#session #surf 
Brasil

Como pegar mais ondas: aumente seu aproveitamento dentro d'água

Luís Coruja - Prancha Nova

Gostaria de saber como pegar mais ondas na sessão? Se isso é algo que não te deixa em paz sempre que termina uma sessão de surf, leia o artigo abaixo e aprenda como fazer seu surf render cada vez mais.

O surf é um esporte apaixonante, mas ao mesmo tempo cruel. Se formos colocar no papel, um surfista regular de beach break no Brasil deve surfar em média algo em torno de 5% do tempo em que está dentro d'água. O restante do tempo passamos remando, furando ondas e sentados no outside ou nos reposicionando. Poucos são os esportes que oferecem tão pouco tempo realmente praticando em comparação ao tempo dedicado a ele.

Sendo assim, entendemos que poder pegar mais ondas a cada sessão é um fator de suma importância para qualquer surfista. Não estamos falando apenas da satisfação inestimável que é surfar várias ondas. Dizemos isso pensando em coisas maiores como o fato de o surfista poder evoluir mais rápido. Quanto mais tempo ele estiver em pé na prancha, maiores serão suas oportunidades de manobrar e colocar em prática suas técnicas em busca do próximo nível.

CONHECENDO O LINE UP

dois-surfistas-na-mesma-onda

Primeiramente, para fazer o surf render mais e pegar mais ondas, o surfista deve conhecer muito bem o line up onde está surfando. Para isso é necessário algum tempo para conhecer cada pico e ainda assim as condições podem variar. Tudo vai depender da energia, direção e período da ondulação, da maré, dos ventos e da qualidade da bancada de areia. Sem dúvida, a melhor atitude é observar as ondas quebrando por algum tempo antes de entrar no mar. Certamente isso fará bastante diferença quando estiver lá dentro.

Perceba onde as ondas estão quebrando, qual a cadência das séries e principalmente onde existem ondas rompendo sozinhas, sem serem surfadas. Se você quer pegar mais ondas, não adianta querer ficar esperando as melhores da série. Estas ondas podem demorar e normalmente são as mais disputadas pela galera local.

Saber interpretar e entender onde é o lugar mais adequado para ficar no line up e também como as ondas quebram é uma das habilidades mais importantes do surf. Escolher a onda certa requer muita observação e isso abre um universo de vantagens em relação a outros surfistas. Ao dominar esta arte, certamente você pegará as melhores ondas com mais frequência, cairá com menos frequência, ficará menos cansado e, acima de tudo, se divertirá bastante.

PREPARAÇÃO FÍSICA

gabriel-medina-malhando

Estar bem preparado fisicamente é algo básico para quem deseja aumentar sua contagem de ondas a cada sessão. Pegar mais ondas significa também mais ação e exigência física. O deslocamento no outside deve ser mais ágil e o surfista não poderá ficar muito tempo sentado esperando pelas ondas. Para pegar surfar ele deverá buscar mais, se deslocar para cima e para baixo, para um lado e para o outro. Eventualmente haverá tentativas de entrar em ondas nas quais não irá conseguir. Também irá pegar algumas que serão curtas e isso tudo vai desgastando mais do que o normal fisicamente. Portanto, treinamentos específicos e funcionais para o surf são muito importantes.

EQUIPAMENTO ADEQUADO

Para remar melhor e se mover de forma mais ágil pelo outside, dê preferência para pranchas com maior poder de remada. Pranchas com mais área de bico e curva de rocker mais baixa entregam melhor remada e ajudam muito o surfista a pegar mais ondas. Diversos são os atributos que fazem parte da construção de uma prancha. As conjunções de alguns deles resultam em algo que chamamos de volume, e via de regra, quanto mais volume a prancha tiver, melhor era irá remar. Pensando nisso, separamos alguns modelos de pranchas que podem te ajudar a pegar mais ondas, principalmente nos dias de ondas pequenas e médias.

