#surf #competições #eventos #estadual #associações #notícias #atletas #amador #profissional 
Balneário Rincão - Santa Catarina - Brasil

Campeões do Circuito ASCAS 2020 definidos no Rincão(SC)

prime.Press07 Assessoria & Comunicação

A Associação Sul Catarinense de Surf coroou nesse último final de semana em Balneário Rincão(SC) os campeões da temporada 2020 do Circuito ASCAS, paralisado em março do ano passado pela pandemia de Covid-19 no país.

Após a suspensão dos eventos esportivos em Santa Catarina pela pandemia de Corona Virus em 2020, a Associação Sul Catarinense de Surf realizou sua terceira e última etapa do Circuito ASCAS, com a presença de 115 competidores disputando nas nove categorias da prova.

A participação de atletas de várias partes do estado e outras cidades do país foi um dos destaques do evento neste último final de semana, que contou com sol e boas ondas na Plataforma norte em Balneário Rincão(SC).

Para Ricardo Martins, presidente da ASCAS, o sucesso das três etapas do circuito 2020 se deve ao trabalho em conjunto da diretoria e de todos os seus parceiros, cada um atuando em suas respectivas funções. “Gostaria de agradecer a Prefeitura de Balneário Rincão e a todos os patrocinadores que entenderam a importância de eventos desse porte em nossa cidade. Isso só fortalece ainda mais o surf e a evolução dos atletas de nossa região” declarou Martins.

Campeões da terceira etapa e do circuito 2020.

Antes das finais, a diretoria da ASCAS parou o evento e fez um minuto de silêncio em memória ao surfista de Florianópolis Marcelo Tonon, falecido na semana do evento após sofrer um mal súbito depois de uma sessão de surf na praia da Joaquina.

A final Kahuna contou com a presença de atletas de diferentes partes do estado: Valdemor Bittencourt, de São Francisco do Sul(SC), Rafael Guimarães, Florianópolis(SC), Jefferson Rocha, de Balneário Gaivota(SC) e Renato De Luca, de Balneário Rincão(SC), que usou seu conhecimento local  para vencer a etapa.

Mesmo perdendo na semifinal, o surfista de Balneário Arroio do Silva(SC) Fernando Vitor terminou em primeiro no ranking e conquistou o título da categoria Kahuna do circuito ASCAS 2020.

Paulo Costa confirmou o favoritismo e venceu mais uma vez a categoria Longboard no circuito ASCAS. Foi a terceira vitória consecutiva do imbitubense, que obteve 100% de aproveitamento nas etapas para sagrar-se campeão do circuito.

Os títulos Infantil e Iniciantes da etapa foram respectivamente para a dupla de Florianópolis Yuri Gabryel e Henrique Venceslau. Yuri é local da praia do Campeche, e cravou a maior nota (9.50) e a maior média da competição (17.67 pts.) na semifinal Infantil. O imbitubense Lucas Costa ficou em terceiro na Iniciantes e perdeu na semifinal Infantil, resultados que lhe deram os títulos nessas duas categorias.

A decisão na Junior foi eletrizante entre quatro talentos do surf catarinense. O local da praia do Rosa - Imbituba(SC) – Patrick Plachi apresentou excelentes performances durante todo o evento e venceu a prova. O campeão ASCAS 2020 na categoria foi Pedro Ferreira, que empatou na liderança do ranking com João Guimarães, de Floripa, mas ficou com o título no critério de desempate.

Entre as meninas, apesar de não ter disputado essa última etapa, a local Leticia Schimitt confirmou o título do  circuito na categoria Feminina. A argentina radicada na praia do Rosa Alma Corgiolu venceu o evento.

A categoria Local foi uma das melhores disputas do circuito, decidida na última bateria do campeonato. O líder do ranking Gustavo Conti perdeu na semifinal, abrindo caminho para o vice-líder Gustavo Spillere reverter a situação a seu favor. Para isso ele teria que vencer a etapa para ficar com o título da temporada.

Spillere chegou perto do seu objetivo na final Local, mas terminou em segundo lugar na etapa e no circuito.  A vitória foi para Gabriel Galdino, um dos melhores surfistas da região, que apostou em manobras fortes e encaixadas de backside para ficar com o título.

Jussemir Junior “Coquinho”, de Florianópolis(SC) travou uma batalha feroz com Rafael França, de Balneário Arroio do Silva(SC) pelo título da Master. O local da praia do Campeche é o atual campeão catarinense da categoria, e marcou 12.00 pontos na decisão contra 11.14 pontos de França.

A dupla abriu uma boa vantagem pra cima de Lucas Batista (3º) e Gustavo Spillere(4º) durante a decisão. O campeão do ranking ASCAS 2020 na categoria Master foi Fernando Alves, local da praia do Rosa, que perdeu na semifinal, mas comemorou o título em Balneário Rincão.

A final da categoria Open foi composta por dois surfistas de Floripa (Ramiro Rubim e Jussemir Junior), um da praia do Rosa, Imbituba (Pedro David) e um representante de Torres(RS) (Gustavo Borges). Em mais uma disputa acirrada, o local do Campeche Ramiro Rubim levou a melhor e venceu essa última etapa.

Pela vitória, Ramiro recebeu troféu, kit recheado com produtos e acessórios e uma prancha Ricardo Martins oferecida pela Session Surf Store de Criciúma(SC).

