#treinamento 

CBSurf Lança o Programa de Treinamento Seleção Brasileira Júnior 2024

Cbsurf

Seleção Brasileira Júnior é composta por doze atletas; Oito atletas juniores recebem o convite para o Programa de 2024; Parte do Treinamento será realizado na piscina de ondas da Surfland Brasil;

Após um 2023 muito produtivo para o surf de base brasileiro, primeiro ano do Programa de Treinamento Seleção Brasileira Júnior da CBSurf, com direito a título mundial por equipes e título na categoria Sub 18 com o paulista Ryan Kainalo durante o “ISA World Junior Surfing Championship” que rolou na Praia da Macumba no Rio de Janeiro no mês de novembro, a Confederação Brasileira de Surf lança mais uma temporada do programa em 2024.

O palco para dar início ao programa é mais uma vez a Praia Mole na cidade de Florianópolis, no período de 25 à 31 de março de 2024. Participam os 12 integrantes da Seleção Brasileira Júnior, composta por 3atletas masculinos mais 3 atletas femininos na categoria sub 18 e também 3 atletas masculinos mais 3 atletas femininos na categoria sub 16, equipe essa que disputará o mundial júnior neste ano de 2024. Além dos 12 atletas que compõem a Seleção Brasileira Júnior de 2024, a Confederação Brasileira de Surf

- CBSurf trouxe uma grande novidade para esse ano, que foi um “convite” para mais 8 atletas a

participarem do Programa de Treinamento, estendendo a oportunidade para que mais surfistas juniores

se prepararam para as futuras competições. Para o vice-Presidente e Diretor de Esportes da CBSurf, Paulo Moura:

“Estou muito feliz em dar início a mais um ano de trabalho, é o segundo ano do nosso Programa de Treinamento Seleção Brasileira Júnior, um programa que foi criado no ano de 2023 e já no primeiro ano conseguimos ser campeões mundiais juniores, não só por equipes, mas também com o Ryan Kainalo que foi campeão mundial júnior individual. Esse ano nós crescemos o programa, não só com os 12 classificados para o mundial ISA, mas também com 8 convidados do circuito de base, pra que a gente trabalhe mais atletas e crie mais oportunidades para que esses atletas no futuro estejam solidificando uma equipe júnior. Esse é um ano olímpico, é muito importante para eles participarem dessa áurea de ter o surf nas olimpíadas, assim como o nosso Programa de Treinamento entra também em um novo horizonte agora, vamos estrear na piscina de ondas, isso realmente é um diferencial, nós podermos fazer treinamento em piscina de ondas, onde é possível repetir manobras muito mais e melhorar muito mais rápido a parte técnica. Então é isso, muito feliz em iniciar mais um ano e que seja um ano abençoado de muito crescimento”.

Conforme aponta Paulo Moura, outra grande novidade para este ano é o treinamento em piscina de ondas. Em um dia do cronograma todos os atletas serão deslocados até a cidade de Garopaba, que fica cerca de 100 km da sede da CBSurf na Praia Mole, para seções de surf nas esquerdas e nas direitas na Surfland Brasil, parceira da confederação no Programa de Treinamento. Certamente será uma experiência ímpar para os 20 atletas que estão participando, onde alguns ainda não tiveram a oportunidade dessa experiência que vem se tornando uma tendência no Brasil e no mundo do surf.

“É uma grande honra poder estar trabalhando com a Seleção Brasileira Júnior, uma felicidade iniciar o Programa de Treinamento da Seleção, com o Surf Camp aqui na Praia Mole, sede da Confederação Brasileira de Surf, reunindo os melhores surfistas juniores do Brasil, preparando os surfistas para o ISA Games que acontecerá em El Salvador, mas muito mais do que isso, é estar capacitando e dando todas as condições para que eles possam ter carreiras de sucesso”, afirma o técnico da Seleção Brasileira Júnior e Head Judge Principal da CBSurf, Guga Arruda.

O Programa de Treinamento Seleção Brasileira Júnior possui um cronograma de atividades multidisciplinares com profissionais de alto gabarito que fornecem toda a orientação e ensinamento específico em cada área. Preparação física, vídeo análise, orientações técnicas e táticas, palestras, trabalho psicológico, simulação e julgamento de baterias, são atividades que contemplam o cronograma. Além disso, serão realizados exames de capacitação física com todos os participantes no laboratório especializado da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, muito importante para mensurar a capacidade física de cada atleta e suas limitações.

Nada disso seria possível sem o apoio e participação direta do Comitê Olímpico do Brasil – COB, que vem trabalhando forte com a CBSurf sem medir esforços para o crescimento e para o avanço do surf brasileiro.

“O olhar para o desenvolvimento do surf é fundamental. A gente tem muitos atletas na elite e olhar para o futuro e entender o que esses atletas precisam para o desenvolvimento esportivo de uma forma global é importantíssimo e é o que a CBSurf vem fazendo junto ao COB. O Programa de Treinamento surgiu o ano passado, já com uma ideia muito bem estruturada e nós trouxemos algumas outras ideias pra complementar isso, para que isso seja permanente, para que esses atletas tenham um suporte perene durante o ano inteiro, e a ideia é de continuidade e construção junto com a confederação (CBSurf) do que a gente entende como desenvolvimento esportivo. Então, não olhar só o resultado, obviamente que o título mundial é sensacional, mas ele não pontua o que é o programa como um todo, onde nós pensamos que esses atletas precisam chegar bem desenvolvidos no profissional, o que eles precisam disso geralmente não passam por um título, obviamente que o mérito é todo deles, mas a construção desse trabalho é a longo prazo, a gente vê a longo prazo e não o resultado pontual, como aconteceu e foi fantástico, em casa, no Rio de Janeiro, foi muito legal!”, afirma com muita propriedade o Gestor de Desenvolvimento do Comitê Olímpico do Brasil – COB, Rafael Akio Umezu.

A preparação da base do esporte tem sido uma estratégia de ótimos resultados não somente para questões de performance para atuação nas competições, mas como uma grande oportunidade de crescimento pessoal e em equipe, tão necessários para a excelência profissional de qualquer área e para a formação de bons cidadãos. Além disso, esse programa envolve experiências em áreas distintas, como de juízes, preparação física, fisioterapia, psicológica, de palestrantes, que potencializam futuras carreiras além da profissão surf.

CONHEÇA OS ATLETAS DO PROGRAMA DE TREINAMENTO SELEÇÃO BRASILEIRA JÚNIORSELEÇÃO BRASILEIRA JÚNIOR DA CBSURF DE 2024

Que disputará o ISA Games de 2024

MASC SUB 18

Luan Ferreyra - PE

Rickson Falcão - RJ

Rafael Barbosa

MASC SUB 16

Ryan Martins – SC

Pablo Gabriel - RJ

Levi Silva - RN

FEM SUB 18

Analu Silva – PB

Aysha Ratto – RJ

Alexia Monteiro – RS

FEM SUB 16

Maria Cesar – SP

Luara Mandelli – PR

Aurora Ribeiro - SP

ATLETAS CONVIDADOS PARA PARTICIPAR DOS TREINAMENTOS EM 2024

MASC

Guilherme Lemos – RJ

Anuar Chiah – PR

Ryan Coelho – PR

Walid Pozier – CE

FEM

Maria Autuori – SC

Sarah Ozório – SP

Mayara Zampiere – SP

Gabriely Vasque – PR

 

 

Galerias | Mais Galerias