#surf #atletas 

Campeões do Circuito ASJ 2024 definidos no Final’s Day na Joaquina.

Doze campeões da temporada 2024 do Circuito Fico Kids and Kings Challenge foram definidos neste último domingo com altas ondas

12/Nov/2024 - Prime.Press07

Chegou ao final mais um Circuito Fico Kids and Kings Challenge ASJ, apresentado pela Powerligth Surfboards e Magic, com o ASJ Final’s Day definindo os campeões da temporada 2024 nas doze categorias em disputa. Ao todo foram quarto etapas do circuito ASJ realizadas durante o ano, sendo um dos principais circuitos locais do país.

Após as três etapas realizadas durante o ano, os quatro melhores ranqueados de cada categoria se classificaram para este evento especial de um dia. Os segundos, terceiros e quartos colocados disputaram uma semifinal, onde os vencedores de cada bateria enfrentaram os respectivos líderes dos rankings para a definição dos campeões oficiais do Circuito da Associação de Surf da Joaquina desta temporada.

 “Muito bacana essa iniciativa da ASJ em trazer um novo formato de disputa para o circuito e para as competições em Santa Catarina. Estou feliz em estar classificado novamente para o Final’s Day e vou com tudo em busca de mais um título da ASJ, que é um dos circuitos mais fortes do país sem dúvida” declarou Ronaldo Silveira campeão Master de 2023, e que repetiu o resultado neste ano. 

Este é o terceiro ano consecutivo que a ASJ adota esse formato, com o objetivo oferecer aos atletas um modelo diferente de competição,

Domingo de emoções no ASJ Final’s Day

O evento rolou no domingo (10 de novembro) de sol e com ondas pesadas com até 1,5 metro nas séries durante todo o dia. Mais uma vez a mística dos eventos da ASJ de sempre ter ondas desafiadoras em suas etapas se fez valer, e os melhores atletas da temporada se colocaram a prova na praia da Joaquina.

A competição teve início com as disputas de todas as semifinais compostas por três atletas, classificando os vencedores das baterias para a grande final contra os líderes do ranking. Confira como foram os confrontos e seus respectivos resultados.

Pro/Júnior:

Semifinal: Gabriel Ogasahara, Michel Demétrio e João Rafael.

A disputa foi acirrada entre os três competidores. A bateria foi vencida por João Rafael, por uma pequena margem em relação aos seus oponentes.

Final: Yuri Gabryel terminou em primeiro no ranking e por isso estava automaticamente classificado para a final.

A decisão foi mais uma bateria de alto nível, com Yuri Gabryel dominando os 20 miutos da final com as duas melhores ondas (7.0 e 6.75) para conquistar o título deste ano.

Sub-16 Masculino:

Semifinal: Yuri Gabryel, Enzo Velasquez e Nicolas Donato.

 Yuri Gabryel se manteve conectado com as ondas pesadas da Joaca e venceu a semifinal por uma grande margem em relação a Enzo Velasquez e Nicolas Donato.

Final: Michel Demétrio terminou as três etapas na liderança do ranking, e estava garantido na decisão. Em uma bateria com grandes momentos, o embalado Yuri Gabryel achou duas ondas boas acima de 5 pontos, para marcar 10.40 pts no somatório e se tornar campeão Sub-16 da ASJ.

Sub-14 Masculino:

Semifinal: Rian Prieto, Lucas Miguel e Luca Messenger.

Mais uma bateria disputada entre os três surfistas, com Rian Prieto levando a melhor em cima de Lucas Miguel e Enzo Velasquez.

Final: Com o somatório de 9.40 pontos, Michel Demétrio sagrou-se campeão ASJ Sub-14 desta temporada, vencendo Rian Prieto que fez uma grande bateria, terminando com o vice-campeonato.

Sub-12 Masculino:

Semifinal: Keoni Truzz, Miguel Pereira e Henrique Surfboy.

