#tubarões 
Austrália

Começou a caça ao tubarão na Austrália

Maria Pessanha

O ministro Norman Moore considera que se deve matar qualquer tubarão que signifique uma possível ameaça

Desde o Natal que os pescadores do oeste australiano têm agora o direito de matar qualquer tubarão branco que seja avistado em praias não patrulhadas. Dois barcos de pescas definiram zonas e redes para apanhar os tubarões branco de 3 ou 4 metros, sob a ordem no ministro Norman Moore de matar qualquer tubarão que encontrarem.

Se esta missão for bem sucedida, será o primeiro governo a ordenar a caça ao tubarão desde que o governo de Barnett introduziu o "ameaça iminente" no ano passado, devido aos 5 ataques fatais em apenas 10 meses. O departamento das pescas tomou a decisão no Domingo passado, pois acredita que os vários tubarões avistados no sudoeste desde o Natal, são na realidade apenas um tubarão.

Nos últimos 10 dias entre as praias de Quindalup e Meelup, Eagle Bay e Bunker Bay foram avistados tubarões perto da costa, todos os dias.

Antes do governo abrir esta caça ao tubarão foram feitas duas tentativas com redes, uma após a morte do mergulhador Peter Kurmann de 33 anos perto da cidade de Bunbury em Abril, e outra após a morte do americano George Thomas Wainwright, de 32 anos que também morreu quando estava mergulhando em Rottnest Island em 2011.

A equipe do departamento de pesca acredita que é sempre o mesmo tubarão. Um tubarão branco de 3 a 4 metros.

Galerias | Mais Galerias