#profissional #competições #eventos #surf #jogos olímpicos #notícias #cbsurf #mundial 
El Salvador

Brasil segue vivo na disputa pelo ISA World Games

CBSurf

Atual campeão da prova, Italo Ferreira garante vaga na quarta fase, enquanto Filipe Toledo terá pela frente o caminho da repescagem; Julia Santos é derrotada no feminino e deixa a competição.

Italo Ferreira e Filipe Toledo são os representantes da Seleção Brasileira no Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2021, os Jogos Mundiais da International Surfing Association (ISA), que acontecem até o dia 6 de junho na América Central. Pela categoria feminina, Julia Santos foi derrotada na repescagem e deixou a competição.

Uma nova ondulação encostou em El Salvador nesta terça-feira (1º) e deixou as baterias ainda mais acirradas nos palanques de La Bocana e El Sunzal. Em ondas maiores de 2 metros, Julia Santos foi a primeira brasileira a cair na água nesta terça-feira e ficou em último no confronto que abriu a repescagem feminina em El Sunzal.

Com o mar ainda em transformação, a campeã brasileira de 2019 teve dificuldades para encontrar as melhores ondas e viu as rivais Cannelle Bulard, da França, e Emily Gussoni, da Itália, avançarem à próxima fase. Com o resultado, Julia terminou a competição em 113º lugar, somando 77 pontos para a equipe brasileira no ranking por equipes.

Já em La Bocana, as ondas amanheceram um pouco melhores para a bateria de Italo Ferreira, surfista que defende a medalha de ouro do ISA World Surfing Games. O atleta de Baía Formosa, um dos favoritos ao título, não teve facilidade e avançou ao quarto round da competição na bateria vencida pelo japonês Shun Murakami.

Italo manteve-se bem ativo no outside de La Bocana e foi o atleta que mais pegou ondas durante o confronto. As suas melhores notas foram de frontside para a esquerda, 6.17 e 3.67, mas ele acabou perdendo o primeiro posto para Shun Murakami por apenas nove centésimos. Já o britânico Luke Dillon, em terceiro, e o sul-africano Matthew McGillivray, quarto colocado, caíram para a repescagem.

Um dos suplentes do Time Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, Filipe Toledo fechou a participação brasileira no terceiro dia de disputas ao ficar em terceiro lugar na sétima bateria do Round 3. A disputa de alto nível foi dominada pelo japonês da elite mundial Kanoa Igarashi e teve o francês Michel Bourez na segunda colocação. O marroquino Aboubakr Bouaouda foi o quarto.

Próximos adversários

Italo Ferreira já sabe quem serão os seus adversários na quarta fase do ISA Games. A bateria de três atletas, que classifica os dois melhores ao próximo round, conta ainda com o australiano Julian Wilson e o francês Jeremy Flores, companheiros do brasileiro na elite do surfe profissional. Para chegar à grande decisão do evento, o potiguar precisa avançar em mais três baterias.

Já Filipe Toledo, com a derrota nesta terça-feira, terá um caminho bem mais longo para alcançar o posto de finalista desta edição do Mundial em El Salvador. Escalado na quarta rodada da repescagem, ele já conhece um dos seus adversários, o panamenho Tao Rodriguez, e terá mais oito baterias pela frente até chegar ao confronto final do ISA Games.

Silvana Lima

Diagnosticada com Covid-19 antes do início do evento em El Salvador, a brasileira Silvana Lima, uma das representantes brasileiras na estreia do surfe nos Jogos Olímpicos, segue cumprindo os protocolos de isolamento em um hotel disponibilizado pelas autoridades locais. Ela passa bem e está tendo todo o suporte da CBSurf durante o período de quarentena.

Transmissão ao vivo

Com janela até o dia 6 de junho, o Surf City El Salvador ISA World Surfing Games está sendo transmitido ao vivo no Brasil com exclusividade pelo Canal Olímpico do Brasil (https://www.canalolimpicodobrasil.com.br/). Além disso, a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) acompanha a Seleção Brasileira direto de El Salvador com fotos, vídeos e atualizações diárias das baterias em suas redes sociais.

Uma nova chamada está marcada para esta quarta-feira (2), às 11 no horário de Brasília.

Galerias | Mais Galerias