Burle vence o Big Wave World Tour 2010
Agora os surfistas big riders têm um legítimo Tour Mundial, que acaba de escolher o seu primeiro campeão mundial de ondas grandes, Carlos Burle.
26/Abr/2010 - Pierre Camoin - Califórnia - Estados Unidos"O que eu fiz esta noite não me pertence, pertence a todos vocês. Pertence ao nosso esporte", disse Burle para uma multidão apenas de convidados dos maiores surfistas big riders do mundo que se reuniram na Surfing Heritage Foundation, em San Clemente, na Califórnia. "Todos vocês que vieram até aqui seguram este troféu comigo."
Um por um, o palco cheio de celebridades como Peter Mel, Mark Healey, Greg Long e Rusty, Ramon Navarro, Twiggy Baker e outros watermen corajoso. E pela primeira vez na história, um sentimento de conquista repercutiu na comunidade inteira de big riders. Burle, obviamente humilde por ser o campeão de estréia da turnê da recém-fundada, creditou à fraternidade como sua fonte de inspiração.
"Estou tão feliz por estar aqui - com 42 anos de idade - remar com vocês e puxar os limites", Burle observou em seu discurso de aceitação. "O que fazemos lá fora não é fácil. O que fazemos é a coisa mais estressante do mundo. Nós nunca sabemos quando vai acontecer. Não há agenda para nós. Temos de voar de última hora, geralmente durante a noite. E nós temos que lidar com essas ondas gigantes. Somos os seres humanos mais preparados do mundo. "
Ironicamente, a última vez que um "campeonato mundial de ondas grandes" foi realizado, Burle ganhou. Em 1998, o ISA Big Wave Challenge, em Todos Santos, proporcionou um estímulo com duração de mais de 12 anos. E agora, depois dos quatro eventos do Big Wave World Tour (BWWT) terminando a sua temporada inaugural, a esperança de um sucesso do circuito mundial de surf casca grossa se tornou uma realidade.
"Em 1998, no evento ISA Todos - as fotos foram uma inspiração enorme para mim quando eu criei. Estávamos nos dedicado a fazer acontecer," explicou o proponente da tour Greg Long. "O Big Wave World Tour foi um sonho do [organizador] da tour Gary Linden por um longo tempo. O Surfe de ondas grandes tem aumentado na popularidade, por que não começar todos na mesma página e fazer algo acontecer? Você tem que começar em algum lugar. A idéia era criar uma turnê tangível e crescer. "
Juntando com os resultados do Quiksilver Cermonial Punta de Lobos, no Chile, o Billabong Pico Alto Invitational no Peru, o Maverick's Surf Contest, na Califórnia, e o evento Todos os Santos Big Wave no México - Burle - um dos finalistas em cada um dos eventos - foi nomeado Campeão 2009/2010 do Big Wave World Tour. Long, apesar de ganhar o Quiksilver em Memória de Eddie Aikau em Waimea Bay, terminou em sétimo. (O Eddie é considerado um evento da especialidade separada do BWWT. No entanto, mesmo se esses resultados contabilizados, Burle ainda seria um top do ranking).
O BBWT tenta adicionar um evento para a quinta temporada de 2010/2011, abrangendo a competição de Nelscott Reef renovada, que mudou o seu âmbito de tow-in para remada. A turnê também espera crescer com oportunidades de patrocínio, mais especificamente no evento de Todos, que foi pessoalmente financiado por Long e Linden e não ofereceu nenhum prêmio em dinheiro.
"Mesmo que precisando do dinheiro, foi a paixão e o espírito que fez com que ele acontecesse", lembrou Linden. "Todo mundo trabalhou de graça. É uma das maiores coisas que eu tenho como experiência na minha história do surf. Todo mundo estava lá porque queria estar. Aquilo envolveu a turnê muito bem."
E se você estiver próximo dos irmãos de ondas grandes o suficiente, é evidente que a sua paixão decorre exclusivamente do amor e da coragem.
E enquanto resumiu em nome de cada surfista de ondas grandes na sala, "Independentemente do prêmio em dinheiro, estaríamos fazendo isso de qualquer maneira."
Classificação final Big Wave World Tour:
1. Carlos Burle
2. Mark Healey
3. Chris Bertish
4. Grant Baker
5. Peter Mel
6. Shane Desmond6
7. Greg Long
8. Shane Dorian
10. 9. Anthony Tashnick
Links Relacionados: