#tubarões #escolar #escola #educação #competições #animais #avistamentos 
Austrália Ocidental - Austrália

Campeonato Escolar de Surf Adiado Após Avistamento de Tubarões

Joel Kelly - Perth Now

As finais do campeonato escolar de surf foram canceladas na sexta-feira devido a um número sem precedentes de avistamentos de tubarões.

Mais de 100 jovens surfistas de 28 escolas de ensino médio em todo o estado da Austrália Ocidental se reuniram pela batalha pelo título a partir das 9h, mas avistamentos repetidos de tubarões cobre entre as praias de Trigg e Hillarys levaram à Surf WA a cancelar a adiar o evento por algumas semanas.

O Departamento de Pesca instalou boiões com anzóis na praia de Bennion, perto Trigg, cerca de 4:20 da tarde na quinta-feira, provocando acusações por parte da WA Greens MLC Lynn MacLaren. O departamento disse que houve um avistamento "sem precedentes" de tubarões, 61 relatados na área entre 6 de Junho e 25 de Agosto. A maioria dos tubarões têm sido relatados na área entre Mettams Pool e Watermans Bay.

O presidente-executivo da Surf WA, Mark Lane, disse que foi a primeira vez que um grande evento de surf teve que ser cancelada em pelo menos 25 anos. "Nós não temos outra opção a não ser ter cautela", disse ele. "Consultamos todos os professores envolvidos das 28 escolas e todos concordaram que teríamos de adiar e voltar depois de algumas semanas."

A competição em última análise, determina quais são os melhores surfistas do ensino médio da Austrália Ocidental - com os competidores vindos desde de Kalbarri ao norte até Albany ao sul. Mas é provável que nem todas as escolas poderão participar do evento remarcado. "Há uma semana que temos reservado, mas há, possivelmente, um par de dias que irá diminuir o impacto", disse Lane. "Nós estamos esperando o maior número de competidores de volta que pudermos, mas, ao mesmo tempo lembrando que alguns vieram de Kalbarri e Albany só para hoje."

A sra. MacLaren acusou o Departamento de Pesca de violar as suas próprias orientações, colocando equipamentos de captura de tubarão nas praias ao norte de Perth, em resposta aos avistamentos a tubarões de dois metros. Ela disse que as diretrizes são de que os equipamentos de captura devem ser colocados apenas para tubarões de três metros ou mais e para grandes brancos, tigres ou tubarões cabeça chata.

O departamento de pesca disse que o equipamento de captura foi fixado na quinta-feira em circunstâncias especiais depois de um "sem precedentes" número de avistamentos de tubarões brancos e cobre em uma pequena área desde 06 de junho, fazendo a orientação de séria ameaça não aplicável.

Fonte: Perth Now

Galerias | Mais Galerias