#bodyboarding #atletas 

Circuito Cearense de Bodyboarding 2024 2ª Etapa - Erik Silvino e Marília Alencar vencem a categoria Profissional

19/Ago/2024 - George Noronha

Encerrou-se neste domingo (18) o FTrade, ArcelorMittal e Secretaria de Esporte e Juventude apresentam: Circuito Cearense de Bodyboarding 2024 - 2ª Etapa. O palco para o show dos melhores bodyboarders do estado e da Região foi a paradisíaca Praia da Taibinha, localizada no município de São Gonçalo do Amarante-CE e os grandes campeões da principal categoria em disputa foram Erik Silvino, entre os homens, e Marília Alencar, entre as mulheres. Com os resultados ambos foram catapultados para o topo do ranking cearense, com Erik dividindo a liderança com Roberto Bruno e Marília assumindo a vice-liderança do estadual.

Na grande Final da Profissional Masculino Erik Silvino e Luiz Sérgio duelaram pelo cobiçado título da etapa em um mar bem difícil. Contudo, Erik conseguiu encontrar as melhores ondas mostrando mais uma vez que está em grande fase dominando as ações do início ao fim da bateria para conquistar o cobiçado título da etapa. 

“Estou muito feliz pelo resultado. Agora, o que era um sonho virou uma meta, ser Campeão Cearense Profissional de Bodyboarding 2024. Na primeira etapa eu acabei na nona colocação, e tinha de me dar bem aqui. Agora, com esse resultado, podemos acreditar ainda mais no sonho. Sem falar que acabei de ser pai e essa grana da premiação (R$ 2.100-Dois Mil Reais) não poderia ter chegado em melhor hora”, declarou Erik logo após a vitória, ainda sem saber que naquele instante ele já era o líder do Circuito, empatado com nada menos que Roberto Bruno. 

Apesar da derrota, Luiz Sérgio, que fez um excelente evento no geral, comemorou bastante o vice-campeonato e se disse honrado em poder estar disputando uma final com o Erik, que é um dos melhores bodyboarders da atualidade:

“Eu estou muito realizado com tudo o que aconteceu nessa etapa. Estou com um ritmo de treinos muito bom, tanto na parte física, quanto na parte técnica, focando no Brasileiro. Gostei muito da minha performance aqui. Até me surpreendi, porque eu confesso que não esperava chegar tão longe, Na final não consegui encontrar as ondas e o Erik tem todo o mérito, porque ele veio quebrando desde o início do campeonato e hoje ele foi o melhor e mereceu o título da etapa… E na verdade, pra mim, te fazer uma final no Circuito Cearense, com o nível que a gente tem aqui, eu só poderia estar muito alegre. E não posso deixar de agradecer a vocês da Federação por tudo o que vocês têm feito pelo bodyboarding em nosso estado. Eventos com uma megaestrutura, premiação em dinheiro na praia, valorização do atleta, movimentando toda a cadeia produtiva, enfim, muito obrigado por tudo o que vocês estão fazendo”, comemorou Luiz Sérgio. 

Entre as mulheres, o duelo foi ainda mais eletrizante, já que dentro d'água tínhamos a líder do ranking Patrícia Setúbal e sua desafiante, Marília Alencar, que iniciou a última e mais importante bateria entre as mulheres dando as cartas e pegando a sua melhor onda da grande Final, valendo seis pontos. Contudo, Patrícia tratou logo de responder com uma nota 4,50 e em seguida, 4,40 para assumir a liderança da bateria. Na metade da disputa, Marília pega a onda que precisava e vira a bateria para não sair mais da liderança até o último toque da sirene, tornando-se a grande campeã da segunda etapa do Circuito Cearense de Bodyboarding 2024. 

“Eu quase não vinha pra essa competição. Meu pai faleceu há duas semanas e ele era muito mais que um pai, ele era meu paitrocinador, meu maior incentivador... ele era meu alicerce e eu fiquei muito enfraquecida. Mas, essa vitória eu dedico a ele e sei que ele está muito feliz. Agora, vamos pra próxima”, declarou Marília, visivelmente emocionada pelo luto com a perda do pai.

Para Patrícia Setúbal, o resultado foi muito bom, pois, além de ser uma grande amiga de Marília e ter ficado muito feliz com a sua vitória, ela deu mais um grande passo em direção à conquista do título estadual:

“Esse pódio pra mim está sendo muito gratificante. Eu e a Marília somos amigas de adolescência. Quando ela passou pra Final eu fiquei muito feliz, de verdade. A nossa amizade é verdadeira, então eu fiquei muito feliz com o resultado dela. Eu venho de uma trajetória de grandes vitórias. Venci a primeira etapa e com esse vice-campeonato eu me isolo mais ainda na liderança do circuito, já que minhas principais adversárias saíram da competição muito cedo. Então é isso, comemorar e trabalhar para conquistar o título de Campeã Cearense Pro 2024”, declarou Patrícia. 