Todavia, antes de os apresentarmos devemos dizer que se você está sem surfar há muito tempo nós recomendamos que você leia o artigo exclusivo que escrevemos falando sobre os melhores modelos para esta categoria de surfista. Elas são pranchas que darão muito mais conforto e diversão em seu retorno ao mar. Depois de alguns meses de surf constante, quando já estiver surfando melhor, aí sim acreditamos que você deve começar a olhar algum dos modelos abaixo, que são de mais performance.

DHD 3DX

prancha-dhd-3dx

Sucesso de vendas da marca, a DHD 3DX é uma prancha super divertida e veloz que foi pensada para destoar em condições de ondas não tão épicas. Foi pensando em dias de ondas mais fracas que a DHD lançou a 3DX. Ela é uma prancha com o compromisso de entregar mais ondas por sessão e mais diversão nas marolas. A 3DX tem um excelente poder de remada, é muito veloz e passa as partes flat das ondas sem dificuldades, fazendo o surfista fluir com facilidade do início ao fim. A DHD 3DX tem tudo a ver com mais volume, mais ondas e mais diversão.

PYZEL PHANTOM

prancha-pyzel-phantom

A Pyzel Phantom pode ser usada por surfistas de diversas habilidades diferentes, o que vai variar mesmo é o tamanho e o volume da prancha. Se você busca por uma prancha fácil de surfar, que lhe proporcionará diversão, boa remada, velocidade e manobrabilidade, experimente a Phantom. Ela é uma excelente prancha para uso nas condições de dia a dia, entregando excelente poder de remada e alta performance nas ondas.

CHILI HOT KNIFE

prancha-chili-hot-knife

A Hot Knife da Chilli possui excelente remada, pois é uma prancha mais plana e larga. Ela tem muita velocidade e responde aos comandos do surfista de forma previsível e controlada, tornando-a divertida e prazerosa de ser surfada em condições de ondas entre 1 e 4 pés. É um dos modelos mais modernos da marca e tem recebido excelentes comentários tanto de surfistas profissionais quanto de surfistas amadores. Ela pode facilmente ser sua prancha do dia a dia.

CHANNEL ISLANDS ROCKET WIDE

prancha-channel-island-rocket-wide

A Rocket Wide da Al Merrick é tida como a prima fácil de surfar da Rocket 9. Ela possui muita velocidade e o controle. Seus níveis de diversão e desempenho são bastante equilibrados e ela anda muito em ondas pequenas e sem força. Este modelo possui uma rabeta mais larga que facilita passar as seções mais flat das ondas. Ela possui também uma área de bico mais larga que oferece excelente remada e entrada nas ondas. De fato a Rocket Wide é uma máquina, mais curta e larga, ela aumentar e muito o fator divertimento quando as ondas não são das melhores.

PRANCHAS ALTERNATIVAS

prancha-fish-biquilha

As pranchas fish biquilha oferecem muita velocidade tanto na remada quanto na onda. Sem dúvida elas são diversão garantida. Inclusive, existem muitas situações em que nós nem entramos no mar para surfar, pois as ondas estão pequenas ou fracas demais. Sendo assim, acreditamos não ser possível nos divertirmos nelas. Nestes casos você pode ter certeza de que este tipo de equipamento resolverá seu problema e você conseguirá pegar muitas ondas. Confira uma lista delas clicando aqui!

Se nenhuma dessas dicas te ajudar a pegar mais ondas, simplesmente mude seu posicionamento dentro d'água, sente mais para o inside e comece a caçar ondas que os outros surfistas não querem ou simplesmente não passaram a seção. Isso lhe dará mais confiança e te colocará no ritmo das ondas mais rapidamente. 

Se você acredita que este artigo pode ser útil para seus amigos assim como foi para você, encaminhe a leitura para que eles também possam ser beneficiados na próxima vez que forem surfar juntos. Boas ondas, aloha! 

Galerias | Mais Galerias