#fotografia 
Ubatuba - São Paulo - Brasil

Boletim do Lixo Litoral Norte

Em abril de 2020 foram monitoradas 124 praias do litoral Norte de São Paulo, sendo 52 em Ubatuba, 15 em Caraguatatuba, 31 em São Sebastião e 26 na Ilhabela.

A partir de Março, com o avanço da Pandemia do COVID-19, algumas praias do litoral norte tiveram seu acesso interditado e não será possível acessar os locais para fazer a análise do grau de contaminação. Devido as medidas preventivas decretadas e, ainda, reforçando a segurança da equipe, a coleta dos resíduos sólidos fica suspensa. No entanto, a avaliação do grau de contaminação da praia (ausente, traços, inaceitável e caótico) continua como de costume.

Ao longo do período, 70 praias (54%) estavam sem evidência de lixo e foram classificadas na categoria “Ausente”, seguido do “Traço” (41,1%) e 4,8% que se classificaram como inaceitável. De acordo com a média mensal, nenhuma praia foi classificada como “Caótico’.

O boletim é emitido mensalmente e tem como objetivo informar as situações das praias com relação a presença destes resíduos, além de sensibilizar turistas, moradores e autoridades da região do Litoral Norte Paulista quanto aos impactos causados pela presença do lixo no ambiente marinho e pode ser acessado na íntegra pelo site da instituição.

Sobre o Instituto Argonauta

@institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades. O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Seja um Argonauta!

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-6423341 ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12) 3833-4863 – 3833.5759/ (12) 3834-1382 (Aquário de Ubatuba)/ (12) 38335753/ (12) 99705-6506 – WhatsApp. Também é possível baixar gratuitamente o Aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região.

A base do Instituto está situada no bairro Perequê-Açu, Ubatuba/SP.

Conheça mais sobre o nosso trabalho no nosso site e Facebook.

Sobre o Aquário de Ubatuba

É o primeiro privado do Brasil aberto à visitação do público e pioneiro no conceito de educação ambiental por meio do contato direto com animais. Destaca-se no país pelos projetos e realizações ao longo de 23 anos, completados em fevereiro deste ano e foi o primeiro Aquário a ter um tanque de águas vivas e de contato no Brasil. A instituição, ainda, é premiada e reconhecida por iniciativas práticas de conservação e por ter sido a primeira em colocar em exercício iniciativas sustentáveis. Atende, gratuitamente, estudantes de escola pública da cidade mediante capacitação de professores. O endereço é Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba/SP e telefone para contato (12) 3834-1382.

Conheça mais sobre Aquário de Ubatuba

Instagram: @aquariodeubatubaoficial

Galerias | Mais Galerias