Comparando as praias angolanas e brasileiras
Eu seu gigantesco território, o Brasil conta com praias paradisíacas, responsáveis pela procura de turistas ao longo de todo o ano.
24/Jan/2022 -Especialmente na região Nordeste, estas praias são responsáveis por movimentar a economia em uma região muito pautada pelo turismo. Outro país que vive um processo parecido é Angola. Embora em continentes diferentes, as costas angolana e brasileira possuem semelhanças e particularidades que as tornam únicas. A seguir, vamos explorar as principais características destes dos países, abordando aspectos como seus visuais, culturas e infraestrutura. Se você é um apaixonado por praias e por viagens, este texto é para você. Faça suas malas e confira a escolha seu destino a seguir.
A diversidade natural
Tanto Angola, quanto Brasil, possuem praias para todos os tipos de turistas: aquelas localizadas em grandes metrópoles e, também, aquelas que mais parecem cenários paradisíacos, muitas vezes desertos. Estas praias, cada uma a seu modo, movimentam a economia local e fazem com que os países sejam verdadeiros polos turísticos. As praias movimentam a economia assim como outras fontes de negócio costumam fazer, como é o caso do carnaval no Brasil, das casas de apostas online em Moçambique e, também, das produções cinematográficas de Hollywood. Todos estes segmentos da economia, a seu modo, movimentam negócios e impactam na organização na economia de seus países. O turismo é um deles.
As praias de maior destaque em Angola
Diversas são as praias que se destacam em Angola, entre elas, Mussulo, em Luanda, capital do país. Considerada pelos admiradores o “pulmão de Angola”, Mussulo é um lugar paradisíaco com uma extensão de belas praias e areias brancas, tudo isso em meio à uma reserva ecológica que demonstra a preocupação local com o meio ambiente. É comum que celebridades sejam vistas por lá, especialmente aquelas que buscam nas praias um espaço para lazer e descanso. Há alguns anos, a cantora Anitta, um dos principais nomes atuais música brasileira, foi fotografada por lá. Também em Luanda, fica a praia de Cabo Ledo. Com imensas falésias que deixam o visual local único, a praia tem areias brancas e um mar propício para a pesca e também para o surf. Um verdadeiro convite aos entusiastas dos esportes em alto mar.
Além de Mussulo e Cabo Ledo, outro destaque importante no país é Ponta do Padrão, em Soyo. Com um aspecto cultural muito forte, as belas paisagens da localidade são cheias de histórias do povo angolano. Estes dois exemplos demonstram um pouco do que pode ser encontrado nas praias de Angola: história, cultura e belíssimas paisagens. Embora o país não seja tão conhecido por suas praias e não conte com uma estrutura turística tão robusta, elas são verdadeiros cartões-postais, capazes de encantar os mais diversos perfis de viajantes. Essa limitação de infraestrutura pode inclusive ser vista como algo positivo, ao menos para os turistas que procuram destinos menos movimentados e não tão explorados economicamente.
A grandiosidade do litoral Brasileiro
Ao longo de seu território, o Brasil conta com praias dos mais diversos tipos. No Nordeste, as belas paisagens e as opções de resorts chamam atenção dos turistas. Enquanto isso, nas praias do sudeste e do sul, a badalação pode ser encontrada, especialmente em cidades litorâneas que contam com uma vida noturna agitada.
Entre os nomes de destaque está Maceió, em Alagoas. Por lá, as belas paisagens fazem com que turistas do Brasil e do mundo procurem conhecer o que a localidade tem a oferecer. É comum, inclusive, que casais escolham Maceió como destino para sua lua-de-mel. Também no Nordeste, se destacam praias como Porto de Galinhas, em Pernambuco e Jericoacoara, no Ceará. Ambas contam com uma robusta estrutura turística, além de resorts capazes de encher os olhos de qualquer um.
Já no Sudeste e no Sul, outros destinos roubam a cena. É o caso da badalada Balneário Camboriú, conhecida como Dubai Brasileira (em função de seus prédios gigantescos que dividem espaço com sua belíssima praia), e, também, da Praia do Rosa, em Santa Catarina. Esta última é um verdadeiro refúgio para surfistas e amantes da natureza. Além disso, não podemos deixar de lado as praias do Rio de Janeiro, como Copacabana e Ipanema. Famosas pela vida agitada, são, provavelmente, algumas das praias mais conhecidas do mundo. No Brasil, a infraestrutura é, na maioria dos espaços, preparada para receber turistas de todo o mundo. Com as particularidades de cada região, o país tem condições de atender aos mais diferentes perfis de viajantes. Desde os que procuram agitação, até os que procuram dias tranquilos para descansar.
Conclusão
Comparar o litoral do Brasil e o litoral de Angola é contrastar dois mundos diferentes, mas igualmente fascinantes. No Brasil, a diversidade e infraestrutura se destaca, enquanto em Angola, a autenticidade e a tranquilidade do local podem ser vistas como principal diferencial. Ambos os países podem oferecer experiências únicas e inesquecíveis. Cada um ao seu modo, ambos foram presenteados em seus locais com belezas naturais e uma rica cultura, capaz de tornar estes locais únicos e incomparáveis.