#eventos #competições #surf #nova geração #mirim #mundial #notícias 
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

BRASIL É CAMPEÃO DO ISA WORLD JUNIOR SURFING CHAMPIONSHIP 2023

Gerson FIlho

Ryan Kainalo vence na Sub 18 principal categoria do evento e Brasil é campeão por equipe

O surfista brasileiro Ryan Kainalo, de 17 anos, conquistou a Medalha de Ouro na categoria Sub 18, a principal do ISA World Junior Surfing Championship 2023, realizado na Praia da Macumba e concluído nesta sexta-feira, 1 de dezembro. Além da vitória de Ryan, o Brasil também marcou presença nas finais da Sub 16 com Guilherme Lemos e Ryan Coelho, que conquistaram o terceiro e quarto lugares, respectivamente. A equipe brasileira ainda triunfou na competição por equipes, acumulando 6.125 pontos, à frente dos Estados Unidos (5.850 pts); Austrália (5.848), e Espanha com (5.708).

As boas previsões se confirmaram, e as ondas na Praia da Macumba atingiram um metro durante as finais. O paulista Ryan Kainalo, que fez uma campanha consistente ao longo do evento, destacou-se especialmente nas manobras aéreas, executando-as com maestria. Usando uma prancha round pin 6' pés, o campeão somou 15,37 pontos, seguido pelo português Francisco Ordonhas com 14,87, Kai Odriozola da Espanha com 14,24 e Tenshi Iwami do Japão com 5,46.

Emocionado e ovacionado pela torcida na praia, Ryan K ressaltou a importância do título para a carreira, fechando sua fase como amador de maneira brilhante:

"Essa vitória fica no Brasil, a medalha de ouro é nossa. Encerrar meu último ano como amador com uma medalha de ouro é a realização de um ciclo incrível. A equipe fez toda a diferença, foram muitos treinos que nos trouxeram até aqui para mostrar que o surfe brasileiro é de alto nível. Não havia maneira melhor de concluir minha fase amadora", analisou o agora campeão mundial Sub 18 pela ISA (International Surfing Association).

O presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), Flavio Teco Padaratz, destacou o resultado como uma chancela ao trabalho da Confederação:

"Essa Medalha de Ouro faz a gente pensar que valeu a pena, e eu faria tudo de novo. É o resultado de muito investimento de tempo e dinheiro de uma equipe dedicada para alcançar o máximo. A carreira amadora do Kainalo está feita, agora é focar no profissionalismo. Parabéns aos treinadores Paulo Moura e Guga Arruda, considerados os melhores do mundo, e à equipe que se esforçou para alcançar esse excelente resultado, com o Brasil vencendo por equipes e diversos atletas nas finais", comemorou comovido Teco.

O trabalho em equipe foi um dos diferenciais da seleção brasileira, contando com profissionais de diversas áreas, incluindo os ex-surfistas profissionais Guga Arruda (técnico) e Paulo Moura (vice-presidente e diretor de esporte), que estavam emocionados com as conquistas. Guga esteve na sala de imprensa e explicou um pouco sobre esses bons resultados alcançados:

"A Confederação Brasileira fez história esse ano, desde janeiro nós viemos realizando um trabalho com essa equipe, com videochamadas, vídeo análise de desempenho, nas quais eles enviavam as imagens de performance surfando e, nós fazíamos as correções de aprimoramento. Fizemos três surf camps presenciais de treinamento em Floripa, onde reunimos o time em competições  simuladas , até chegar aqui e conquistar esse primeiro lugar no mundial Júnior pela segunda vez na história desse país (primeiro foi em 2003).

Para Ricardo Bocão, diretor de comunicação da CBSurf, a realização desse mega evento e a vitória do Brasil, mostrou que estamos no caminho certo para manter essa base do surfe forte e colher frutos nas próximas gerações.

“Nada mais emblemático de que a gente colocar um evento de enorme complexidade de pé. Fizemos esse evento com menos de dois anos de gestão e ainda conseguimos a vitória por equipe e individual na Sub 18. Realizamos algumas viagens internacionais com grande ajuda do COB, não só financeiramente mas com todo profissionalismo e dedicação do comitê. Parabéns a todo time”, disse Bocão. No sábado (2), a organização vai realizar o Tag Team, competição de equipe e em seguida ocorrerá a  cerimônia de encerramento e entrega das medalhas.   

Resultado por Categoria:

Masculino Sub 18:

Ryan Kainalo (BRA) - 15,37 pontos

Francisco Ordonhas (POR) - 14,87

Kai Odriozola (ESP) - 14,24 pontos

Tenshi Iwami (JAP) - 5,46

Feminino Sub 18:

Anon Matsuoka (JAP) - 11,86 pontos

Kohai Fierro (TAH) - 9,86

Candelaria Resano (ESP) - 9,67 pontos

Zoe Chait (EUA) - 8,10

Masculino Sub 16:

Hans Odriozola (ESP) - 16,23 pontos

Lukas Skinner (ING) - 16,17

Guilheme Lemos (BRA) - 12,93

Ryan Coelho (JAP) - 9,07

Feminino Sub 16:

Sierra Kerr (AUS) - 14,60

Lanea Mons (EUA) - 11,00

Eden Walla (EUA) - 9,67

Clémence Schorsch (FRA) - 7,83

Lembrando que foram 45 delegações divididas por equipes nas categorias: Masculino Sub 18; Masculino Sub 16; Feminino Sub 18 e Feminino Sub 16. A formação da equipe brasileira foi determinada a partir do ranking do Circuito Brasileiro Amador de 2022, competição promovida pela CBSurf.

Como critério de seleção, foram escolhidos os três primeiros colocados do ranking para compor o time.

Esta é a 19ª edição do evento e a segunda a ser realizada no Brasil; a primeira ocorreu em 2006 na Praia de Maresias, São Paulo. 

Mais informações no site da CBSurf -  https://cbsurf.org.br/ ISA:  https://isasurf.org/

Serviço Isa World Junior Championship:

Quando: 24 de novembro a 03 de dezembro de 2023.

Onde: Praia da Macumba, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro. Confira as equipes da seleção brasileira Sub 18:

Esse acontecimento histórico só foi possível graças ao comprometimento dos seguintes parceiros: Comitê Olímpico Brasileiro, Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Esportes do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Esportes da cidade do Rio de Janeiro, Ministério do Esporte, M2 Eventos, 4BTS, Galápagos Outdoor, Fu Wax.

Confira as equipes da seleção brasileira Sub 18:

Masculino Sub 18

Ryan Kainalo (SP)

Samuel Joquinha (RN)

Luan Ferreyra (PE)

Masculino Sub 16

Guilherme Lemos (RJ)

Ryan Coelho (PR)

Anuar Chiah (PR)

Feminino Sub 18

Kiany Hyakutake(SC)

Aysha Ratto (RJ)

Sophia Gonçalves (SP)

Feminino Sub 16:

Luara Mandelli (PR)

Gabriely Vasque (PR)

Alexia Monteiro (RS)

Informações à imprensa: José Roberto Annibal: 21 9 8188-9932 - annibalsurfar@gmail.com | Gerson Filho: 21 9 8187-3601- jornalismogerson@gmail.com

Galerias | Mais Galerias