#sulamericano 

Brasil é ouro no Tag Team de Surfe dos Jogos Sulamericanos de Praia

Além do ouro no Tag Team, o Brasil também venceu no Longboard com Jefson Silva e Carlos Bahia nos Jogos Sul-americanos de Praia categoria Surfe

07/Dez/2011 - Pablo Zanocchi - Equador

A competição de Surf nos Jogos Sul-Americanos de Praia chegou ao fim hoje, nas ondas perfeitas de San Mateo, em Manta, no Equador. Surfistas do Peru, Brasil e Equador ganharam medalhas de ouro em cada uma das cinco divisões do evento.

Mais de 100 surfistas e integrantes das equipes da Argentina, Brasil, Chile, Peru, Uruguai, Venezuela e o anfitrião Equador, competiram no Open Masculino, Open Feminino, Longboard, Bodyboard e divisões de Tag Team.

O evento durou cinco dias de surf com ondas consistentes em San Mateo, quebrando na faixa de dois a cinco metros.

As finais foram realizadas hoje em condições de sol e séries que atingiram a marca de quatro pés. O campeão mundial Junior de 2011 do ISA, o peruano Cristobal de Col, foi o vencedor da divisão masculina Open, deixando seu companheiro de equipe, Miguel Tudela, medalhista de bronze Junior de 2011 da ISA, em segundo lugar e o argentino Santiago Muniz em terceiro.

A local Dominic Barona dominou a divisão feminina Open, mostrando habilidades impressionantes para dar o primeiro ouro histórico para o seu país. A argentina Ornella Pellizzari ganhou a prata e brasileira Suelen Naraisa ganhou o Bronze.

Os locais Jorge Maldonado e Johnny Alcivar também fizeram história por seu país, conquistando o ouro e a prata, respectivamente, na divisão de Bodyboard. O bronze foi para Francirley Ferreira do Brasil.

A presença do Brasil foi especialmente forte na divisão Longboard com Jefson Silva e Carlos Bahía ganhando ouro e prata. O argentino Martín Pérez levou o Bronze.

Mais uma vez, o Brasil prevaleceu no Tag Team (modelado após o ISA Aloha Cup), deixando a Argentina em segundo e Peru, em terceiro.

Na edição anterior dos Jogos (Uruguai 2009), das quatro categorias, três foram para o Brasil e uma para o Peru. Nas cinco divisões deste ano, Equador e Brasil ganharam duas cada, tornando-se os destaques deste torneio. A outra medalha de ouro foi para o Peru.

"Foi maravilhoso ter os melhores surfistas do continente no Equador para os jogos Sul-americano de praia", disse o presidente da Federação Equatoriana de Surf, Manolo Lozano. "Isso também é muito importante, pois estamos empenhados em dar tudo o que pudermos para ajudar o surfe a se tornar um esporte olímpico. Trabalhando em eventos multiesportivos relacionados às Olimpíadas é uma significativa contribuição para alcançar este objetivo."

O presidente do ISA Fernando Aguerre, comentou: "É maravilhoso ver um outro ODESUR Jogos Sul-americanos Praia acontecendo com o surf como um de seus esportes principais. Estamos ansiosos para participar de mais Movimento Olímpico de multi-esportes, pois acreditamos que o surf traz fãs apaixonados do esporte para os eventos da Família Olímpica ".

A localização dos Jogos Sulamericanos de Praia de 2013 ainda tem que ser confirmada.

Resultados finais

Tag Team

Ouro: Brasil

Prata: Argentina

Bronze: Peru

Masculino Open

Gold: Cristobal de Col (PER)

Prata: Migue Tudela (PER)

Bronze: Santiago Muniz (ARG)

Feminino Open

Gold: Dominic Barona (ECU)

Prata: Ornella Pellizzari (ARG)

Bronze: Suelen Naraisa (BRA)

Longboard

Gold: Jefson Silva (BRA)

Prata: Carlos Bahia (BRA)

Bronze: Martín Pérez (ARG)

Bodyboard

Ouro: Jorge Maldonado (ECU)

Prata: Johnny Alcivar (ECU)

Bronze: Francirley Ferreira (BRA)