Nessa bateria Keoni Truz estabeleceu os recordes do ASJ Final’s Day 2024, com o incrível somatório de 17.75 pts em suas duas melhores ondas. Com dois highscores sensacionais, ele cravou 9.50 (melhor nota do evento) e ainda teve tempo de surfar uma onda de 8.25 pts, colocar seus adversarios em combinação, e chegar à final da Sub-12.

Final: Na decisão foi a vez do líder do ranking Luca Messenger ditar o ritmo e vencer a final com duas boas ondas que lhe valeram 7.50 e 6.0 pts, para colocar Keoni Truz em combinação e ficar com o título.

Sub-10 Masculino:

Semifinal: Augusto Fernandes, Rafael Acom e Bruce Júnior. 

O local de Imbituba(SC) Augusto Fernandes venceu a disputa por uma margem pequena em relação a Rafael Acom e Bruce Júnior.

Final: Guilherme Goulart já estava classificado para a decisão, e confirmou a vitória após surfar a melhor nota da bateria (8.0), para deixar o imbitubense Augusto Fernandes com o vice-campeonato.

Master:

Semifinal: Diego Rosa, Ronaldo Silveira e Fabrício Martinez.

Uma disputa muito boa entre os três atletas em busca de uma vaga para a finalíssima. Ronaldo Silveira se credenciou à final, após superar o atual campeão mundial Master Diego Rosa e Fabrício Martinez. Ronaldinho apostou nas direitas para chegar à final de mais um circuito ASJ em sua carreira.

Final: Tanto o líder do ranking Ramiro Rubim, quanto Ronaldo Silveira  protagonizaram uma grande disputa na final de 20 minutos. Melhor para Ronaldo Silveira, que começou bem a bateria com 6.75 logo em sua primeira onda para lhe dar tranquilidade, e conquistar o bicampeonato seguido na categoria Master.

Local:

Semifinal: João Rafael, Eduardo Cechinel e Fabrício Martinez.

João Rafael se credenciou para a disputa do título após somar 11.25 pts contra 6.15 pts de Fabrício Martinez. Eduardo Cechinel não retirou lycra de competição, e perdeu por W.O.

Final: A vitória ficou para João Rafael, que chegou embalado para a grande final e vencer o líder do ranking João Lucas pelo apertado placar de 12.0 pts contra 11.95 pts.

Feminino Open:

Semifinal: Kauanny de Souza, Ane Leite e Ana Martins.

Foi uma bateria com poucas ondas surfadas. Kauanny de Souza levou a melhor e se classificou para a final derrotando Ane Leite. A outra semifinalista Ana Martins estava viajando e não compareceu a etapa decisive.

Final: A líder do ranking Gaby Borges começou bem a disputa com 3.50 e liderou praticamente toda a final, quando em sua última tentativa a jovem surfista de Navegantes(SC) Kauanny de Souza arrancou 7.50 dos juízes para virar o resultado e sagrar-se campeã do circuito.

Feminino Sub-14:

Semifinal: Lulu Vivan, Kyara Antunes e Joana Martins.

Uma boa bateria entre as três atletas por uma vaga na final. Melhor para a surfista de Balneário Camboriú(SC) Lulu Vivan, que venceu bem o confronto com a soma de 10.25 pts em suas duas melhores ondas (5.75 e 4.50).

Final: A líder do ranking Kauanny de Souza virou o resultado a seu favor nos minutos finais em cima de Lulu Vivan, que liderava a disputa. Este foi o Segundo título do dia da surfista de Navegantes(SC).

Adaptado Performance:

Fidel Teixeira entrou no mar apenas para confirmar o título da categoria Surf Adaptado Performance de 2024 da ASJ.

Adaptado Intelectual:

Semifinal: Yudi Amaoc, Raphael Vaz e Vinícius Vieira.

Yudi Amaok chegou a final com o somatório de 7.70 pts em suas duas melhores ondas, contra 7.10 de Raphael Vaz e 5.35 de Vinícius Vieira.

Final: O líder do ranking Lars Bayer venceu novamente a categoria, se tornando bicampeão da ASJ no Surf Adaptado Intelectual. Yudi Amaok terminou com o vice-campeonato neste ano, todos atletas da ASSF (Associação de Surf Sem Fronteiras).