Entre os amadores, os grandes campeões da principal categoria, a Open, foram Rafael Ramos e Graziela Monteiro. Entre os homens, Francisco Bruno, Luiz Guilherme e Kauan Silva completaram o pódio masculino em segundo, terceiro e quarto colocados, respectivamente. Com o resultado Kauan assume a liderança do circuito. 

E entre as mulheres, Vitória Castro, Cely Silva e Vida Andrade finalizaram a etapa na segunda, terceira e quarta colocações, respectivamente. Com a segunda vitória em duas etapas Graziela Monteiro consolida a liderança da categoria e é mais uma que está muito perto da conquista do título do Circuito.

Na Master, Luiz Sérgio mostrou mais uma vez que está em grande forma superando Alberto “Betinho” Colares em segundo, Gilvan Rocha em terceiro e Phelipe Silva na quarta colocação.

Na Legend o grande campeão foi Alberto Colares, abocanhando mais um troféu de campeão para a sua extensa coleção. Em segundo ficou Gustavo Tavares, em terceiro Eduardo Pinheiro e na quarta colocação ficou Adriano Saraiva.

Na Grand Legends deu Betinho novamente, com mais uma vitória e mais um troféu de campeão para a sua já abarrotada estante. Em segundo ficou Paulo Sérgio, com Eriko Vasconcelos em terceiro.

Na Grand Master o vencedor foi Caio Sombra, mostrando muita versatilidade para superar Gilvan Rocha, Cassote Santos e Victor Castelo, na sequência, segundo, terceiro e quarto colocados.

Na categoria PCD curiosamente o pódio repetiu as mesmas colocações da primeira etapa, sem alterações no ranking, com Tércio Cyclop em primeiro, Pedro Maciel em segundo, Rangéria Amorim na terceira colocação e Cristiane Andrade na quarta colocação.

Entre os iniciantes, na categoria masculino, o campeão foi Vinícius Lopes, com Renan Ribeiro em segundo, Herisson Xavier em terceiro e Arthur Duarte em quarto. Na Feminino Kailane Sousa foi a grande campeã, com Sabrina Santos em segundo, Maria Clara em terceiro e Sophia Frota na quarta colocação.

Na categoria Estreante Feminino melhor para Sara Rocha, que venceu a etapa, com Maria Clara na segunda colocação, Suely Frota em terceiro e Karen Sousa na quarta colocação.

A categoria Escolinha o mais novo vencedor foi Israel Nicolas, com Daniel Nascimento em segundo, Thallys Carvalho em terceiro e Kayane Moraes completando o pódio na quarta colocação.

Visitantes prestigiam o evento e elevam o nível da competição

Apesar da ampla maioria de atletas cearenses a presença de competidores vindos de outros estados comprova a importância e o valor do Circuito Cearense de Bodyboarding. O potiguar Fábio Soares e o carioca Renan Correia foram os que chegaram mais longe. Mas, ainda tivemos a presença dos potiguares Neto Bezerra, Alberto Lundi e Marcus Flavius e do alagoano Nilton Santos, que fizeram boas apresentações, vencendo suas baterias da Fase 1 da competição.

AULÃO SOCIAL - ArcelorMittal promove Aulão Social de Bodyboarding gratuito para crianças e adolescentes na praia da Taíba sábado (17/8)

Um dos pontos altos do Circuito Cearense de Bodyboarding 2024 tem sido os Aulões Sociais de Bodyboarding, promovidos em parceria com a ArcelorMittal. Nesta segunda etapa o evento aconteceu no sábado (17/08) e além da experiência esportiva, também foram promovidas atividades de educação ambiental, limpeza de lixo e microlixo da faixa de areia, gincanas educativas e palestras para crianças e adolescentes estudantes de escolas públicas da praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante, e entorno. Realizado pela ArcelorMittal, o Aulão promove a prática esportiva orientada por alguns dos principais bodyboarders do Ceará e do Brasil: o multicampeão Roberto Bruno, Luiz Gustavo (Gustavinho), Ricardo Barbosa e Dalete Mousinho. Uma experiência única que tem mudado os rumos de muitas crianças que têm sido apresentadas ao esporte através de seus principais ídolos.

