#organização #encontros 

Comemorando o Dia Internacional do Surfe ao Redor do Mundo

Carlos Escaba - ISA

A ISA celebrou ontem o Dia Internacional do Surfe, a ocasião anual que mostra a cultura deste esporte único, de apelo juvenil, com grande popularidade em todo o mundo e os seus princípios ambientais e de sustentabilidade.

Como se trata de 50º aniversário da ISA (International Surfing Association) este ano, a celebração global de 2014 foi também uma forma de expressar a dedicação do surf para o espírito olímpico, com destaque para os valores compartilhados do esporte de excelência, amizade e respeito para homenagear o dia olímpico na segunda-feira, 23 junho de 2014.

Como parte das comemorações do Dia Internacional do Surfe, e para honrar dia olímpico de 2014 de forma adequada, a ISA incentivou as suas 84 federações nacionais, os surfistas, os fãs de todas as idades e outras partes interessadas a sediar atividades de surfe em grupo para as comunidades em todas as cidades, nas praias e nos oceanos.

Mais de 200 eventos do Dia Internacional de Surfe, atividades e festas foram realizadas ontem em seis continentes e em mais de 30 países, incluindo a África do Sul, Brasil, Estados Unidos, Coreia do Sul, Austrália e Reino Unido. Na Suíça, um país sem litoral, uma exposição de surf foi criada com aulas de stand-up paddle e uma limpeza de praia em Montreux.

Em todo o mundo, outras atividades incluíram a organização de "remadas para fora" em que os surfistas remam para dentro do mar para formar um grande círculo flutuante para celebrar a amizade, a vida e o surfe. Fãs do surfe capturaram as suas celebrações do dia internacional do surfe através de múltiplas plataformas de mídia social, publicando histórias de surf, imagens e vídeos usando as hashtags #LoveSurfing e #ISD14 que também tinham mensagens de apoio para o dia olímpico e a ambição do surfe em se tornar um esporte olímpico.

Em Marrocos, o Wave Riders Association do Afeganistão, fez um vídeo especial em homenagem ao dia internacional do surfe e a Hurley África do Sul patrocinou aulas de surf grátis para jovens na praia de Muizenberg - dando a muitas das crianças a sua primeira experiência de surf.

O dia internacional do surfe recebeu excelentes níveis de engajamento de fãs através de várias plataformas de mídia social. Milhões de pessoas ao redor do mundo interagiram postando fotos de sua experiência. Um dos posts mais populares no Instagram por GoPro [@ GOPRO] recebeu mais de 100 mil curtidas.

As estatísticas globais de mídia social reafirmaram o alcance mundial do surf, altos níveis de fãs e engajamento das partes interessadas e o poder da comunidade global do surfe em apoiar a causa do esporte para participar do programa dos Jogos Olímpico de Verão

Em comemoração ao dia internacional do surfe, Fernando Aguerre, presidente da ISA, também organizou e participou de um festival de surf em sua cidade natal, Mar Del Plata, na Argentina. O evento contou com uma remada para fora, uma limpeza de praia e entretenimento ao vivo na forma de música e dança. Além disso, na Califórnia, a ISA organizou a sua própria remada para fora e limpeza de praia, com todos os membros da equipe participando da celebração de praia antes de iniciar o trabalho.

Falando de Mar Del Plata, Fernando Aguerre, disse: "Temos visto esta semana o apoio incrível para o surf ao redor do mundo. Nosso esporte é intrinsecamente jovem e isso é claramente demonstrado pelos níveis de engajamento em mídias sociais por surfistas, fãs e outras partes interessadas sobre o dia internacional do surfe. Vamos agora procurar canalizar esta força porque estamos ansiosos para dia olímpico.

"Com os nossos jovens fãs, o calendário internacional de grandes eventos de surf e nossos competidores famosos de surf, o esporte se conecta com exclusividade com o público através de plataformas de mídia social poderosas - estamos na fronteira do envolvimento dos jovens no momento em que isso é vital para o movimento para os jogos olímpicos.

"Os valores do Olimpismo - excelência, honestidade e respeito - são incorporados na cultura do surf e são esses valores e ethos únicos do esporte que fazem do surfe um verdadeiro esporte para todos. Estes são os atributos que vamos continuar a promover, enquanto continuamos no nosso caminho para a inclusão olímpica."

Reportagem traduzida do site da ISA

Galerias | Mais Galerias