#estadual #iniciantes 

Circuito Oakley apresenta WQSurf Estadual Sub 14 2012

Pedro Monteiro

Terminou nesse domingo, 17 de junho, na praia da Barra da Tijuca, a primeira etapa do Circuito Oakley apresenta WQSurf Estadual Sub 14. Em ondas muito pequenas e mexidas pelo vento, os niteroienses dominaram as ações, com destaque para Luca Nolasco

Exclusivo para nova geração do surfe, terminou neste domingo, 17 de junho, na praia da Barra da Tijuca as disputas da primeira etapa do Circuito Oakley apresenta WQSurf Estadual Sub 14 2012.

No segundo e decisivo dia de competição foram disputadas as semifinais e finais nas categorias Iniciantes (até 14 anos), Infantil (até 12 anos), Petit (até 10 anos), Pré-Petit (até 8 anos) e Feminino Iniciante (até 14 anos).

Se as condições estavam difíceis no dia anterior, no domingo de decisão o mar não colaborou e as ondas quebraram com menos de meio metro e mexidas pelo vento sudoeste, em um dia nublado no outono carioca.

Contando com a sorte, investindo na estratégia e apostando no talento, o niteroiense Luca Nolasco foi o grande destaque na Iniciante, principal categoria da disputa. Na final Luca bateu Théo Fresia, João Jacques e Raul Reis. Uma vitória construída no dia a dia. Com uma prancha Ricardo Martins (“uma das melhores que já tive”) e os conselhos de Guilherme Herdy, Luca está mais focado e larga como favorito na temporada. “Essa geração está tendo a possibilidade de ter ensinamentos que não tivemos. Um apoio muito importante no desenvolvimento do atleta”, disse Guilherme Herdy.

Também favorito, João Vitor Chumbinho começou o ano com o pé direito no Circuito Oakley apresenta WQSurf Estadual Sub 14. Dominando as ações e vencendo todas as baterias que disputou, Chumbinho terminou no topo do pódio. Ao seu lado o local do Arpoador, Mancine. Completaram a final Rafael Alla, terceiro, e Valentino Belga, o quarto colocado.

Na Petit, outra conquista niteroiense com Valentino Belga, mais uma aposta que conta com o apoio de Guilherme Herdy. Em uma disputa apertada Eduardo Vicente ficou em segundo, com Kalani Ratto em terceiro e Kauai Pinheiro em quarto.

Enquanto isso, no Feminino deu Saquarema na cabeça com a talentosa Kayane Reis dominando as ações e batendo Karol Ribeiro, Carol Bonelli e Gabriela Salles. Kayane é uma das boas promessas do surfe do Rio de Janeiro e agora treinada pelo bi campeão brasileiro, Leonardo Neves, começa uma nova fase na carreira.

Já na Pré-Petit, os mais jovens competidores do surfe no Rio de Janeiro travaram uma batalha que terminou vencida por um atleta do Rio Grande do Norte, Fabricio Rocha. Fabricio tem uma história que ultrapassa as fronteiras da competição. Veio de Natal para o Rio na cara e coragem, contando com o palanque da competição como moradia e com a sorte para comer, e se locomover.

Ainda na montagem da estrutura, Fabricio conheceu a equipe de marketing da WQSurf, patrocinadora do evento, que comovida com a história adotou o atleta e o pai. Deram hospedagem, alimentação, transporte e tudo o que eles precisavam. Humilde, Fabricio saiu da água direto para os braços de Marcelo Plaissant, proprietário da WQSurf. Uma conquista e atitude que emocionou a todos. Uma vitória inquestionável sobre Raphael Castro, o vice, Yan Sondahl, o terceiro colocado, e Ryan Borges, que fechou a decisão em quarto.

Fechando a disputa, no Tag Team Cariocas FC, entre torcedores do Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco, quem levou a melhor foram os torcedores da cruz de malta. O Flamengo ficou em segundo, com o Fluminense em terceiro e o Botafogo em quarto. A rivalidade do futebol contagiou a todos os presentes, em uma disputa emocionante.

O Circuito Oakley apresenta WQSurf Sub 14 2012 tem o patrocínio da Oakley e WQSurf. O apoio é da Board Session e Cariocas F.C., Prefeitura do Rio de Janeiro, Prefeitura de Arraial do Cabo, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Revista Surfar. A realização é da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, com apoio nessa primeira etapa da Associação de Surf da Barra da Tijuca.

RESULTADOS:

Iniciante

1º. Luca Nolasco

2º. Théo Fresia

3º. João Jacques

4º. Raul Reis

Infantil

1º. João Vitor Chumbinho

2º. Mancine

3º. Rafael Alla

4º. Valentino Belga

Petit

1º. Valentino Belga

2º. Eduardo Vicente

3º. Kalany Ratto

4º. Kauai Pinheiro

Pré-Petit

1º. Fabricio Rocha

2º. Raphael Castro

3º. Yan Sandhal

4º. Ryan Borges

Feminino Iniciantes

1º. Kayane Reis

2º. Karol Ribeiro

3º. Carol Bonelli

4º. Gabriela Salles

Board Session Best Wave

Fabricio Rocha – 8,5 pontos na bateria final da Pré-Petit

Tag Team Cariocas F.C.

1º. Vasco

2º. Flamengo

3º. Fluminense

4º. Botafogo