#acidentes #surf 
Hawaii - Estados Unidos

Brasileiro sofre acidente em Jaws

Globo Esporte

Surfista capixaba, que concorre ao prêmio de melhor onda de inverno do Hawaii, chega de muletas e com o pé imobilizado ao Brasil. Previsão de retorno às ondas é de mais de três meses.

“Filme de terror”, foi assim que o surfista capixaba Lucas Medeiros descreveu o que passou ao ser derrubado por uma bomba em Jaws, Hawaii, famosa pelos perigos das ondas gigantes, de mais de 10 metros de altura. Devido ao incidente, Lucas acabou fraturando o pé em três partes. Depois do resgate e de ser atendido em um hospital local, o capixaba, de 24 anos. finalmente voltou pra casa, no Espírito Santo.

Pé do surfista inchado e a radiografia constatando as fraturas. Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal.

Na manhã da última sexta-feira, Lucas Medeiros, que mora em Jacaraípe, na Serra, desembarcou no aeroporto de Vitória com a perna imobilizada e de muleta. Mas o capixaba já tem planos para o futuro. De olho numa recuperação plena, Lucas, que surfa na categoria standup longboard, acredita que pode voltar ao mar em pouco mais de três meses.

Lucas ao chegar no aeroporto. Foto: globoplay.globo.com

“É um pouco triste né, porque quando a gente tem planos de voltar depois de três ou quatro meses e voltar antes, com uma lesão ainda não é tão legal. Mas o bom é estar com a família e os amigos, o suporte de casa não tem preço.”, fala Lucas.

O atleta ainda completa: “Vou fazer uma cirurgia nos próximos dias, porque meu caso é cirúrgico, é sério. Fazer fisioterapia e logo logo vou estar de volta, um pouco mais experiente, mais sereno no que realmente eu quero fazer pro esporte, pra minha vida e pro Espírito Santo.”

Lucas de muletas no Hawaii. Fotos:  Reprodução Instagram/@lucasmedeiros92

Os momentos vividos dentro d’água ainda não saíram da memória do capixaba, que descreveu o que aconteceu, o que considera como um “filme de terror”: “Estou há cinco anos treinando pra isso e foi uma das maiores ondulações dos últimos quatro anos no Hawaii. Estava tudo correndo bem, eu estava bem fisicamente, psicologicamente, equipamentos em primeiro lugar, amigos, suporte. Ao passar uma onda eu acabei voando pro outro lado da onda, escalei uma montanha de água e a prancha, junto com a pressão da água, bateu no meu pé. Eu voei com meu corpo num movimento meio que em falso em cima da prancha, acabei quebrando o pé em três lugares.

Lucas recebeu o apoio doa amigos Pedro Scooby, Felipe Cesarano e Caio Vaz na hora de pegar os exames no hospital. Foto: Reprodução Instagram/@lucasmedeiros92

Após ser resgatado, o surfista capixaba teve a perna imobilizada e agora aguarda uma cirurgia para iniciar a fisioterapia. Mas antes de voltar ao Brasil, Lucas até pensou que sua carreira poderia estar comprometida. Porém, agora mais tranquilo, Lucas tira lições do ocorrido e acredita que foi apenas um susto.

“No hospital foi um pouco mais assustador, porque os resultados não foram muito amigáveis. Todos vinham e falavam que eu tinha fraturado em dois, três lugares, que o meu pé estava fora do lugar. Sair daquela onda foi uma das coisas mais tristes porque eu não fiz o que eu treinei pra fazer no momento. Foi uma surpresa e vai ficar de bagagem para a minha carreira, porque às vezes a gente não espera que o pior aconteça, só imagina as coisas boas. Por um lado foi um alívio, por ter sido só o pé, foi um susto, porque aquela onda pode me matar, pode me partir no meio. A força da natureza é absurda”, explicou.

Capixaba na disputa do Wave of The Winter 2017/2018

Antes do acidente em Jaws, o capixaba Lucas Medeiros ainda comemorava o fato de uma onda sua ter sido selecionada para participar do prestigiado prêmio “Wave of The Winter – 2017/2018″, que elege a melhor onda de inverno do Hawaii. Os paredões de água vão sendo catalogados de novembro do ano passado a fevereiro deste ano, e o vencedor ganha cinco mil dólares. Mas o capixaba está feliz apenas de estar no meio de tantas feras do esporte. O que vier é lucro!

Vídeo por Eduino Correia.

“Foi um sonho realizado ter saído bem naquela onda. Sou o único capixaba e o único standup paddle no meio dos melhores do mundo, como Kelly Slater, John Jonh Florence e espero sair de lá com um bom resultado. Já saí do Hawaii com um bom resultado, que é estar concorrendo e espero agora o final do evento”, disse Lucas,

Foto: Frame do vídeo.

Fonte: globoesporte.globo.com

Galerias | Mais Galerias