Emanuela França, gerente geral de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal unidade Pecém, destaca que o esporte tem essa potência de promover a diversidade, a equidade e a inclusão. "O evento traz modalidades e atividades diversas, que oportunizam a experiência do bodyboarding para todas as pessoas. E nós acreditamos em iniciativas assim, que agregam e promovem desenvolvimento para as pessoas e para a região. Promover esses pilares é um compromisso de todos nós que fazemos a ArcelorMittal", afirmou a gestora.

Com a palavra Marcelo Barros, Presidente da Federação de Bodyboarding do Ceará:

“Estamos muito felizes com mais uma etapa concluída com sucesso! O evento foi lindo e somos muito gratos a todos que de alguma forma contribuíram para que tudo ocorresse bem. Foram três dias de muitos encontros, risos, alegria, diversão, aprendizado, cultura, amizades e tudo o que apenas uma experiência esportiva pode proporcionar. Quero aqui agradecer aos patrocinadores e apoiadores, que confiam em nosso trabalho, e aos nossos leais colaboradores, pois a Federação é feita por muitas pessoas que amam o bodyboarding e querem ver o esporte crescer, mesmo que isso possa representar muitas horas e às vezes dias longe até mesmo das nossas casas. Somos uma família, e como toda família queremos o melhor para todos. Agora, vamos para a próxima etapa que o trabalho não pode parar”, afirmou o dirigente.

Categorias em Disputa no Circuito Cearense de Bodyboarding 2024

• Profissional Masculino e Feminino

• OPEN Masculino e Feminino

• Estreante Masculino e Feminino

• Iniciante Masculino e Feminino

• Master

• Grand Master

• Legends

• Grand Legends 

• PCD

Premiação

A premiação do FTrade, ArcelorMittal e Secretaria de Esporte e Juventude Apresentam: Circuito Cearense de Bodyboarding 2024 - 2ª Etapa, foi composta por R$ 10.000,00 (dez mil reais) distribuídos entre os melhores colocados na categoria Profissional Masculino e Feminino, além de pés de patos e pranchas. Todos os finalistas das 13 categorias receberam troféus e kits de premiação.

DISTRIBUIÇÃO DA PREMIAÇÃO EM DINHEIRO NA PROFISSIONAL

Pro Masc

Campeão: R$ 2.100,00

Vice-campeão: R$ 1.000,00

3º lugar: R$ 700,00

3º lugar: R$ 700,00

5º lugar: R$ 250,00

5º lugar: R$ 250,00

5º lugar: R$ 250,00

5º lugar: R$ 250,00

Pro Fem

Campeã: R$ 2.100,00

Vice-campeã: R$ 1.000,00

3º lugar: R$ 700,00

3º lugar: R$ 700,00

RESULTADOS

PROFISSIONAL Masculino

1º Erik Silvino

2º Luiz Sérgio

3º Marcelo Gonçalves

3º Ricardo Barbosa

PROFISSIONAL Feminino

1ª Marília Alencar

2ª Patrícia Setúbal

3ª Clara Pontes

3ª Bia Jesus

OPEN Masculino

1º Rafael Ramos

2º Francisco Bruno

3º Luiz Guilherme

4º Kauan Silva

OPEN Feminino

1ª Graziela Monteiro

2ª Vitória Castro

3ª Cely Silva

4ª Vida Andrade

MASTER

1º Luiz Sérgio

2º Alberto Colares

3º Gilvan Rocha

4º Phelipe Silva

LEGEND

1º Alberto Colares

2º Gustavo Tavares

3º Eduardo Pinheiro

4º Adriano Saraiva

GRAND MASTER

1º Caio Sombra

2º Gilvan Rocha

3º Cassote Santos

4º Victor Castelo

GRAND LEGENDS

1º Alberto Colares

2º Paulo Sérgio

3º Eriko Vasconcelos

PCD

1º Tércio Cyclop

2º Pedro Maciel

3ª Rangéria Amorim

4ª Cristiane Andrade

INICIANTE Masculino

1º Vinicius Lopes

2º Renan Ribeiro

3º Herisson Xavier

4º Arthur Duarte

INICIANTE Feminino

1ª Kailane Sousa

2ª Sabrina Santos

3ª Maria Clara

4ª Sophia Frota

ESTREANTE Feminino

1ª Sara Rocha

2ª Maria Clara

3ª Suely Frota

4ª Karen Sousa

ESCOLINHA

1º Israel Nicolas

2º Daniel Nascimento

3º Thallys Carvalho

4º Kayke Moraes