#profissional #surf #jogos olímpicos #competições #eventos #atletas #mundial #associações 
El Salvador

Brasil estreia com 3 vitórias no ISA World Surfing Games

CBSurf

Italo Ferreira anota os recordes do primeiro dia e avança ao segundo round do ISA World Surfing Games em El Salvador; Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb também vencem suas baterias do Round 1.

A equipe brasileira começou bem a defesa pela medalha de ouro no Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2021. Em boas ondas neste domingo (30) nos palcos de La Bocana e El Sunzal, o time obteve vitórias com Italo Ferreira, Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb.

Atual campeão da categoria masculina, Italo foi o grande destaque do dia ao cravar os novos recordes do evento nas esquerdas de La Bocana. Ele abusou das decolagens de frontside e foi recompensado com notas 8.00 e 8.43 pelos juízes. Com 16.43 no placar, ele deixou os irlandeses Rory Tuhoy (2º) e Olsin Campbell (3º) precisando de uma combinação de notas.

Na sequência, no point break de direitas de El Sunzal, foi a vez de Tatiana Weston-Webb comandar o show verde-amarelo. Ela não economizou nas manobras de backside para anotar 8.33 na sua melhor onda e dominar a disputa contra a equatoriana Dominic Barona (2ª) e a suíça Fabienne Sutter (3ª).

De volta às esquerdas de La Bocana, Gabriel Medina fez a sua estreia apenas na 21ª bateria do dia. Com muita categoria e 12.50 no somatório, ele não deu chances ao irlandês Gearoid McDaid (2º) e ao russo Egor Volkov (3º).

A única derrota brasileira do dia aconteceu na bateria que abriu a disputa feminina em El Sunzal. Campeã brasileira de 2019, Julia Santos ficou em terceiro lugar em uma dura batalha contra a equatoriana Génesis Borja (1ª) e a holandesa Julia Van Rooij (2ª). Agora, a atleta terá que passar pelo longo caminho da repescagem em busca de uma vaga na final.

O único brasileiro que não estreou neste domingo em El Salvador foi Filipe Toledo. O atleta de Ubatuba segue escalado na 29ª bateria da primeira fase contra Che Allan, de Barbados, e Nikita Avdeev, da Rússia. A sua disputa está programada para esta segunda-feira (31) em La Bocana.

Além de distribuir medalhas de ouro nas categorias masculina, feminina e por equipes, O Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2021 também definirá os últimos 12 classificados (sete mulheres e cinco homens) para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Silvana é baixa em El Salvador

Seguindo todos os protocolos pré-embarque e depois de testar negativo no exame de sorologia realizado no início do mês de maio – e novamente testar negativo no RT-PCR realizado em 26 de maio para poder embarcar – a brasileira Silvana Lima, que defendia a medalha de prata no ISA Games, testou positivo no exame realizado na saída do aeroporto em El Salvador e o resultado se confirmou no segundo teste realizado no país.

A atleta está se sentindo bem e sendo acompanhada pelas equipes médicas da competição e do COB, mas não estará apta a participar da prova.

"O protocolo da organização do evento e a estrutura oferecida para a Seleção em El Salvador foram muito importantes para a segurança da equipe e de todos os atletas e profissionais envolvidos. A atleta permanecerá isolada e acomodada em um hotel disponibilizado pelas autoridades locais até que o período de quarentena necessário se encerre”, afirma Adalvo Argolo, presidente da CBSurf.

Como a atleta conquistou a sua vaga pelos resultados obtidos em 2019 e não está participando deste último evento classificatório exclusivamente por motivos de saúde, nada muda com relação a sua qualificação para Tóquio. "Estaremos acompanhando e cuidando da Silvana para que ela possa se restabelecer plenamente e retomar a sua preparação para a estreia olímpica”, complementa Adalvo.

Previsão de ondas

Para esta segunda-feira (31), as ondas devem manter tamanho e quebrar na casa de 1 metro em El Salvador. A chegada do maior swell da janela de espera está prevista para o dia 1º de junho, e deverá manter-se na região de El Tunco até o dia 4, com ondas de 2 a 3 metros.

Transmissão ao vivo

Com janela até o dia 6 de junho, o Surf City El Salvador ISA World Surfing Games será transmitido ao vivo no Brasil com exclusividade pelo Canal Olímpico do Brasil (https://www.canalolimpicodobrasil.com.br). Além disso, a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) vai acompanhar a seleção brasileira direto de El Salvador com fotos, vídeos e atualizações diárias das baterias em seu perfil no Instagram (instagram.com/cbsurfoficial/).

A próxima chamada acontece nesta segunda-feira (31), às 11 horas de Brasília.

A seleção brasileira conta com o apoio da grife carioca Wöllner, responsável por vestir a delegação, além do suporte da marca Silverbay, referência em equipamentos para atletas de alta performance. A Confederação Brasileira de Surf também preparou uma estrutura especial para receber o time brasileiro em El Salvador. O local de hospedagem foi cuidadosamente escolhido para oferecer as melhores condições de segurança, treinamentos e recuperação aos atletas, além da facilidade de acesso ao local de competição.

Link para mais fotos: https://isasurf.org/gallery/wsg-2021/competition-day-1/

Galerias | Mais Galerias