#big surf #ondas grandes #surf 
Recife - Pernambuco - Brasil

Carlos Burle se reinventa e investe na prática do foil

Marcelo Sá Barreto

Surfe em prancha que parece planar ganha adeptos; estrela das ondas gigantes, Burle se mantém enérgico depois de aposentadoria dos campeonatos.

O surfista pernambucano Carlos Burle, de 51 anos, tem inquietação de sobra quando o assunto é se recriar na água salgada. Um dos maiores especialistas do mundo nas ondas gigantes – e bicampeão mundial na modalide-, encerrou a trajetória competitiva. Em outra instância, parece ter achado uma nova paixão para compensar a “aposentadoria”, noves fora projetos pessoais executados no meio do esporte, como maneger, e na TV fechada.

O foco da vez é a prática do foil. O brinquedo tem chamado atenção de atletas do mundo todo e quem se apaixonou pela modalidade garante viver a emoção do surfe, com um adendo bem interessante: a sensação de voar sobre o mar.

Com uma quilha diferente – algo semelhante a um aeromodelo, fixada por uma haste de tamanho considerável -, a prancha descola da água e ganha altura com as quicadas, ou "bombadas", dadas pelo atleta, em meio a energia produzida pelas ondas. Em algumas situações, dependendo do nível do praticante, até no mar "estilo piscina", ou flat, como se chama, é possível “planar” com o protótipo.

- Você precisa de uma pequena onda. Um primeiro impulso. E já pegar a energia daquela onda. Mas pode se usar o jet ski para ajudar. A prancha serve para entrar na onda. Depois, serve de plataforma para manobrar o foil. O desenho da quilha acoplada na prancha cria uma resistência quando encontra a energia da ondulação. Mesmo quando a onda não quebra.

No Havaí, Carlos Burle tem praticado sempre – ou quando as ondas deixam a desejar no arquipélago. Como a temporada pelas melhores e mais assustadoras condições está oficialmente encerrada, pelo menos no calendário - a temporada mais frutífera vai de novembro a março -, tem sobrado tempo para o pernambucano flutuar sobre o mar.

- As manobras estão evoluindo e estou gostando muito de praticá-lo. E, como sempre, vamos evoluir.

Entre uma caída e outra com o foil, Carlos Burle investe na carreira de menager e continua com incursões de sucesso na TV fechada. Um dos pupilos, o carioca Lucas "Chumbo" Chianca encerrou a temporada como um dos nomes mais importantes do mundo no surfe de ondas gigantes. Além disso, Burle assumiu o programa do Canal OFF Gigantes do Surfe, no qual monstra por dentro a vida dos surfistas que encaram desafios sobre-humanos. Radical ao extremo.

- Desde outubro do ano passado tenho viajado muito por conta dos campeonatos, treinamento com Lucas Chumbo e gravação da segunda temporada do Gigantes do Surfe. Nesse último mês, aqui no Havaí, tenho me dedicado aos treinos, surfado com minhas gunzeiras (pranchas adequadas mar muito grande) e passando o tempo com a família - comentou.

Fonte:https://globoesporte.globo.com/pe/blogs/missao-surfe/post/2018/04/19/carlos-burle-se-reinventa-e-investe-na-pratica-do-foil-sucesso-entre-surfistas.ghtml

Galerias | Mais Galerias