Clube de Surf promove faxina na região costeira
Festival de Surf socioambiental Tomboys tira 1 tonelada de lixo da costeira e arrecada leite para entidades beneficientes
15/Out/2010 - Catharina Apolinário - São Paulo - BrasilNo último domingo (10) aconteceu na praia do Tombo o campeonato “Clube de Surf Tomboys - Fazendo a Ecofaxina na Costeira”. O Festival de surf beneficiente e ambiental reuniu surfistas locais a fim de realizar uma grande confraternização pelo esporte. Em busca de criar consciência ambiental nos surfistas e frequentadores da praia, foi realizada limpeza na região costeira, de onde foi retirado mais de 1 tonelada de lixo. Tal lixo foi apresentado à comunidade de maneira lúdica formando um cemitério que levava nas lápides a foto de animais marinhos mortos pela ação destes resíduos no mar. Os banhistas que estavam no local aplaudiram a ação.
Para o organizador do evento Paulinho Gonçalves a ação é mais uma vitória em 30 anos de limpeza nas praias. “Retiramos da costeira três sacos grandes só de tampas de garrafa pet, entre outras coisas. Esse lixo traz a morte de nossa fauna, nós caiçaras, locais da praia, temos que agir no sentido de proteger o lugar onde vivemos.” Afirmou Paulinho, que pretende realizar ações como esta a cada dois meses.
Alunos do Centro Acadêmico de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília levaram para a praia amostras de espécies locais. “Trouxemos aqui os animais que sofrem o primeiro impacto com o lixo no mar são espécies que, curiosamente, as pessoas que tem nos visitado nem sabem que existiam.” Ressaltou Gilberto Peres, aluno do 2° ano de Biologia Marinha. Para o estudante é importante participar de eventos como esse e conversar com as pessoas sobre os problemas causados pelo lixo, pois além de fazer sua parte na conscientização destas pessoas, adquirem conhecimento trocando experiências com a comunidade local.
Para Júlia Delicacori (7), de São Paulo, os animais ali apresentados eram novidade. “Nunca tinha visto esse animais, deu até um pouco de medo de tocar. Mas da para a gente perceber como é feio jogar lixo nos lugares, sempre vou jogar no lixo e proteger os animais.” Comentou Júlia. Muitas crianças e adultos passaram pelo local e puderam receber informações sobre a poluição marinha, a fauna e flora local. As crianças do Projeto Educasurf , da Prainha e Conceiçãozinha, também prestigiaram a ação. Instituições como lar Manain e o CRPI receberão todo o leite doado pelos competidores na ocasião da inscrição.
Além da exposição lúdica e dos animais marinhos, o artista plástico Maikerra expôs suas telas levando mais cor ao evento. “Minha arte vem expor a cultura do surf e a natureza.” Afirmou Maikerra. O evento teve apoio da Igreja Cristo Salva Guarujá, Prefeitura de Guarujá e Centro de Treinamento de Surf de Guarujá. Os patrocinadores foram as marcas Bullys, Surfstore e Kalfin.
Resultados do campeonato amador:
Open Local
Gabriel André
Marcelo Santos
Ícaro Rodrigues
Bruno Cordeiro
Júnior
Iage Araujo
Wanderson Silva
Luis Diniz
Manuel JR
Feminino
Beatriz Lima
Beatriz Oask
Gabriela Bueno
Rebeca Mormilho
Long Board
Rony Bonete
Leonardo Pereira
Luiz Prosdossimi
Leonardo Bombeiro