#fotografia #expedições #ecologia #estudos 

Cientistas Mapeiam a Saúde de Fundos de Coral Famosos

nationalgeographic.com

Verificando o impacto do surf sobre fundos de coral em todo o mundo

Clinton Edwards e Clifford Kapono, do Scripps Institution of Oceanography e a UCSD, estão propondo um projeto de um ano para mapear visualmente (talvez no Google-Earth) a saúde dos recifes de coral abaixo dos mais famosos picos de ondas do mundo. Este projeto foi enviado para a National Geographic e a sua apresentação de vídeo: "Through the Surface" concorreu com mais de 700 outros projetos antes de ser escolhido como um dos 10 finalistas do concurso Expedição Patrocinada. Eles estão atualmente empatados em primeiro lugar e precisa de seu voto para garantir o seu projeto. 

Em seu pequeno vídeo onde propõem uma expedição para viajar para Pipeline, Teahupoo, P-Pass, Cloudbreak, e um recife sem marcação para criar imagens em massa (talvez no Google-Earth) que irá permitir que o público veja o que realmente está acontecendo sob estes famosos picos de surf e educar, envolver e conscientizar sobre a importância destes recifes. 

A votação está em andamento e vai até 29 de setembro. Eles estão esperando que você vai considere lançar seu voto e compartilhar através da mídia social, seus contatos a quantas pessoas que você conhece! Cada pessoa pode votar uma vez a partir de qualquer dispositivo que possuem, todos os dias, indo para: http://goo.gl/FRwMUE 

A National Geographic Society nos escolheu como finalistas, porque eles acreditavam que o mundo se preocupa com os recifes de coral e não vai deixá-los desaparecer. Em particular, eles acreditavam que a nossa promessa de que o mundo do surfe se preocupa profundamente com estes recifes por causa de nossa conexão com as ondas que quebram sobre eles. Eles acreditaram em nós quando dissemos que os surfistas são tão apaixonados por recifes que iriam provar ao mundo que o seu mar e os recifes que surfam precisam ser protegidos agora. Eles acreditaram em nós tanto, que deliberadamente nos escolheram de 700 candidatos em um concurso nacional. Mas eles estão deixando o público provar isso. 

Esta é a oportunidade que o mundo do surfe tem para provar ao resto do mundo que não somos os rebeldes não fazer nada, apenas ficamos lá fora, se divertindo, sem um cuidado no mundo. Ao ter certeza que este projeto irá ganha, podemos provar para o mundo que somos uma força a ser levada a sério e que não vamos deixar que o progresso marche sobre nossos recursos estimados. 

Os recifes de coral ao redor do mundo estão em declínio dramático e há uma necessidade urgente da sensibilização e da participação do público para apoiar as atividades de conservação contra o aumento das ameaças, como o desenvolvimento costeiro, a sobrepesca e as mudanças climáticas. Poucas atividades chamam a atenção tanto para os recifes como o surf e o fascínio do surf, e o apreço pela beleza das ondas quebrando que se estende muito além da comunidade do surf. Apesar dessa atenção, a estrutura e o estado de saúde dos recifes que criam essas ondas são pouco estudadas pelos cientistas. 

Surfistas e o público em geral são em grande parte alheias a mudanças nos ecossistemas recifais, porque eles simplesmente não são capazes de investir o tempo necessário para estudar e explorar até entender os sinais visuais e químicos da saúde do recife. A grande maioria dos surfistas nunca realmente viram os recifes sobre onde eles surfam. Além disso, boas ondas não necessariamente equivalem a recifes saudáveis​​. Como resultado, a comunidade do surf está se envolvendo em conversas de conservação de recifes de coral. No entanto, a saúde desses recifes influenciam diretamente as comunidades que dependem deles. Sem um ecossistema de corais saudáveis e em crescimento, o recife acabará por se corroer e a vida que eles sustentam desaparecerá. Dado o seu contato íntimo com esses recifes, a comunidade mundial do surf está pronta para ser uma poderosa defensora, se eles puderem ser motivados a agir. Para fazer isso, primeiro precisamos inspirar e educar. 

Usaremos uma nova e inovadora tecnologia em larga escala (acho que o Google-Earth) de foto-mosaico subaquático para imagem dos recifes em algumas das ondas mais famosas do mundo, como Pipeline, Teahupoo, Cloudbreak e Palikur Pass. Cada uma dessas ondas estão localizadas em áreas de necessidade crítica de conservação, e nós também iremos visitar locais próximos para documentar os recifes saudáveis ​​e aqueles em declínio. Viajar para essas áreas também irá nos dar a oportunidade de acessar locais próximos e comparar essas ondas e recifes conhecidos com aqueles inexplorados. Por sua vez, informar as perspectivas científicas e públicas do que os recifes relativamente "intactos" se parecem. 

Os produtos que nós produziremos são imagens altamente detalhadas, contínuas da cobertura do recife e iremos despertar o interesse dos surfistas que irão surfar essas ondas, assim como milhões de outras pessoas ao redor do mundo que também serão inspiradas nas imagens destes recifes. Ao deixar estas imagens e informações disponíveis ao público, iremos educar os surfistas e os não-surfistas. Acreditamos que este projeto irá aumentar dramaticamente o engajamento e inspirar o apoio para a conservação dos recifes de coral. 

 

Acreditamos firmemente que podemos motivar a comunidade do surf para que se tornem parceiros ativos e importantes na conservação dos recifes de coral. As imagens de foto-mosaico de alta resolução e perfis químicos dos recifes sob os mais famosos picos de surf do mundo, irá fornecer às comunidades de surfistas e de não-surfistas uma interface interativa emocionante para explorar os recifes sob suas ondas favoritas. O prêmio a ser concedido pela National Geographic permitirá que o nosso projeto seja exibido com sucesso no cenário mundial e fornecer ao público dados de conservação de recifes de corais impactantes e relevantes. Ao educar o público através da ciência e imagens inspiradoras iermos sensibilizar e mudar a maneira como as pessoas vêem e, finalmente, interagem com esses recifes e inspirar a mudança.

Traduzido de Scientists map health of famous reef breaks

Link: Through de Surface

Galerias | Mais Galerias