#altura das ondas 

Como Medir a Altura de uma Onda?

Matt Clark - Luex

8 pés e abrindo, 2 vezes a altura da cabeça, 4 pés havaiano? Julgar e comunicar a altura das ondas pode ser um negócio complicado - escalas e métodos diferentes são abundantes, e todos têm as suas próprias peculiaridades.

Alguns surfistas tendem a exagerar como pescadores (esta foi BEM grande!), enquanto os mais indiferentes preferem jogar com a calma e subestimar os tamanhos. Nós somos um grupo estranho, e em meio ao mix de egos, tendências e sabores do mês, perspectivas mudam tanto quanto os picos da sua praia local. As coisas ficam ainda mais complicadas quando você considera aonde você viu as ondas, ou tenta julgar a partir de fotos e vídeos. A única constante é que as ondas estavam sempre melhores quando você não estava lá!

[FAÇA O CURSO DE PREVISÃO DE ONDAS DO SURFGURU]

Em geral, existem duas principais escalas para medir as ondas:

A Escala Havaiana

As ondas gigantes do Hawaii produzem alguns dos surfistas mais casca grossa do planeta, que precisam de seu próprio método de julgar as alturas igualmente casca grossa. A escala havaiana subestima o tamanho das ondas - uma onda de 6 pés na linguagem normal, poderia ser chamada de 3 pés havaiano. As razões para isso são obscuras e controversas - alguns afirmam que eles medem as costas das ondas, enquanto outros dizem que eles simplesmente dividem o tamanho pela metade para dissuadir o crowd de haoles. Enquanto eles parecem gostar disso, a escala se torna problemática quando se considera as lajes pesadas ​​como Teahupoo - a parte de trás da onda pode ser relativamente pequena, enquanto a face da onda suga toda a água da bancada, formando uma bacia que parece uma cova da desgraça que excede em muito o poder que a escala de altura havaiana poderia sugerir. O que provavelmente é exatamente o que eles querem ...

A Escala da Face

A maior parte do mundo funciona na escala da face - a altura da face (ou parede) da onda do pico à base. Esta é geralmente mais útil e intuitiva para a maioria dos surfistas, uma vez que é a parte da onda que realmente é surfada. Como a altura das onda e das séries variam até mesmo durante o mesmo swell, é normal se estimar o tamanho médio das ondas - portanto, se o seu amigo lhe disser que as ondas tinham 6 pés, você pode supor que estavam entre 4 a 8 pés. A menos que você saiba que ele é um mentiroso descarado, que seria o caso de se reduzir a altura pela metade ...

Podemos usar a figura dos surfistas nas ondas para ajudar a estimar a altura da parede - se um surfista tem 5 pés agachado, então uma onda da altura dacabeça terá aproximadamente 5 pés. Em ondas maiores, podemos empilhar o surfista até medir o tamanho real - se podemos empilhar 4 surfistas agachados na face da onda, temos uma onda de 20 pés.

O problema

Se julgar os tamanhos das onda é inerentemente aberto a desvios, tanto depende da experiência do indivíduo quanto da perspectiva, e de onde você a observa - aparentemente as ondas são bem maiores do pico do que das falésias! As coisas ficam ainda mais distorcidas quando se olha para as fotos e vídeos - fotógrafos são muito hábeis em fazer as ondas parecerem maiores e mais impressionantes do que são na realidade!

Talvez o melhor exemplo disso é o monstro português de Nazare, um assunto delicado dentro da comunidade de ondas grandes. As ondas são, sem dúvida, enormes, com reivindicações de ondas de 100 de pés surfadas, mas a controvérsia reside em o quanto elas são enormes. O problema é que a maioria das fotos são tiradas a partir de falésias. As paredes das ondas são quase incompreensivelmente grandes, ainda que a onda não seja tão íngremes como em outros grandes picos de ondas como Jaws e Mavericks, a altura aparente da parede muitas vezes exagera a altura verdadeira. Este não é um problema tão grande para os surfistas normais em ondas normais, mas torna a vida difícil para os juízes do Billabong XXL, por exemplo.

[FAÇA O CURSO DE PREVISÃO DE ONDAS DO SURFGURU]

O que nos leva ao segundo ponto: é altura da parede é realmente a característica mais importante? Eu não vou fazer nenhuma polêmica sobre isso: Nazaré é simplesmente enorme. É uma onda enorme, montanhosa e gigantesca, puro armagedon e absolutamente mortal; os surfistas que se atrevem a surfar os incompreensivelmente vastos montes de água de lá merecem todo o respeito e elogios que recebem. Mas não é tão difícil e perigoso como uma onda mais vertical como Jaws? O lip de Nazare muitas vezes tende a desmoronar, e é raro ver ele realmente sendo lançado quebrar na base da onda. Enquanto ela merece muito mais respeito do que o apelido de "mush burguer" que alguns gostam de aplicar a ela, é um ponto justo que nós não estamos sempre realmente comparando de igual para igual, e que uma boa parte da parede nem sempre é íngreme o suficiente para ser surfada.

E quanto à velocidade, potência e massa? Todos eles contribuem, pelo menos tanto quanto a altura, para o perigo que uma onda realmente representa, ainda são muito mais difíceis de se quantificar (a menos do que você tenha uma boia cara ou tecnologia de detecção). Apenas imagine o lip em Tchopos batendo em um corpo humano ... Se soubessem sobre isso, o francês não teria precisado da guilhotina durante a sua revolução!

Grande parte do debate é bastante superficial, é claro - fora do pequeno e artificial mundo das competições, tudo o que realmente importa é se você droparia ou não a onda. Se as ondas parecem com a sua idéia de diversão, ou poços de morte cavernosos que você não quer estar de forma nenhum, e a maioria dos números não fazem um grande trabalho de comunicar isso. Claro que você precisa saber o tamanho da ondulação ao ler a previsão ara decidir aonde e quando irá fazer a sua próxima viagem, mas uma vez que você estará realmente na praia olhando para o pico, para realmente decidir se as ondas serão rotuladas como 4 pés, 12 pés ou 20 pés? Altura do peito, da cabeça, ou três vezes a altura da cabeça são uma representação mais útil do quê o oceano está jogando sobre você - então você só precisa decidir se elas terão um 'sim ou não' de você.


À luz disso, nós sugerimos a seguinte escala mais simples e mais descritiva:

  • Não vale a pena sair da cama.
  • Posso muito bem ir me molhar - o que conta como um banho, certo?
  • Melhor do que uma pancada no rosto com uma raquete enferrujada.
  • Melhor que o esperado.
  • Realmente muito divertido!
  • Melhor dia de todos!
  • Hum, você tem certeza que estava assim?!
  • O melhor dia havaiano de todos!
  • Morte Absoluta / dia de diversão para Shane Dorian.
  • Desastre natural / hora de dirigir para os morros!

-----

E se você quiser se aprofundar um pouco mais na previsão de ondas, recomendamos o Curso de Previsão de Ondas do SurfguruCom ele você vai conseguir usar a previsão a seu favor através de conceitos básicos e dicas práticas! 

curso é totalmente online, com aproximadamente 4 horas de aulas gravadas e nele você vai aprender toda a teoria da formação de ondas: desde como elas se formam, como elas se deslocam, até a chegada delas na praia. Ele te oferece tudo, TUDO MESMO, pra que você consiga interpretar corretamente a previsão.

Quem já é assinante PRO tem desconto exclusivo através do nosso Clube de Vantagens. Se você ainda não é PRO, experimente por 30 dias grátis usando o cupom CURSO30. Bora?

Galerias | Mais Galerias