#surf #kneeboard 
Rio de Janeiro - Brasil

Como escolher uma prancha de surf Fish

Guilherme Vilas Boas

Pensando em encomendar a sua prancha fish, mas não sabe qual modelo escolher? Então vamos lá.

As pranchas de surf fish surgiram na década de 70, e desde então, ganharam inúmeras variações. Como sua popularidade continua em alta até hoje, é natural as pessoas ficarem em dúvida sobre que tipo de prancha fish escolher e quais são as diferenças entre essas variações de prancha.

Tipos diferentes de prancha fish

Prancha fish retrô

Eternamente popularizada por sua rabeta swallow funda e bastante larga, as pranchas fish originais da década de 70 se mantiveram vivas até hoje, inclusive se tornando bastante populares nos dias atuais, justamente pela grande quantidade de surfistas profissionais e freesurfers famosos querendo usar uma prancha diferente das triquilhas tradicionais.

Mas afinal, como se parece uma prancha fish retrô?

Inicialmente projetadas para serem surfadas de joelho (kneeboard) por seu inventor Steve Lis, estas pranchas acabaram chamando a atenção devido ao seu formato único, tamanho reduzido, pela boa velocidade gerada e o fato de terem biquilhas bastante largas.

Steve Lis em 1973 com um de seus primeiros modelos — Foto: Bolster

Anotações do Steve Lis (começo dos anos 70) — Foto: Autor desconhecido

Mas, para essas pranchas funcionarem nos dias atuais, elas tiveram de passar por muitas modificações, não muito no seu outline, mas sim em posicionamento e ângulo das quilhas. Hoje em dia, um bom shaper de fish retrô precisa saber trabalhar com as limitações e vantagens desta prancha, principalmente ao desenvolver elas para ondas brasileiras, que são bem diferentes das ondas californianas da época.

Os nossos modelos de fish retrôClassic TwinQuad/Twin Fever e Curvalicious são desenvolvidos para serem bastante versáteis, manobráveis e ágeis, ideais para mares de força fraca a mediana, sendo boas para manobras de linha e até mais modernas.

Porém, como elas são pranchas com pouca curvatura de fundo (rocker), e rabeta larga, elas não seriam consideradas pranchas ideais para mares tubulares, nem com muita força.

Daniel Rangel testa fish biquilha 5'4" modelo Curvalicious.

Prancha fish moderna

As pranchas fish modernas surgiram na década de 90, mais precisamente entre 1994-1997 com a Round Nose Fish da Lost Surfboards. Elas eram pranchas com um bico bastante largo e similar as fish do Steve Lis, porém com uma rabeta estreita sendo usadas como triquilhas ou quadriquilhas, e se assemelhavam ao tipo de surfe proporcionado por pranchas convencionais e modernas da época.

Como elas eram mais curtas, largas e com o rocker mais flat que as pranchas daquele período, tinham um bom poder de remada e facilidade para surfar ondas menores e mais fracas, porém se mantendo ágil e performance em ondas maiores devido a sua rabeta mais estreita.

Confira as cenas do filme “5’5″ X 19 1/4” que popularizou a fish nesta década  estrelando Chris Ward e Cory Lopez, nele é possível assistir surfistas usando este tipo de prancha nos mais variadas condições de onda.

Filme completo "5’5″ X 19 1/4". — Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=-rFETbIP6fs

Com o decorrer dos anos, o outline da prancha foi mudando e sendo adicionado mais área de rabeta, que aumenta a projeção na onda em mares menores, e adicionando uma quebra de outline ao ser adicionado o wing, o que ajuda a dar aquela última estreitada na rabeta para não deixar ela larga demais e lenta ao fazer curvas. O resultado final foi uma ótima prancha para mares pequenos, mas que também funciona bem em ondas com mais força.

E é justamente tudo isso que tentamos trazer em nosso modelo de fish moderna chamado Modern Fish.

Como escolher o tamanho ideal da prancha fish

Para iniciantes, é recomendado usar uma fish com tamanho entre 10 e 20 polegadas maior que a altura do surfista.

Para surfistas intermediários e avançados é recomendado usar entre 3 e 5 polegadas menor que sua altura.

Diferenças entre fish retrô e moderna

Os dois estilos de fish são parecidos, porém completamente diferentes na execução.

A prancha retrô é mais larga e possui rocker mais reto que a moderna, logo são pranchas fáceis para entrar na onda e ideais para praticar um surfe mais de linha e relaxado. Já a fish moderna é mais estreita e com o rocker mais acentuado, se tornando bastante versáteis em mares pequenos até mediano pra cima, seu surfe se assemelha muito as pranchas performance atuais.

Como e onde comprar pranchas de surfe fish

Na hora de encomendar a sua fish, é sempre recomendável conversar com o shaper, para que ele possa desenvolver a prancha de acordo com o seu biotipo e nível de surfe. Nós da 1974 Surfboards teríamos o prazer de lhe ajudar neste sentido, basta nos dar um alô.

Conclusão

Quer surfar com uma prancha fácil de pegar onda, com bastante drive, velocidade e boa para fazer um surf de linha?

Escolha uma fish retrô.

Quer uma prancha com melhor flutuação para situações de ondas fracas e pequenas, mas sem abrir mão da manobrabilidade de uma pranchinha?

Escolha uma fish moderna.

É iniciante e quer aprender com uma prancha sem ser longboard? Ou esta passando do longboard para a pranchinha?

Escolha uma fish moderna.

Ainda está em dúvida? Entre em contato com nosso shaper e tire todas as suas dúvidas.

Entre em contato

Galerias | Mais Galerias