, e suas instituições financiadas. As condições oceânicas e atmosféricas são atualizados semanalmente sobre o Clima no site (El Niño / La Niña Condições Atuais e as discussões dos especialistas). As previsões para a evolução do El Niño / La Niña são atualizados mensalmente na seção Fórum Previsão do Boletim CPC Diagnóstico do Clima.

Galerias | Mais Galerias