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Como usar a nadadeira no bodysurf e no handsurf?

Letícia Parada

Você está conseguindo dar as pernadas do jeito certo? Pega aqui essas dicas pra tirar o maior proveito da sua nadadeira e conseguir encaixar aquele tubo!

A nadadeira, também conhecida popularmente como pé de pato, é um equipamento fundamental para ter performance no bodysurf e no handsurf. Isso porque facilita principalmente o deslocamento no mar e naturalmente contribui em diferentes momentos na onda. 

Dentre algumas situações nas quais o pé de pato é essencial, encontra-se o desejo de todo bodysurfer: completar um tubo! Pelo fato do bodysurf ser um esporte de onda onde o corpo do praticante está em contato direto com a água, acaba que a velocidade se perde muito fácil. Então, ao utilizar a nadadeira, o bodysurfer obtém a potência necessária para completar um tubo, assim como fluir em alta velocidade na parede da onda e realizar manobras.

Mas não basta apenas adquirir e calçar um pé de pato. É preciso saber como utilizar esse equipamento, ou seja, de que maneira executar a pernada para ganhar a propulsão esperada.

Para te ajudar a entender melhor e acompanhar cada uma das fases do movimento, você pode assistir o video a seguir:

Abaixo estão algumas dicas para você dominar a técnica de pernada adequada, utilizando a nadadeira de forma consciente e inteligente. 

Dica 1: Relaxe os tornozelos. Essa articulação é fundamental para gerar o movimento da pernada com excelência. 

Dica 2: Flexione ligeiramente os joelhos durante a pernada. Ao flexionar exageradamente, em outras palavras ao “dobrar” os joelhos demais, você irá dar joelhada, movimento semelhante a uma pedalada de bicicleta. E isso não é nada bom do ponto de vista hidrodinâmico. 

Dica 3: Se você manter os joelhos muito estendidos, ou seja, se as suas pernas estiverem "retas'', a pernada não irá acontecer.

Dica 4: O movimento da pernada, ao contrário do que muitos acreditam, não inicia na panturrilha ou no pé. Na realidade, esse movimento inicia na musculatura do core, que é a região central do nosso tronco, e reage em cadeia. Isto é, parte do core, para as coxas, joelhos, panturrilhas, tornozelos e pés.

Dica 5: Realize a pernada mantendo a nadadeira dentro d’água. Não faça a pernada na superfície da água ou acima dela, senão você não conseguirá se deslocar. E assim, o pé de pato se tornará uma carga extra, fazendo com que você se canse rapidamente.

 

Dica extra: Cometer erros quando se está em fase de aprendizado é algo comum. Por isso é importante saber onde você está errando para então buscar a correção da melhor forma possível. Assista aqui os três erros mais comuns na pernada com nadadeira durante a session de bodysurf / handsurf:

Achou difícil seguir esse tutorial? Lembre-se que o segredo é a prática, quanto mais você colocar em prática essas dicas, mais fácil será executar uma pernada eficiente e útil para a sua performance no mar!

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