#atletas #junior #nova geração 

Brasileiros conquistam 13 pódios na terceira etapa do Semillero Olas Pro Tour

SP Surf Comunicação

Foram 13 pódios conquistados pelos brasileiros nesta terceira etapa, nove para o Estado de São Paulo

A quarta etapa continuará no Peru, na Praia Redondo Miraflores, entre 9 e 10 de fevereiro

A terceira etapa do Semillero Olas Pro Tour, realizada nas perfeitas ondas da Praia de San Bartolo entre os dias 2 e 3 de fevereiro, no Peru, foi marcada por boas performances dos novos atletas brasileiros que chegaram ao evento para competirem. Sob um sol radiante e ondas consistentes de meio metrão na série, os surfistas tupiniquins de categorias de base demonstraram um surf impressionante e conquistaram reconhecimento dos juízes do Olas Pro Tour.

Dos 13 novos atletas que entram nesta fase do evento, 10 representam o Estado de São Paulo. Raoni Rodrigues (SP), Izau Signorini (SP), Lucca Conte (SP), Caíque Azzi (SP), Leo Yagi (SP) e Bernardo Pires (SP) na equipe masculina, além de Levi Silva e Matheus Jhones ambos do Rio Grande do Norte, agora radicados em São Paulo. E representando as meninas paulistas estão Carol Bastides (SP), que em 2023 foi prata na Sub 12 e Maria Chuquer (SP). Além dos atletas paulistas, também competem no Olas Pro Tour 2024 Luara Mandelli (PR) e Lanay Thompson (RJ).

Em competições bem acirradas nas ondas peruanas, os brasileiros conquistaram 13 pódios, nove para São Paulo. Na Sub 16 Masculino, Levi Silva natural do Rio Grande do Norte e representando São Paulo e Kauã Carvalho (PR), conquistaram o segundo e o terceiro lugares respectivamente. Já Nathan Hereda (RJ) e Nikolas Oliveira (SP), foram desclassificados nas quartas de final. 

Na Sub 14 Masculino o potiguar Matheus Jhones, representando São Paulo, conquistou a terceira colocação no pódio. O carioca Cauã Diniz e os paulistas Leo Yagi e Nikolas Oliveira, este último, até o momento, vinha invicto nesta categoria, foram desclassificados nas quartas de final.  Os paulistas Raoni Rodrigues, Izau Signorini e Lucca Conte foram desclassificados na primeira fase.

A categoria Sub 12 promoveu uma final verde e amarelo e Matheus Jhones saiu campeão absoluto, deixando o paulista Izau Signorini com a segunda colocação, o baiano Bernardo Pires em terceiro lugar e o paulista Caique Azzi na quarta posição. Raoni Rodrigues, de São Paulo, que também estava na disputa, foi desclassificado nas semifinais. 

Na Sub 10, pódios para o catarinense Guilherme Goulart que finalizou na segunda posição e para Bernardo Pires que foi vice-campeão.

E finalizando a participação masculina, na Sub 18 o carioca Nathan Hereda e Levi Silva saíram nas quartas de final e o paranaense Kauã Carvalho na primeira fase. 

As brasileiras também mostraram muito surf em San Bartolo. Na Sub 18 a paranaense Luara Mandelli finalizou com a segunda colocação, enquanto a carioca Sarah Ozório foi desclassificada na semifinal. 

Na Sub 14 a carioca Lanay Thompson terminou na terceira colocação, enquanto a paulista Carol Bastides não prosseguiu nas semifinais. 

Um destaque especial para a paulistinha Maria Chuquer. A jovem foi campeã na Sub 10 e finalizou na quarta colocação da Sub 12. Foi a melhor colocação de uma atleta brasileira nas disputas do Semillero Olas Pro Tour 2024. 

E finalizando a performance das meninas nesta terceira etapa. Na categoria Sub 16, Lanay Thompson (RJ) e Luara Mandelli (PR) saíram nas quartas de final, enquanto Sarah Ozório (RJ) desclassificada nas semifinais. 

Para Roberto Muelas, idealizador do evento, o Semillero Olas Pro Tour é uma série de competições de surf que destaca talentos emergentes e promove a cultura do surf em toda a América Latina. Escolhemos a dedo os locais para estas competições e um deles foi o Brasil. O tour oferece uma plataforma única para atletas demonstrarem suas habilidades e competirem em níveis internacionais", disse. 

Na transmissão ao vivo do evento, destaque importante da participação do presidente da Federação de Surf do Estado de São Paulo, Zé Paulo, que desempenhou um papel fundamental, ao lado do idealizador do campeonato, Roberto Muelas, Oso (Chile), Paccin (Equador) e Carolina (Peru). Sua presença e entusiasmo elevaram ainda mais o espírito competitivo e celebraram a união entre os surfistas latino-americanos.

"O Semillero Olas Pro Tour continua a ser uma plataforma crucial para o desenvolvimento e a promoção do surf no cenário global. Um campeonato que está proporcionando oportunidades para atletas emergentes demonstrarem seus talentos em ondas diferentes, em cenários inspiradores, porém, desafiadores", falou Zé Paulo.

A quarta etapa continuará no Peru, na Praia Redondo Miraflores, entre 9 e 10 de fevereiro, com o objetivo de manter vivo o intercâmbio esportivo, cultural e gastronômico entre os atletas.

O Semillero Olas Pro Tour 2024 tem uma premiação de 70 mil dólares dividida em 10 mil por etapa e é entregue para os quatro primeiros colocados das categorias Sub 14, Sub 16 e Sub 18 (masculino e mulheres). Para o 1º lugar: $ 1.000 dólares; 2º lugar: $ 400 dólares; 3º lugar: $ 200 dólares e 4º lugar: $ 100 dólares. Vale ressaltar que as categorias Sub 10 e Sub 12 não receberão premiação em dinheiro, serão premiadas com pranchas e Wetsuits.

Além da premiação, os campeões do Circuito Internacional Olas Pro Tour 2024 farão uma viagem a Viana do Castelo e Ericeira, em Portugal, e assim competir em um pequeno evento, conhecendo a cultura do surf e a gastronomia do local. O objetivo é manter vivo o intercâmbio esportivo, cultural e gastronômico entre os atletas.

Os interessados ainda podem se inscrever. As inscrições são feitas pelo site www.olasprotour.com. O evento pretende reunir os melhores atletas de categorias de base da América Latina entre 8 e 17 anos e onze meses, com transmissão ao vivo, disputando nas categorias Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16 e Sub 18.

O Circuito Latino-americano Semillero Olas Pro Tour 2024 conta com os patrocínios das empresas Green Initiative, Alto Perú, World Surf Cities Net Work e Oakberry, além dos apoios de marcas importantes como Hunt, Zig Zag, Spondylus, Donofrio, Cala, Sun Bum, Imaco, Klimax Surfboards, Sunset Board, Huntington e Inkawasi.

Galerias | Mais Galerias