A disputa pela passagem para o Peru oferecida ao campeão do ranking Open do Circuito ASCAS foi definida nas fases anteriores. Gabriel Galdino (que liderava o ranking) perdeu no segundo round e terminou a prova na 9ª colocação. O então vice-líder Guilherme Oliveira avançou para semifinal e perdeu, ficando com a 5ª posição na etapa. Esse resultado rendeu ao surfista de Balneário Arroio do Silva o título do circuito 2020 na categoria, superando Galdino por apenas 72 pontos no ranking.

Premiação do Circuito ASCAS 2020 no Rincão.

Desde o início do circuito no verão 2020, marcado pela paralisação de suas disputas em decorrência da  pandemia de Covid-19, até sua conclusão em julho de 2021, foram cerca de 1 ano e meio de espera.

A premiação oficial dos nove campeões do ranking ASCAS 2020 será realizada no final deste ano, durante a abertura do novo circuito que está sendo produzido pela Associação Sul Catarinense de Surf, edição 2021/22, ainda sem data marcada.

A 3ª etapa do Circuito ASCAS 2020 foi apresentado pela Grow Company e Session Store

- Patrocínio: Novo Hotel – Hotel e Resorts, Tati Albino Modeladores, Sto Daime Store e Jeep Gambatto.

- Apoio : Admol, Rise Up, Neokai, Santa Marta Surf Shop, Banana Wax, Clinigastro Criciúma, Flow Waves, SDA Surfing, South to South, CT Wax, VLCS, Long Brothers, Chilli Beans, Óticas Alcidino, Bei, A Essência, Bitmap Comunicação Visual, Juicy Co., Santa Maré, Rock City, Index Crowl, Cliniimagem, Lino Supermercados, Moment Surf Skate Shop, Loveboard, Mormaii, Motel Tropical, Surf Screen, Ctur Turismo, Gohier, Closet, Villa Surf Skate, e Surfistas de Cristo de Criciúma.

- Cobertura: Vivi Surf Fotografia e Prime.Press07 Assessoria & Comunicação.

- Realização: ASCAS (Associação Sul Catarinense de Surf) e Prefeitura Municipal de Balneário Rincão(SC)

- Supervisão: Fecasurf (Federação Catarinense de Surf)

Resultado

Open

1º - Ramiro Rubim

2º - Gustavo Borges

3º- Pedro David

4º- Jussemir Junior

Junior

1º - Patrick Plachi

2º - Murilo Brandt

3º- Luan Moreno

4º- João Vitor Guimarães

Master

1º - Jussemir Junior

2º - Rafael França

3º- Lucas Batista

4º- Gustavo Spillere

Infantil

1º - Yuri Gabryel

2º - Cauã Demisk

3º- Bruno Lanças

4º- Rodrigo Acom

Local

1º - Gabriel Galdino

2º - Gustavo Spillere

3º- Rafael De Luca

4º- Rafael Aguiar

Iniciantes

1º - Henrique Venceslau

2º - Yuri Gabryel

3º- Lucas Costa

4º- Michel Demétrio

Kahuna

1º - Renato De Luca

2º - Jeferson Rocha

3º- Valdemor Bittencourt

4º- Rafael Guimarães

Longboard

1º - Paulo Costa

2º - Tiago Lima

3º- Rodrigo de Carvalho

4º- Marcelo Foguinho

Feminino

1º - Alma Corgiolu

2º - Nalu Medeiros Demisk

3º- Jaiane Michels

Ranking final do Circuito ASCAS 2020 após três etapas:

OPEN

1°- Guilherme Oliveira                   2.312 pts

2°- Gabriel Galdino                          2.240 pts

3°- João Carlos Ely                          2.059 pts                  

4°-  Gustavo Spillere                        1.843 pts                      

Junior

1°- Pedro Ferreira                                1.729 pts

1°- João Vitor Guimarães             1.729 pts

3°- Luan Moreno                              1.629pts                  

4°- Bruno Cavaler                            1.556 pts                      

Local

1°- Gustavo Conti                               2.385 pts

2°- Eduardo Spillere                          2.331 pts

3°- Gabriel Galdino                          2.000 pts                  

4°- Jeronimo Zaniboni                      1.888 pts                      

Iniciantes

 

1°- Lucas Costa                               2.446 pts

2°- Michel Demétrio                           1.656 pts

3°- Lucas Cardoso                             1.623 pts                  

4°- Caua Brunnel                              1.330 pts                      

Infantil

1°- Lucas Costa                               2.810 pts

2°- Michel Demétrio                           1.629 pts

3°- Mariah Cardoso                            1.466 pts                  

4°- Henrique Venceslau                     1.000 pts                      

Longboard

1°- Paulo Costa                               3.000 pts

2°- Marcelo Foguinho                          2.529 pts

3°- Guilherme Pelegrim                       1.931 pts                  

4°- Samuel Menegon                           1.466 pts                      

FEMININO

1ª – Leticia Schimidtt                     1.810 pts

2ª - Duda Porto                                 1.539 pts

3ª – Fernanda Toscano                       1.000 pts                  

3ª – Alma Corgiolu                               1.000 pts                      

Kahuna

1°- Fernando Vitor                              2.212 pts

2°- Ricardo Martins                               1.989 pts

3°- Aldrin Pereira                                   1.810 pts                  

4°- Rafael Guimarães                             1.629 pts                      

Master

1°- Fernando Alves                              2.159 pts

2°- Gustavo Spillere                                2.016 pts

3°- Fernando Bretas                                1.843 pts                  

4°- Renato De Luca                                 1.348 pts      

Galerias | Mais Galerias