#amador #competições 
Bahia - Brasil

Ceará convence no Billabong Brasileiro de Surf na Bahia

Chico Padilha

Michael Rodrigues foi destaque do campeonato e do campeão Ceará, agora vice de São Paulo antes das etapas finais

O domingo de sol brilhando nas elogiadas ondas da Praia de Jaguaribe, Salvador, Bahia, coroou o sucesso da segunda das quatro etapas do circuito da Confederação Brasileira de Surf (CBS), o Billabong Brasileiro CBS, que reuniu os melhores surfistas da nova geração do pais na capital baiana desde sexta-feira.

E foi a Bahia que teve a primazia de definir o trio Open (sem limite de idade) que, pelo ranking, integrará ao selecionado brazuca nos Jogos Mundiais de Surf, o ISA World Surfing Games, torneio conhecido como as Olimpíadas do Surf, este ano em Junho, no Panamá.

Dos dois brasileiros confirmados no ISA Games Panamá, um "sobrou" nas ondas baianas, o “brasilicearensense” Michael Rodrigues, nascido na capital do Brasil e há muito radicado no Ceará que, depois de vencer à Júnior (Sub-18), ratificou a vaga que já garantira ao escrever seu nome de forma consecutiva em mais uma final Open, e assumindo a ponta do circuito ao emendar segundo lugar no seu Ceará com a vitória na baiana Jaguaribe.

Na Júnior, sua nota acima de oito pontos ditou ao ritmo desde os primeiros minutos e ele ainda tratou de marcar ao segundo colocado Elivelton Santos que momentos antes vencera na Mirim, tomado de si mesmo os recordes da prova, que na Sub 18 teve Deivid Silva se mantendo livre com terceira posição, a frente do recordista da sexta-feira, Lyssandro Leandro, que veio do Espírito santo.

O paulista Deivid Silva, foi vice na Open, mas Diego Michereff, catarinense pontuador individual (Alternate), garantiu à outra vaga ao ser terceiro e passar de quinto a vice líder da categoria na qual o surf baiano foi ao pódio com um decano, o experiente Marcelo Alves, ilheense com mais tempo de surf que a idade de qualquer um dos outros três finalistas.

Na Feminina Open, a ponta do circuito valeu vaga ao Mundial do Panamá e foi definida apenas na final; nela duas competidoras tendo chance, uma a potiguar líder Gilvanilta Ferreira que, permanecendo invicta, confirmou-se para ir representar ao Brasil no Panamá após final com Estefany Freitas sendo segunda, outra cearense, Rhafaela Bahia, na terceira posição, e Isabela Lima,do Rio de Janeiro, na quarta.

Na final Mirim, a vitória valeu liderança ao paraibano Elivelton Santos, autor na decisão da maior nota, 9,33 pontos, e da maior média, 16,50, na decisão Sub-16, quando deixou aos paulistas Edgar Groggia e Igor Morais como vice e terceiro, e Lucas Silveira, do Rio de Janeiro, em quarto lugar e descendo à segundo no ranking.

Na Júnior Feminino, a cearense Estefany Freitas também venceu para assumir à ponta com 1810 pontos após duas etapas, dessa vez com Carol Fernandes, atleta da seleção fluminense, Camila Neros, do Ceará, e Yorrana Borges, pontuando pela Paraíba, vindo em seqüência nas posições do pódio.

Na Iniciante, o paulista Igor Morais assumiu à liderança Sub-14 sem vencer, superado na etapa por seu conterrâneo Vitor Bernardo, com ambos deixando Rafael Venuto, do Ceará, e ao catarinense André Heiden, na terceira e quarta posição, todos com chances reais ao título 2011, com as seis divisões permitindo descartar os pontos da menor das quatro colocações.

Na disputa entre seleções não há descarte, mas o líder São Paulo, perdendo à invencibilidade

iniciada na abertura do ano passado, agora vê no retrovisor o novo vice Ceará mais próximo, e o selecionado paraibano, terceiro ao cair uma posição, um pouco mais distante, o que acabou sendo lucro para os surfistas bandeirantes, que este ano farão quatro incursões na busca do décimo primeiro título, a próxima para o estado do Rio de Janeiro, quarto nas ondas da Bahia.

