Campeonato Mundial de SUP e Paddleboard Ocorrerá na Nicarágua em Maio
A International Surfing Association (ISA) anunciou a terceira edição anual do Mundial StandUp Paddle (SUP) e Paddleboard Championship ( WSUPPC ) que ocorrerão em dois locais diferentes na Nicarágua este ano, de 3 a 11 de maio.
28/Fev/2014 - ISA - San Diego - Califórnia - Estados UnidosA parte de SUP Surf terá lugar no oceano em La Boquita, na costa oeste da Nicarágua Central, enquanto a corrida em água lista de SUP e Paddleboard deste ano serão realizadas na região noroeste do lago Nicarágua, em Granada, que é a mais antiga cidade colonial do país.
"Como o SUP continua a evoluir e ainda reina como o esporte que mais cresce, não apenas dentro do surf, mas de todos os esportes em todo o mundo, estamos animados que a Nicarágua irá sediar o Campeonato Mundial deste ano em dois locais diferentes", disse o presidente da ISA, Fernando Aguerre.
"A acessibilidade universal do esporte permite que o ISA possa sediar os campeonatos deste ano tanto no Oceano Pacífico, como no belo Lago Nicarágua. A Nicarágua é um país anfitrião maravilhoso. Apesar de ser um pequeno país da América Central, a sua rica costa está cheia de ondas, ventos terrais, e as pessoas são receptivas. Sou especialmente grato ao presidente Ortega por seu contínuo apoio ao desenvolvimento do SUP e do Surf em seu país e em todo o mundo."
Mais de 150 dos maiores surfistas do mundo, de mais de 25 países irão competir em 11 categorias diferentes nas divisões masculinas e femininas para o troféu do time campeão mundial Clube Waikiki-Peru da ISA e medalhas de ouro individuais. O Campeonato Mundial de 2014 de SUP e Paddleboard irá incluir divisões masculinas e femininas de SUP Surf, Corrida de SUP Técnica, corrida de distância SUP, Corrida de Paddleboard Técnico, Corrida de Distância de Prancha, e a corrida masculina e feminina de times de revezamento.
A competição deste ano vai ter um aumento no tamanho das equipe para o ISA WSUPPC. No passado, houve um máximo de nove atletas em três divisões - SUP Surf, Corrida de SUP e Prancha de corrida. Cada divisão permitiu um máximo de três atletas - dois homens e uma mulher por divisão. Porque muitas corredoras de SUP competiram tanto na corrida de longa distância como na técnica ( curso mais curto com muitas voltas ao redor de bóias ), esta era uma atribuição adequada.
No entanto, como o esporte evoluiu e os supistas técnicos se desenvolveram de forma diferente do que os corredores de longa distância, a ISA aumentou o tamanho geral da equipe para 9 a 12 atletas este ano, adicionando 2 homens e 1 mulher supistas técnicos em cada equipe. "Assim como os corredores de longa distância competem em eventos diferentes do que os corredores de curtas distâncias, agora podemos assistir aos atletas do SUP competirem em sua categoria de topo", disse Aguerre sobre a mudança bem-vinda.
Este ano, a equipe a ser vencida é o time da Australia. No campeonato mundial do ano passado, a equipe australiana ganhou sete medalhas individuais, mais o ouro no revezamento, e o troféu medalha de ouro do melhor time no geral.
Aqui estão os resultados do ano passado do Campeonato Mundial de SUP e Paddleboard do ISA:
Campeões Gerais Por Equipe - Austrália
SUP Surf Masculino - Sean Poynter ( EUA )
SUP Surf Feminino - Nicole Pacelli (BRA)
Corrida de SUP Masculino técnico - Casper Steinfath (DEN)
Corrida de SUP Feminino técnico - Angela Jackson (AUS)
Corrida de Paddleboard Técnico Masculino - Lincoln Dews (AUS)
Corrida de Paddleboard Técnico Feminino - Jordan Mercer (AUS)
Corrida de Longa Distância de SUP Masculino - Jamie Mitchell (AUS)
Corrida de Longa Distância de SUP Feminino - Angela Jackson (AUS)
Corrida de Distância de Paddleboard Masculino - Brad Gaul (AUS)
Corrida de Distância de Paddleboard Feminino - Jordan Mercer (AUS)
Revezamento - Austrália
O Campeonato Mundial deste ano será produzido por Lucy Valenti e Liv Nicarágua, que produziu ISA World Championships na Nicarágua em 2012 e 2013. Além disso, o evento será co- organizado pelo Instituto de Turismo da Nicarágua ( INTUR ), que também co-organizou as competições da ISA no passado no país.
Reportagem original no site da ISA