#profissional 
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

Campeão mantém chances de bi e convidado tem melhores notas no Pro Junior

FS & AI ABRASP

Foi dada a largada na disputa pelo título brasileiro profissional da categoria Sub-20 na Ilha de Santa Catarina

O Oakley Pro Junior começou com a triagem que definiu os 32 adversários dos cabeças de chave no evento principal. Depois, foram realizadas mais oito baterias da primeira fase e o atual campeão brasileiro Krystian Kymerson estreou com vitória no confronto que fechou a terça-feira de Sol, céu azul e ondas de meio metro de altura com boa formação na Praia do Campeche, em Florianópolis.

"Fui feliz na bateria por conseguir achar duas ondas muito boas. O mar está meio difícil agora, mas estou muito feliz", disse o capixaba Krystian Kymerson, que no ano passado derrotou o catarinense Cauê Wood na final do Oakley Pro Junior para faturar o título brasileiro Pro Junior de 2011 nas mesmas ondas do Riozinho do Campeche.

"Estou muito focado neste campeonato. Acabei de voltar de uma viagem da Califórnia e é isso ai, agora é se concentrar para a próxima fase."

Além de Krystian Kymerson, o outro único surfista que pode conquistar um inédito bicampeonato brasileiro na categoria Pro Junior da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) é o paulista Caio Ibelli. A bateria de estreia do guarujaense será a segunda do próximo dia do Oakley Pro Junior 2012, que tem prazo até domingo para ser encerrado em Florianópolis. Seus adversários são o pernambucano Ramon Austin e o paulista Wesley Dantas, que saíram da triagem que abriu o primeiro dia na Praia do Campeche.

Recordes

O paulista Filipe Toledo foi o indicado pela Associação Brasileira de Surf Profissional e acabou sendo o grande destaque da terça-feira na Praia do Campeche. Ele acertou os aéreos em duas ondas seguidas para se tornar o recordista absoluto do primeiro dia com os 15,83 pontos computados com as notas 8,50 e 7,33 que recebeu dos juízes.

"Consegui fazer duas notas boas, em duas boas direitas e fiz as manobras que estão no pé", disse Filipe Toledo, referindo-se aos aéreos que são sua principal arma para vencer as baterias nessa condição de mar.

"Estas duas ondas me renderam um 8,50 e um 7,33, as maiores notas do dia, então estou felizão por ter começado bem o campeonato. Agora vamos para a terceira fase tentar surfar bem de novo para buscar um bom resultado aqui."

O mais novo

Curiosamente, os oito que conquistaram classificação direta para a terceira fase são de sete estados diferentes. O primeiro foi o catarinense Gustavo Ramos, que é da Praia do Campeche e tem apenas 14 anos de idade, sendo o mais jovem entre todos os participantes desta edição do Oakley Pro Junior. Ele é um dos atletas que fazem parte da equipe de competição da Oakley, cujas principais estrelas são os paulistas Adriano de Souza e Caio Ibelli e o potiguar Jadson André.

"O mar ficou muito difícil agora de tarde", destacou Gustavo Ramos, um dos trialistas que conseguiram mandar o cabeça de chave da bateria para a repescagem.

"Comecei errado a bateria pegando muitas ondas fracas, mas no decorrer da bateria fui ficando mais calmo, escolhendo melhor, aí consegui pegar duas ondinhas boas pra vencer e estou muito feliz".

Sete Estados

Depois da única vitória de Santa Catarina no evento principal do Oakley Pro Junior, veio o show do paulista Filipe Toledo e na sequência também passaram direto para a terceira fase o pernambucano Gabriel Farias, o potiguar Italo Ferreira, o paraibano Samuel Igo, o paranaense Vitor Valentim e a terça-feira foi encerrada com duas classificações do Espírito Santo, de Lysandro Barbalho e do defensor do título brasileiro, Krystian Kymerson.

As previsões das ondas não são muito boas para esta semana, então a comissão técnica preferiu adiantar ao máximo a competição para aproveitar a condição favorável do mar do primeiro dia, com as direitas do Riozinho do Campeche formando boas rampas para as manobras aéreas.

No total foram realizadas 24 baterias na terça-feira, as dezesseis da triagem e mais oito das dezesseis da primeira fase do evento principal do Oakley Pro Junior 2012.

Galerias | Mais Galerias