#saúde #praia #surf #atletas #publicidade #cultura 
Brasil

COMO ESCOLHER O PROTETOR SOLAR DE ROSTO IDEAL PARA O SEU SURF E O PLANETA

Surfguru

Para quem passa o dia na praia, proteção contra o Sol é coisa séria! Saiba como o Surfguru pensa na hora de escolher o protetor para o surf ;)

Água, Sol e praia. Por aqui esses três fatores são importantíssimos para um bom dia e para a rotina. Seja surfando ou não, o contato com o mar e aqueles 15, 30 ou 40 minutos por dia no Sol fazem com que nossas baterias sejam recarregadas e a cabeça funcione com mais qualidade. E é ainda melhor quando temos o tempo e a precisão para usar a previsão do Surfguru PRO e saber quando vai dar para ficar o dia inteiro na praia.

Em todas essas situações, existe um produto que é extremamente necessário se quisermos garantir saúde para frequentar a praia por muito mais tempo: o protetor solar.

Como estamos falando de protetor solar focado no rosto, é importante lembrarmos que todo o corpo deve ser protegido, principalmente com o auxílio de roupas específicas de proteção UVA e UVB. Camisas de lycra, chapéus, bonés e óculos escuros são itens fundamentais para aproveitar um dia na praia com qualidade e saúde. 

Por isso, nessa matéria vamos te mostrar o que nós, do Surfguru, priorizamos na hora de escolher o protetor solar para ir atrás de #AltasOndas ;)

CRITÉRIOS DE ESCOLHA

Quem pega onda ou passa o dia na praia têm necessidades bem específicas que nem todo protetor solar atende. E a gente gasta uma grana tentando encontrar produtos que sejam pensados para nós e que ao mesmo tempo cuidam do meio ambiente. 

É muito ruim ficar com as mãos sujas de protetor, para depois pegar na prancha, sentir o filtro escorrendo nos olhos ou na boca e, no final, acabar ficando desprotegido, porque o produto saiu todo na água. Sem falar no cheiro típico de protetor e na sensação desconfortável e pegajosa que fica na pele. 

Saber que os produtos que usamos podem contribuir com a degradação da vida marinha e até com a nossa saúde é outro pesadelo. Então, a lógica para escolher nossos protetores é optar por produtos que vão nos possibilitar passar um tempão na praia de maneira mais sustentável, aliando praticidade, conforto, segurança e alta performance em proteção, afinal, procuramos manter o oceano limpo e o corpo são em todos os momentos. 

Em tópicos, nossas preocupações na hora de escolher um protetor solar são:

  • o quanto ele é poluente;
  • o quanto ele realmente protege e se é mesmo resistente à água;
  • a experiência (se fica confortável na pele);
  • a facilidade de aplicação;
  • a portabilidade (transportar com facilidade).

Então vamos lá!

Nós já testamos e pesquisamos sobre as inúmeras marcas de protetores que existem no mercado e infelizmente ainda existem poucas marcas pensadas para os surfistas. Encontrar uma que unisse todos esses requisitos, não foi fácil e vamos te mostrar na prática como encontrar o seu.

SUSTENTABILIDADE

Para saber se uma marca é sustentável e preocupada com o meio ambiente fique atento aos seguintes critérios:

Composição da fórmula:

evite os produtos que contenham parabenos, ftalatos, petrolatos, além de filtros como oxibenzona, PABA e octinoxato, substâncias que podem ser nocivas para a saúde e para o meio ambiente

Como geralmente os parabenos aparecem nas fórmulas:

parabeno, paraben, mertilparabeno, propilparabeno, etilparabeno, butilparabeno, isopropilparabeno benzilparabeno  e qualquer substância terminada em “paraben”. 

Algumas formas que o Oxibenzona aparece nas fórmulas:

Oxybenzone, B3, Advastab 45, Anuvex, entre outros.

Livre de crueldade animal:

As marcas que são livres de testes em animais geralmente informam isso em seus sites e rótulos com os dizeres “cruelty free” ou “livre de crueldade animal”. Hoje em dia não é mais necessário fazer testes em animais. Os testes de cosméticos podem ser feitos em humanos voluntários. 

Compensação de embalagens:

marcas que se preocupam com o meio ambiente, pensam no impacto que a geração de lixo e embalagens têm sobre o planeta. Confira informações de como a marca recicla suas embalagens, geralmente através de parcerias com ongs especializadas em reciclagem, como a Eureciclo. 

Fórmulas biodegradáveis:

procure saber se a fórmula do protetor é biodegradável ou se seus resíduos bioacumulam no meio ambiente. Os protetores sustentáveis têm alto grau de biodegradabilidade. 

EXPERIÊNCIA E PERFORMANCE

O segundo fator de análise é como o produto se comporta na pele. É complicado ir surfar com um produto que na primeira onda furada, vai parar no seu olho e na sua boca. Além disso, se ele está escorrendo pela pele, significa também que ele está saindo do seu corpo com mais intensidade e vai obrigar que você reponha a camada de protetor mais cedo. Procure rótulos com os seguintes dizeres:

  • Muito resistente à água e ao suor;
  • Efeito mate / toque seco (não fica pegajoso);
  • Alta fotoestabilidade.

PRATICIDADE

Outro fator importante é a facilidade de aplicação, por isso prefira os protetores em bastão, que não sujam as mãos, são super práticos e evitam o desperdício. Por último, ainda precisamos pensar que esse protetor vai rolar para cima e para baixo dentro da mochila, pode pegar chuva na praia, ficar cheio de areia e a última coisa que você quer é que a embalagem abra e vaze protetor em todas as suas coisas. Mais uma vez o protetor em bastão é o mais prático, porque não vaza.

Além da aplicação no rosto, os protetores em bastão também são ótimos para cobrir orelhas, nuca, ombros e partes sensíveis, como tatuagens. A única questão é que os protetores em bastão não são tão simples de serem espalhados pelo corpo, mas isso é fácil de contornar com roupas e acessórios básicos de praia. Sempre que estamos na água, procuramos usar camisas de lycra para proteger o corpo e se possível, chapéus para diminuir a incidência solar na cabeça. Fora d’água, barracas e óculos de sol se tornam nossas maiores aliadas na busca pela proteção do Sol!

blu protetor

Por isso, hoje nós estamos com a BLU (@bluprotetor), que consegue suprir bem as nossas necessidades e garantir que tenhamos que focar apenas em curtir o tempo dentro da água. Os bastões da Blu foram pensados para nós esportistas, têm fórmulas biodegradáveis, de alta performance, sem testes em animais, livre de substâncias nocivas e amigos dos corais e oceanos. Além disso tudo, a experiência de usar Blu é outro nível. Tem um cheiro incrível e depois que o produto adere à pele, a gente até esquece que está de protetor.

Já conhece?

protetor blu

Conta pra gente como tem sido a sua experiência na busca pelo protetor solar ideal e não se esqueça de se proteger nesse verão ;)

Galerias | Mais Galerias