Adaptado Feminino:

Vitória Diehl foi a campeã da temporada 2024 do Circuito ASJ. Não houve decisão desta vez, com o título ficando automaticamente para a líder do ranking.

Adaptado Deficientes Visuais

Final: Adriano Alves conquistou o bicampeonato do Circuito ASJ Deficiente Visual, ao superar Mariana Busnello, vice-campeã.

Premiação final para os campeões do ranking do Circuito ASJ 2024. 

A entrega da premiação aos campeões do ranking do Circuito Fico Kids and Kings ASJ 2024 aconteceu no domingo a noite, às 19 hs, reunindo atletas e seus familiares no Puerto Escondido Kiosque Mexicano no bairro Rio Tavares, com a banda de reggae Babylon By Bus tocando na festa.

O campeão Pro/Júnior ganhou uma prancha da Powerlight Full Carbon, mais kit e troféu.

Os campeões do ranking das categorias Sub-16/14/12 ganharam uma prancha da Powerlight Full Carbon, troféus e kits de acessórios e roupas da Fico.

O campeão da SUB-10 ganhou um bloco da Fiberglass, Voucher da Surfland Brasil, kit de premiação e troféu.

A campeã do ranking da Feminino Open ganhou uma roupa de borracha da Neokai Wetsuits, kit e troféu.

A campeã do ranking Sub-14 Feminino ganhou um bloco da Fiberglass, voucher da Surfland Brasil, kit e troféu.

A campeão do ranking da categoria Master ganhou R$1.000,00 com o vice-campeão levando R$500,00. 

A campeão do ranking da categoria Local levou um bloco da Fiberglass, voucher da Surfland Brasil, kit e troféu. 

Os campeões do ranking das categorias Surf Adaptados ganharam blocos Fiberglass e troféus.

Todos os vice-campeões levaram troféu e kit.

Homenagens ASJ durante o evento

Durante o domingo de decisão, a Associação de Surf da Joaquima homenageou os campeões mundiais formados nas ondas da Joaca: Mateus Herdy (campeão mundial Pro Junior WSL 2018), Lucas Vicente (campeão mundial Pro Junior WSL 2019), Diego Rosa (campeão mundia ISA Master 2024) e Carlos “Knoll” Gama (campeão mundial ISA Master pelo Brasil por equipes).

Xandi Fontes (WSL Brasil), um dos primeiros surfistas da Joaquina e um dos fundadores da ASJ, também foi homenageado pela associação.                             

Bosque das Vitórias ASJ

Nessa etapa quem plantou as árvores no Bosque das Vitórias foi Patrícia Freitas e sua filha Valentina, filha e neta da saudosa Vilma, conhecida como a “Mãe dos Surfistas da Joaquina”, falecida há alguns anos em decorrência de um câncer. Vilma morou por muitos anos na Joaca, e recebia muito bem a galera do surf, conquistando a simpatia e o apreço da galera local.

Powerlight Surfboards e Magic apresentam Circuito Fico Kids and Kings Challenge ASJ 2024  

Resultado das finais do ASJ Final’s Day 2024

Pro/Junior

1º- Yuri Gabryel

2º- João Rafael

Sub-16

1º- Yuri Gabryel

2º- Michel Demétrio

Sub-14

1º- Michel Demétrio

2º- Rian Prieto

Sub-12

1º- Luca Messenger

2º- Keoni Truz

Sub-10

1º- Guilherme Goulart

2º- Augusto Fernandes

Feminino Open

1º- Kauanny de Souza

2º- Gabi Borges

Sub-14 Feminino

1º- Kauanny de Souza

2º- Lulu Vivan

Master

1º- Ronaldo Silveira

2º- Ramiro Rubim

Local

1º- João Rafael

2º- João Lucas

Adaptado Performance

1º- Fidel Teixeira

Adaptado Intelectual

1º- Lars Bayer

2º- Yudi Amaok

Adaptado Feminino

1º- Vitória Dhiel

Adaptado Deficiente Visual

1º- Adriano Alves

2º- Mariana Busnello