A vantagem do Ceará na Bahia, dezesseis pontos, teria sido menor se os paulistas tivessem levado representação feminina, mas quanto a isso Amélio Júnior, vice presidente da Federação Cearense de Surf, já antecipou que vai fortalecer a do seu estado com a convocação de Estefany Freitas como titular na Júnior do Billabong Brasileiro de Surf, seria então a tentativa de ver repetido no surf feminino à difícil dupla vitória na Bahia do conterrâneo, e igualmente talentoso, Michael Rodrigues.

Não vão faltar estratégias aos outros estados, afinal os seis primeiros da etapa chegaram com chances ao título que o já favorito Ceará confirmou.

 

O Billabong Brasileiro de Surf CBS, com Nixon, Vonzipper, Xcel e Dakine, em sua segunda etapa na Praia de Jaguaribe, Salvador, Bahia, de 06 a 08 de maio foi patrocínio Superintendência dos Esportes do Estado da Bahia (SUDESB), Empresa Baiana de Águas e Saneamentos SA(EMBASA) Governo da Bahia, apoio Prefeitura de Salvador, realização Confederação Brasileira de Surf (CBS) cujo site oficial é o www.cbsurf.org.br, o mesmo que transmite ao evento na Bahia a partir das nove horas.

Billabong Brasileiro de Surf

Final Júnior Feminino

1 Estefany Freitas CE 12,00 Pontos

2º Carol Fernandes Seleção RJ 8,30 pts

3º Camila Neros CE 6,16 pts

4º Yorrana Borges Seleção PB 4,70 pts

Líder Estefany Freitas CE 1729 pts

Final Mirim

1º Elivelton Santos Seleção PB 16,50 pts

2º Edgar Groggia SP 12,87 pts

3º Igor Morais SP 10,60 pts

4º Lucas Silveira Seleção RJ 8,80 pts

Líder Elivelton Santos 1810 pts

Final Open Feminina

1º Gilvanilta Ferreira Seleção RN 9,33 pts

2º Estefany Freitas Seleção CE 6,07 pts

3º Rafaela Bahia CE 6,00 pts

4º Isabela Lima Seleção RJ 4,90 pts

Líder Gilvanilta Ferreira 2000 pts

Final Júnior

1º Michael Rodrigues Seleção CE 13,67 pts

2º Elivelton Santos Seleção PB 11,40 pts

3º Deivid Silva Seleção SP 9,50 pts

4º Lyssandro Leandro ES 6,10

Líder Deivid Silva 1810 pts

Final Iniciante

1º Victor Bernardo SP 10,53 pts

2º Igor Morais Seleção SP10,00 pts

3º Rafael Venuto CE 9,74

4º André Heiden SC 6,93 pts

Líder Igor Morais 1800 pts

Estados

1O Ceará 158

2o São Paulo 142

3O Paraíba 136

4O Rio de Janeiro 118

Final Open

1º Michael Rodrigues Seleção CE 14,03 pts

2º Deivid Silva Seleção SP

3º Diego Michereff SC 9,80 pts

4º Marcelo Alves BA 7,26 pts

Líder Michael Rodrigues

1800 pts

 

 

 

Etapa CBS Salvador após 2o dia

Posição - Estado Pontos -

1O Ceará 158

2o São Paulo 142

3O Paraíba 136

4O Rio de Janeiro 118

5OSanta Catarina 106

6O Bahia 96

7O Rio G. do Norte 80

8O Espírito Santo 58

 

 

 

Ranking CBS de Seleções após etapa 2

1O São Paulo SP 1900 pontos

2O Ceará CE 1729 pts

3o Paraíba PB 1710 pts

4O Santa Catarina SC 1466 pts

5O Rio de Janeiro RJ 1385 pts

6O Rio Grande do Norte RN 1121 pts

6O Bahia BA 1121 pts

8O Espírito Santo ES 956 pts

Galerias | Mais Galerias