#amador #competições 
Caucaia - Ceará - Brasil

Circuito Wally de Surf 2009

George W. Noronha

Um Dinossauro a serviço das novas gerações

Rolou nesse final de semana a Primeira Etapa do Circuito Wally de Surf, na Praia do Icaraí, Barraca Praia e Sol. Mesmo com caráter de Surf Treino, a boa premiação atraiu atletas de todas as praias do estado.

Realizado a 10 anos pelo veterano e pioneiro do surf Walter Pinheiro, o Circuito a cada ano se consolida como o mais tradicional em uma modalidade de campeonatos que está cada vez mais raro.

“Antigamente várias pessoas faziam esse tipo de campeonato. É muito importante pois, como o próprio nome diz, serve como um importante treino para as competições oficiais... Faço isso por esses meninos que serão o futuro do surf. Sinto uma espécie de obrigação, um dever. Ajuda-los e educa-los é uma missão que eu faço questão de cumprir todos os anos. Dá muito trabalho, mas a sensação de dever cumprido não tem preço”, relatou Waltão, organizador do evento.

Além de mobilizar boa parte dos novos atletas cearenses, o evento ainda promoveu uma ação de combate a erosão que vem desconfigurando a paisagem de uma das praias mais conhecidas do nordeste. O Icaraí tem sofrido muito nos últimos 5 anos com o avanço da maré e voluntários se reuniram para tentar devolver um pouco da areia que as marés e a ação do homem têm dragado de forma implacável.

Baterias dentro d’água, as disputas pegaram fogo. Muitos campeões confirmaram seu favoritismo como foi o caso de Glauciano Rodrigues que levou a principal categoria do evento, a Open, e uma prancha nova. Ele também faturou a categoria Universitário. Outro atleta que se destacou e arrancou vários elogios foi a mais jovem revelação da praia do Mero, na Barra do Ceará, Wagner Sousa. Com um surf moderno e progressivo, ele venceu a Mirim e também levou uma prancha novinha pra casa. Os outros dois atletas que levaram prachas novas foram Diego Mendes vencedor da Junior e o pequeno Rafael Tigrão, que venceu a Iniciante.

Outros nomes conhecidos se fizeram presentes como Urso Ferreira da Prainha, Estefany Freitas, da Abreulândia, Roberto Mendes da Leste-Oeste, etc, mostrando o interesse e a importância desse Circuito para quem leva o surf a sério.

Os vencedores das outras categorias levaram blocos TECCEL e todos o finalistas ganharam um Kit HANG BOY e um troféu com uma pranchinha de madeira ao melhor estilo Havaiano.

“A 10 anos atrás eu tinha outros sonhos. Acreditava que os empresários se sensibilizariam com as dificuldades vividas pela maioria dos novos atletas. Hoje, vejo que as dificuldades parecem aumentar a cada ano, por isso parabenizo aos que apoiaram meu evento. Assim sigo meu caminho e não posso deixar morrer esse sonho, que não é só meu, mas sim de muitos garotos que mantêm a esperança de ter uma vida melhor através do surf”, relatou emocionado Waltão, que a muito tempo é conhecido não como o vovô do surfe, mas como o paizão da nova geração.

O Circuito Wally tem o patrocínio da HANG BOY e ainda terá duas etapas, uma na praia da Leste-Oeste e outra na paradisíaca praia da Taíba.

Por George W. Noronha

Assessoria de Imprensa da FCS

FEDERAÇÃO CEARENSE DE SURF – Uma Nova Atitude!

RESULTADOS

OPEN

1º Glauciano Rodrigues

2º Vitor Araújo

3º André Caboin

4º Lucas Alex

OPEN LOCAL

1º Clayton

2º Adriano dos Anjos

3º Cássio Jorge

4º Rodrigo Jorge

JUNIOR

1º Diego Mendes

2º Wagner Sousa

3º Marcos Otávio

4º Junior Almeida

MIRIM

1º Wagner Sousa

2º Hemerson Sousa

3º Marcos Otávio

4º Alisson Sousa

INICIANTE

1º Rafael Tigrão

2º Jorge Sousa

3º Sávio Carvalho

4º Paulinho de Sousa

FEMININO

1ª Estefany Freitas

2ª Gabriela Silva

3ª Catharina Andrade

4ª Yanca Costa

5ª Letícia Cavalcante

MASTER

1º André Caboin

2º Urso Ferreira

3º Alessandro Nogueira

4º Roberto Mendes

UNIVERSITÁRIO

1º Glauciano Rodrigues

2º Vitor Araújo

3º Felipe Maia

4º Caio Lívio

Galerias | Mais Galerias