#bodyboarding #surf 

Catarinense Open de Bodyboard – 2ª etapa

Moacir Veiga

Atleta vence a final Open com nota 10 unânime e deixa todos os finalistas em combinação!

A segunda etapa do Circuito Catarinense Open de Bodyboard, denominada TAÇA BALNEÁRIO CAMBORIÚ DE BODYBOARD, aconteceu neste último final de semana na praia central de Balneário Camboriú. A cidade, como sempre, comprovou o forte compromisso com o esporte e com a ACAMBODY (Associação Camboríu de Bodyboard) e mais uma vez presenteou os atletas com uma ótima estrutura, sistema SURFPRO de notas e excelente premiação. O mar, que já está funcionando a mais de dez dias no litoral catarinense, colaborou e o evento aconteceu em ondas de meio metro com séries maiores e boa formação. No total, 46 atletas do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina deram show nas categorias em disputa e nas areias da praia, através de demonstrações de respeito, competitividade, união, diversão e família, características do esporte.

“É muito satisfatório trazer estes atletas e todo o público para as areias de balneário. Com este evento, fomentamos o turismo fora de temporada na cidade, elevamos a economia de mercado e promovemos uma grande confraternização do esporte”, afirma Julio Wollinger, presidente da ACAMBODY e vice-presidente da FECAB (Federação Catarinense de Bodyboard).

AÇÃO SOCIAL

O INSTITUTO ANJOS DO MAR, JUNTAMENTE COM A FACCD, realizou uma campanha junto aos atletas e público presente no intuito de arrecadar fraldas geriátricas para doar as famílias que possuem pessoas portadoras de doenças degenerativas. Uma rifa também foi realizada e como prêmio uma prancha doada pela Genesis foi sorteada. Toda a arrecadação foi repassada ao FACDD. “Ações sociais como essa realizada no evento são primordiais para a conscientização da população para os problemas do ser humano” enfatiza o presidente da FECAB, Fabrício Lopes.

A disputa na água foi acirrada, com excelente nível técnico dos atletas e grande demonstração de conhecimento das ondas pelos locais da cidade.

Na categoria Master, Fabrico Matos demonstrou sua boa fase na volta às competições, venceu a segunda etapa do ano e lidera o ranking com folga para o segundo colocado, Cassiano Cruz, que desta vez perdeu na primeira fase e abriu caminho para o dedicado bodyboarder Luiz Jaques, de Itapema, que fez duas finais na competição, terminando em segundo na Master. O folclórico Luizinho levou a praia ao delírio com sua garra até o final das baterias.

Na categoria Mirim, Junior Milani não deu chance para ninguém, e levou a categoria. O atleta, junto com Felipe Dorigão, fez a final da Mirim e da Junior. Dorigão, vencedor da primeira etapa, terminou em quarto lugar e perdeu a liderança do ranking para Sergio Quelhante, que com a segunda colocação lidera o circuito. Em terceiro, Tiago Flores completou o pódio.

Na categoria Junior, o paranaense Felipe Abreu mostrou um desempenho de profissional e levou fácil a etapa, mesmo correndo à final contundido. O excelente nível técnico do atleta fez com que ele emplacasse 4 das 10 melhores notas do evento, e 3 das 10 melhores somatórias. Em segundo lugar, ficou o atleta de Itapema Caique Chaolin, que assumiu a liderança do ranking, seguido por Junior Milani e Felipe Dorigão, finalistas também da categoria Mirim.

A disputa entre as mulheres foi acirrada, com detalhes separando as notas e o excelente nível técnico das atletas. A campeã brasileira de 2009, Fabiana Correa, não se encontrou nas ondas e ficou de fora da final, abrindo espaço para a paranaense Pérola de Souza levar o título. Suzane Oliveira melhora sua colocação no ranking com um segundo lugar na etapa, Cristiane Fontoura com um terceiro lugar entra na disputa pelo título de 2010 e Liege laurentino, que levou a primeira etapa, permanece na liderança com mais uma final e o quarto lugar.

Mas o melhor estava por vir. Enquanto o tempo começava a virar, devido a uma nova frente fria que está entrando no sul do Brasil, os finalistas da categoria Open Masculino foram para a água. Dois atletas locais, Jose Carlos Deichmann e Daniel Gustavo mostrando todo o conhecimento do pico, contra o guerreiro de Itapema Luiz Jaques em sua segunda final e o bodyboarder de Bombinhas Darlan Vieira, que cresceu na final e não deu chance aos adversários. Darlan simplesmente tirou uma nota 10 unanime na final, em uma esquerda que mandou 2 ARS e seguiu manobrando até a areia, somados a outra nota foi a segunda média do evento deixando os outros adversários da final em combinação (quando os atletas precisam mudar as duas notas para voltar a disputar o título). O segundo colocado, Daniel Gustavo, ficou com a melhor média do evento, na primeira fase, porém teve que ver o vencedor da etapa dar show e se contentar com uma melhora no ranking, subindo agora para a terceira posição. José Carlos ficou em terceiro e Luiz Jaques em quarto.

Este Evento contou com o Apoio da FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES, PREFEITURA MUNICIPAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ E RIC RECORD. Realização ARTE EVENTOS, ACAMBODY Associação Camboriú de Bodyboard e FECAB Federação Catarinense de Bodyboard.

Assessoria de imprensa e divulgação: www.quersurfar.com.br, www.fecab.com.br.

PATROCINIO: ALOHA SURFSHOP,GENESIS,HOTCORDY,BY SURF,SINDISOL.restaurante SIRI NA LATA,Café Empório,Água Mineral TIMBU,Hotel das Américas,M2 PLOTAGENS E TOLDOS,SUPERMERCADO SPECIALE,BROP CAMISETAS ECOLOGICAS.

RESULTADOS

MIRIM

1º Junior Milani

2º Sergio Quelhante

3º Tiago Flores

4º Felipe Dorigão

JUNIOR

1º Felipe Abreu

2º Caique Chaolin

3º Junior Milani

4º Felipe Dorigão

MASTER

1º Fabrico Matos

2º Luiz Jaques

3º Fabio Potolowski

4º rodrigo Schulz

OPEN FEMININO

1º Perola de Souza

2º Suzane de Oliveira

3º Cristiane Fontoura

4º Liege Laurentino

OPEN MASCULINO

1º Darlan Vieira

2º Daniel Gustavo

3º Jose Carlos

4º Luiz Jaques

RANKING CATARINENSE APÓS DUAS ETAPAS

MIRIM

1º Sergio Quelhante – 1720 pts

2º Felipe Dorigão – 1670 pts

3º Tiago Flores – 1460 pts

4º Ewerton Silva – 1225 pts

JUNIOR

1º Caique Chaolin – 1860 pts

2º Felipe Dorigão – 1530 pts

3º Felipe Abreu – 1500 pts

4º Ewerton Silva – 1285 pts

MASTER

1º Fabrico Matos – 2000 pts

2º Cassiano Cruz – 1340 pts

3º Stefano Triska – 1225 pts

4º Luiz Jaques – 860 pts

OPEN FEMININO

1º Liege Laurentino – 1670 pts

2º Suzane Oliveira – 1590 pts

3º Fabiana Correa – 1415 pts

4º Meg dos Santos – 1225 pts

OPEN MASCULINO

1º Darlan Vieira – 1610 pts

2º Giovane Ferreira – 1555 pts

3º Daniel Gustavo – 1530 pts

4º Fernando Godoi – 1470 pts