Circuito de surfe até 16 anos terá abertura em Garopaba
Com três etapas, circuito de surfe até 16 anos terá abertura em Garopaba. Competição ocorre nos dias 23 e 24 de janeiro na praia de Santa Catarina
08/Jan/2016 - globoesporte.com - Garopaba - Santa Catarina - Brasil
Com o surfe brasileiro em alta no cenário mundial, a nova geração continua sendo preparada para o futuro. Realizado tradicionalmente no início de cada temporada, durante o verão, o principal campeonato do Brasil na modalidade para atletas com até 16 anos de idade já tem definidas as datas e locais das três etapas de 2016.
Em sua 17ª edição consecutiva, o Grom Search, circuito promovido por uma grande marca de surfe mundial, terá a abertura agora, nos dias 23 e 24 de janeiro, na Praia da Ferrugem, em Garopaba. Na sequência, os competidores se encontram em outros dois emblemáticos picos do surfe brasileiro: a Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), nos dias 20 e 21 de fevereiro; e na Praia de Maresias, em São Sebastião, nos dias 5 e 6 de março.
- Em linha com o retorno global do emblemático projeto The Search, da Rip Curl, escolhemos em conjunto com as federações de surfe parceiras alguns os melhores picos para realização das etapas nesse ano - explicou Fernando Gonzalez responsável pelo marketing da marca que patrocina o campeonato no Brasil.
O campeonato conta com as categorias grommet (sub12), iniciante (no máximo 14 anos), mirim e feminina (ambas com limite de 16 anos). Novamente, a expectativa é atrair os principais nomes da nova geração do surfe nacional, como forma de incentivá-los para seguirem as mesmas trajetórias de destaques como Gabriel Medina, Adriano de Souza e Filipe Toledo, por exemplo, que competiram neste evento e hoje brilham na elite mundial.
As inscrições para primeira etapa na praia da Ferrugem serão realizadas a partir do dia 11, diretamente com a Federação Catarinense de Surf (FECASURF). Os campeões da mirim e da feminina garantirão suas vagas à final internacional do Grom Search 2017, em algum lugar do Mundo, reunindo atletas que competem nesse mesmo circuito em países como Estados Unidos, Austrália, África do Sul, Indonésia, Nova Zelândia e Europa. Eles terão as passagens e hospedagens pagas pela Rip Curl para representar o Brasil.
No ano passado, o Rip Curl Grom Search teve um grande momento no Brasil, com a realização da final internacional na praia de Maresias, onde o fenômeno Samuel Pupo “reinou” em casa, para ser o segundo brasileiro campeão, igualando o feito de Gabriel Medina em 2010, na Austrália.
Na disputa nacional, o catarinense Anderson Júnior e a carioca Luara Thompson faturaram os títulos entre os mais velhos e estão classificados para a final internacional deste ano, que ainda terá o lugar divulgado. Leonardo Barcelos, também de Santa Catarina, faturou na iniciante, enquanto que Diego Aguiar, de São Paulo, faturou na grommet.
ROUPAS E ACESSÓRIOS DE SURF E SKATE VOCÊ ENCONTRA NO SURFGURUSHOP.COM.BR