#pranchas #equipamentos #publicações 

Bonzer 1971, o pressagio da inovação

Madeira & Água

O surfe é mesmo um esporte singular, descendente da antiga cultura polinésia, se tornou referência em design e estilo de vida. Isto só foi possível porque manteve certa essência viva (aloha) sob o signo da inovação

As pranchas evoluíram espontaneamente, e com elas o estilo de surfar e as manobras. Entre meados dos anos 60 e início dos anos 70, inovações fizeram do surfe uma referência em esportes de ação, um misto de beleza plástica em meio a natureza selvagem.

A prancha de surf Bonzer foi criação de dois adolescentes australianos dos anos 70. Esta prancha foi um presságio de muitas inovações que surgiriam décadas depois, o modelo quase caiu no ostracismo e hoje faz parte da história do esporte. O vídeo abaixo é uma é uma relíquia que mostra como o design da Bonzer influenciou o estilo de surfar, junto com outros modelos desta época.

Os irmão Malcom e Duncan Campbell desenvolveram o modelo em 1971, com o mesmo intuito que tantos outros shapers amadores (ao pé da letra) da época: construir uma prancha que surfasse ondas grandes com velocidade, movimento e estabilidade. De fato, as monoquilhas funcionavam bem em ondas grandes, mas tinham um desempenho limitado em ondas pequenas, enquanto as biquilhas possibilitavam altas manobras em ondas pequenas, mas perdia a estabilidade quando o mar crescia.

A Bonzer foi a primeira prancha com 3 quilhas, mas o modelo só cairia na graça de todos os surfistas 10 anos depois com a prancha Thruster de Simon Anderson. Este fato mostra bem como acontecem as inovações, como diria o físico Antoine Lavoisier, na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. O design das pranchas e o estilo de surfar, tudo possui genes das gerações anteriores, nenhuma ideia surge do nada, são a continuidade de outras.

A Bonzer usa conceitos de hidrodinâmica para fazer um modelo de prancha que possibilitasse obter mais velocidade em linha reta e ter pivot e controle em curvas rápidas. Estes modelo de prancha pode parecer um pouco bizarro, mas os princípios estão presentes nas pranchas mais avançadas, responsáveis pelos surfistas de hoje voarem.

Galerias | Mais Galerias