#aloha #aprendizado #cultura #yoga 
Brasil

Celebrando o dia Internacional do Yoga: uma jornada para uma vida saudável e equilibrada

Jefferson Brasileiro

Descubra os benefícios do Yoga para a saúde e bem-estar, explore os oito passos do Yoga e encontre equilíbrio físico, mental e espiritual.

O dia do Yoga foi estipulado pela ONU em 2014. A data escolhida foi referente ao solstício de verão (no hemisfério norte) e então, desde 2015, todo dia 21 de junho deve ser celebrado o Dia Internacional do Yoga. O objetivo principal é de conscientizar as pessoas sobre os benefícios do Yoga para melhora da sua saúde e bem-estar e estimulá-los a buscar um caminho para uma vida mais saudável.

Foto de Tatiana Danelli no Pexels

Eu, como de Professor de Yoga, vejo essa resolução positivamente, pois conhecendo os benefícios do Yoga, quanto mais pessoas descobrirem esses benefícios, podemos a longo prazo termos um planeta mais saudável e amoroso.

Quando estou dando aula, tenho que saber que o Yoga vai além de uma prática física e ainda tenho a obrigação de comunicar aos meus alunos toda a parte teórica dos princípios básicos de conduta humana, também conhecidos como Ética do Yoga, o Astanga Yoga, os oito passos para se alcançar a liberdade dos desejos que geram turbilhões em nossa mente.

Os Oito Passos de Patanjali são, Yamas (abstenções), Niyamas (auto-cuidado), Asanas (posturas físicas), Pranayama (controle da energia vital), Pratyahara (controle dos sentidos), Dharana (concentração), Dayana (meditação) e Samadhi (Libertação).

Resumidamente, os oito passos se iniciam com os Yamas, que são cinco e nos mostram as formas como devemos lidar com as outras pessoas, são eles: Ahimsa (não violência), Satya (não mentir), Asteya (não roubar), Brahmacharya (sexo com equilíbrio) e Aparigraha (desapego).

Depois o praticante deve passar pelos Niyamas, que também são cinco e são as formas que lidamos com nós mesmos, são elas: Shaucha (purificação do corpo), Santocha (contentamento), Tapas (Disciplinas), Svadhyaya (Estudos) e Ishvara (entrega).

Logo após toda essa mudança no seu comportamento ético e moral, você deve se dedicar a prática dos Asanas e quando dominar as técnicas deve passar para os exercícios de controle de energia vital, os Pranayamas, para depois conseguir controlar todos seus desejos e sentidos em Pratyahara, alcançar em Dharana a concentração necessária para só depois, conseguir meditar em Dayana e por fim chegar a tão sonhada libertação em Samadhi.

Foto de Ana Tarazevich no Pexels

Parece ser bem difícil, mas na verdade não é. Tudo acontece ao mesmo tempo e agora, uma ação vai levando a outra. Enquanto você inicia uma prática física, por consequência começa a procurar uma alimentação melhor, começa a buscar conhecimento, e assim por diante. Então o importante é que durante toda a nossa vida busquemos evoluir de alguma forma, e a prática do Yoga pode ser essa ferramenta que te levará a uma vida mais saudável e equilibrada.

E para finalizar, a minha frase sobre o Yoga: a Yoga me aproxima da minha essência, me deixa mais centrado no agora, no que tenho que viver e sentir, hoje!!!

Jaya Yoga !!! 

 

---

Jefferson Brasileiro é professor de Educação Física, especialista em Biomecânica, Avaliação Física, Treinamento Desportivo e Yoga. Também é professor de surf credenciado pelo Instituto Brasileiro de Surf e pela International Surfing Association. Pesquisador na área de Ciência da Saúde, pela UNIFESP. Criador do canal do Youtube, “Surfyoga na Rede”. Atualmente trabalhando como Instrutor de Surf e Yoga, em Santos/SP.

Instagram: @jeffbrasil02

 

Galerias | Mais Galerias