#tecnologia 
Estados Unidos

Cientistas inventam a partícula de oxigênio

techwench.com

Cientistas do Hospital Infantil de Boston fizeram uma descoberta médica, que tem o potencial para remodelar o mundo do surf.

A equipe de inventou uma micro-partícula que, ao ser injetado na corrente sanguínea, pode rapidamente oxigenar o sangue e manter uma pessoa viva por até 30 minutos depois de parar de respirar.

Dr. John Kheir foi inspirado a iniciar o estudo em uma das suas pacientes, que teve um caso grave de pneumonia. Ela teve uma parada cardíaca e, porque não havia muito sangue em seus pulmões, ela foi incapaz de respirar por 25 minutos, o que a levou a graves danos cerebrais.

Estas micro-partículas têm apenas cerca de 2 a 4 micrómetros de comprimento, mas elas transportam quatro vezes o teor de oxigênio que as células vermelhas do sangue transportam.

Este avanço pode permitir que um surfista possa ficar debaixo d'água por mais de vinte minutos. Se essas injeções forem disponibilizados em hospitais e ambulâncias, elas também poderiam salvar a vida de surfistas que ficarem submersos por muito tempo. Quando os médicos injetaram a partícula nas veias de um paciente, ele restaurou os níveis de oxigênio quase de volta ao normal. Para os médicos, isso poderia lhes permitir para evitar um ataque cardíaco ou uma ameaça de danos cerebrais irreversíveis. A principal causa da parada cardíaca para a maioria dos pacientes é atribuída a complicações respiratórias.

Embora possa soar como um filme de ficção científica, anos de investigação foram feitos para tornar esta partícula "ar em uma garrafa" possível. Esta descoberta pode representar uma oportunidade de aumentar os limites, e um mecanismo de segurança para os surfistas mais ousados. Só o tempo dirá.

Links Relacionados:

Reportagem Original

Galerias | Mais Galerias